Hoje os treinos foram de Corrida e Natação.
Bem, exatamente como fizemos nos treinos de ontem, hoje também as atividades foram leves, para manter os músculos em movimento, apenas visando não perder o condicionamento.
Treino de Corrida
Pela manhã, não muito cedo, fomos fazer um treino leve de corrida. Eu e a Mandi estamos ficando numa casa alugada pelo pessoal da assessoria Medley aonde o Leandro Ferreira é o técnico.
O Leandro aproveitou para chamar a Mandi para ir com nós (Rafa e eu) para fazer o trote, e saímos todos juntos para a Av. Búzios. Antes do treino, fomos até perto da Expo e colocamos uma faixa de incentivo aos atletas (Rafa e Nelsinho).
Depois voltamos para próximo a altura da casa aonde estamos hospedados e o Leandro passou um treino aonde faríamos 30 segundos de tiro em ZE (A3) com descanso de 1 minuto. Segundo ele, os estímulos de força neste 30 segundos não geram acúmulo de ácido lático nos músculos, e com isso não "cansa" nosso corpo.
Fizemos 8 tiros de 30 segundos, com um longo descanso que dava para recuperar totalmente o fôlego. O Leandro me orientou ir um pouco mais devagar, não entrar em ZT porque poderia comprometer o objetivo do trote.
A Mandi estava lá, firme e forte nos acompanhando nos tiros mesmo indo um pouquinho mais lenta.
Depois destes tiros, continuamos trotando muito leve pela Av. Búzios por mais 10 minutos e fechamos o treino.
Ahhhh Até que enfim, o Endomondo voltou com os gráficos anteriores. O que eles devem ter "escutado" dos usuários que, como eu, acharam uma porcaria o novo visual, deve ter feito eles voltarem.
De volta aos meus mapas, gráficos, informações.... Se bem que agora o desafio do Ironman está no fim, nem vou precisar tanto de análises assim.
Fim do treino, hora de mudar de modalidade...
Congresso Técnico
Voltamos para casa, trocamos de roupa e fomos para a Expo porque as 10:00 da manhã aconteceria o congresso técnico, aonde a organização explica os detalhes da prova.
Começou um pouco atrasado e um aluno de mestrado / doutorado foi fazer uma apresentação sobre a tese dele envolvendo atletas de triathlon, mas acho que poucas pessoas deram atenção para ele.
Eu, Nelsinho, Mandi e Rafa sentamos na primeira fila e prestamos uma atenção enorme em tudo que era falado (#SQN)
Só para constar, neste momento não havia alma alguma no palco e não havia começado a palestra :-) |
O congresso técnico foi muito igual ao do Ironman de Brasília, apenas com as particularidades das sacolas do "Special Needs".
Falaram dos percursos da bike e corrida, hidratação, penalizações, tudo sem surpresa alguma. Não falaram de anti-doping dos amadores, como eu esperava.
Não teve surpresa alguma, assistimos e passeamos na feira para últimas compras de coisas simples. Comprei um Aero Drink (mostro na foto no final deste post) e um Salt Stick que é um tudo para colocar pílulas de sal e retirar com facilidade.
Treino de Natação
Voltamos para casa, trocamos de roupa novamente e pegamos o óculos de natação e roupa de neoprene.
O Leandro propos um treino tranquilo também, com voltas pequenas e sem muita velocidade para dar uma soltada nos braços.
Na praia de Jurere Internacional há algumas boias da marina, e haviam outros atletas fazendo uma volta que saía do local da largada da prova de domingo, passava pela boia da marina e voltava. Este trajeto dava aproximadamente 500 metros.
Estávamos nadando em 5 pessoas, Leandro, Rafa, Sergio, Nelsinho e eu. A Tati (esposa do Sergio e aluna do Leandro) e a Mandi ficaram na areia esperando por nós.
Nelsinho, Leandro, Rafa, eu e Sérgio |
O Mar estava uma piscina, totalmente flat e sem correnteza. Só não era uma piscina pura por causa da água salgada e do frio :-)
Como cada um tinha seu ritmo, saímos sem muito compromisso de acompanhar um ao outro, mas a Rafa, o Nelsinho e eu fomos praticamente juntos. O Leandro nada muito bem, sumiu na frente e chegou muito mais cedo. O Sérgio veio atrás, mas não muito longe.
Paramos no final da primeira volta de 500 metros, conversamos um pouco e saímos de novo por mais duas vezes.
No final da terceira, a Rafa e o Nelsinho chegaram na minha frente e foi ótimo ver a Rafa nadando bem e pulando de alegria. Ela teve uma dificuldade grande na natação no início, e pela evolução dela, merecia comemorar esta conquista mesmo.
Fechamos as 3 saídas, finalizamos o treino e acabou o treino.
Foi bem tranquilo, olhei meu ritmo de 1:59 min/100m e se eu fizer isso no domingo, estarei muito feliz.
Mas tenho que considerar que no treino de hoje eu parava a cada 500 metros, descansava uns 5 minutos e voltava a nadar.... Então, o ritmo de hoje era meio falso.
Enquanto eu estava nadando a Mandi estava fazendo "arte" na praia :-)
Pré-Arrumação das Sacolas
Fomos almoçar e não tínhamos mais atividades na sexta. Aproveitei a tarde livre para fazer um double check das coisas que levaria para a prova.
Na verdade é uma foto que adoro tirar sempre nas provas, aonde coloco na cama ou chão tudo que vou levar ou que me apoia nas provas.
A foto fica assustadora sempre, mas para o Ironman tudo é superlativo. A foto ficou assim:
Tem coisa a mais ai... as barrinhas de cereal (azul e preta, verde e preta) no pé da cama era para dos dias até a prova. As vitaminas (embalagem brancas) ao lado também. Tem 2 câmeras de bike em cima a direita (a lado do uniforme da Run & Fun) que também não pertencem à imagem da prova.
O resto foi tudo utilizado ou foi para o "special needs" (explicarei em breve) e foram usados durante o Ironman.
É muita coisa... Um exagero mesmo... E precisamos de tudo isso ou mais :-)
Aproveitando a "vibe de arrumação", o Leandro, Nelsinho e Rafa foram colocar os números nas bikes e eu peguei carona para colocar na minha também.
O Leandro deu uma ajuda fantástica, colocou de forma que eu poderia levar o pneu reserva atrás do banco e ainda daria para ver o número com perfeição.
A Cervélo ficou assim
Embaixo do top tube (cano principal que liga o banco ao guidão) eu coloquei uma espuma utilizada em caso de furo de pneus. Esta espuma é feita para entupir um buraco caso ele seja pequeno e dá para continuar pedalando mesmo com o pneu furado.
No guidão eu coloquei um Aero Drink (caramalhola fixa branca) para poder beber água sem precisar tirar as mãos do guidão.
Tudo está encaminhando bem para a prova.
Jantar de massas
A prova oferece para os atletas um jantar de massas na sexta feira a noite. É um evento menos badalado e muitos abrem mão e não comparecem.
Mesmo assim, achei legal ir para conhecer e me surpreendi com a quantidade de pessoas que estavam lá.
A Mandi e o Marcos Chaves (amigo de São Paulo) foram comigo e com a Rafa que depois encontrou duas amigas dela lá.
Sentamos numa mesa aonde apenas um casal e um bebe de 10 meses estavam sentados. Para quebrar o gelo eu puxei assunto com o cara perguntando se ele estava nervoso para a prova de domingo.
Ele respondeu que não, era o segundo ano dele e já estava mais acostumado. Sabendo que ele já tinha experiência, comecei a perguntar sobre dicas, sobre o vento, altimetria, suplementos ou qualquer informação que uma pessoa "experiente" poderia passar.
O cara foi muito gente boa, falou de vários pontos e a esposa também ajudava em alguns detalhes. Mas ai perguntei qual foi o tempo dele ano passado e ele respondeu: "Veja bem...". Quando ele disse isso já sabia que lá vinha coisa estranha...
"Veja bem.... Ano passado era minha estréia, não queria quebrar e estava me segurando durante todo o trajeto..." E completou a frase dizendo que tinha feito a prova em 14 horas e 40 minutos.... Isso mesmo, quase 15 horas.
Ai eu perguntei qual a expectativa para este ano, e ele respondeu que queria fazer sub 13 horas.
Achei muito engraçado, porque para ele era um desafio enorme, mas se eu fizesse acima de 12 horas iria me sentir derrotado. Como cada um tem seu ritmo de treinamento, expectativa e tudo mais, respeitei a estimativa dele, mas ignorei os conselhos :-)
O jantar foi meia boca, a comida não estava lá estas coisas, mas comi 3 pratos de macarrão.
Durante o jantar passou um vídeo da prova do ano passado e ao mostrar a largada o pessoal bateu palmas.... Arrepia qualquer um.
Finalizamos o jantar, voltamos para casa e era hora de descansar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário