terça-feira, 5 de maio de 2015

Treino de 05/05

Hoje os treinos foram de Transição (Ciclismo e Corrida), CORE e Natação.


Descanso faz parte do Treino

Mesmo indo dormir cedo, fiquei enrolando na cama e "enganei" o Garmin Vivofit, já que ele marcou 7 horas e 39 minutos de sono, mas considerou que eu fui dormir as 20:46. Na verdade devo ter desligado o iPad umas 21:30, ou seja, foram aproximadamente 6 horas e 45 minutos de sono.


Acordei com sono sim, a noite não teve movimentos mais o sono foi curto e ao sair da cama precisei lutar para não bater a cabeça (ou os pés) nas paredes. Acho que estou um pouco gripado :-(

Mas.... se fosse fácil se chamaria Miojo e não treino, então engole o choro e vamos treinar.


Treino de Transição (Ciclismo)

Continuo na pegada de fazer a transição T2 às terças feiras, para poder aproveitar mais o tempo na USP e pedalar longo e ainda correr para esperar o rodízio do carro terminar as 10:00 da manhã.

Havia possibilidade de chuva hoje de madrugada, 50% de chances de chover, e ao acordar a primeira coisa que fiz foi ver se estava chovendo e consultar o whatsapp para ver o que o pessoal comentava. Ainda bem que não chovia, e ainda vi relatos dos amigos dizendo que nem molhado estava o asfalto.

Por não estar 100% confiante no pedal (por causa da chuva), não deixei a bike e a mala preparada no carro, e ainda com sono, tive que descer tudo até o carro para poder sair para a USP. Cheguei um pouco mais tarde do que o usual, e foi bom porque não peguei a frescura do portão abrindo apenas as 5:00 da madrugada.

O treino programado para hoje era:

Bike: 10´giro leve + 6x 5km (impares zm / pares zt) completa 80´ zr 

Inicialmente a planilha apontava 5 km em ZE e 5 km em ZT, mas os professores corrigiram e colocaram 5 km mais leves (ZM) para poder deixar o treino menos intenso.

Comecei a aquecer as 5:06 na rotatória da Reitoria e tive a felicidade de encontrar a Lu Porto de volta aos treinos. Ela pedalava com o Capucho e fui acompanhando eles atualizando as conversas. Depois outros amigos se juntaram a nós, todos na mesma velocidade até que o treinador Sales passou arrastando todos para a roda dele, e estavam muito rápidos fazendo um aquecimento turbinado logo no comecinho da manhã. 

Foi legal, o pelotão do aquecimento da Run & Fun ficou grande, todos andando dois-a-dois e passando todo mundo na rotatória. Eu orgulho do pessoal :-)

Depois de quase 10 km de aquecimento paramos para o briefing dos treinadores na "sede" da Run & Fun e ficamos sabendo da mudança de ZE (A3) para ZM (A2) que eu mencionei acima. Também ficamos sabendo que o treinador Rafa iria nos acompanhar. Show, o Rafinha é muito gente boa e pedala forte, foi uma ótima companhia. O Caio não foi treinar, então saímos eu, Rafa e Alvarito para fazer o treino do Ironman.

Como o asfalto não estava 100% seco, ficamos pedalando apenas na avenida da FEA, e como o trajeto era reto (com as curvas do cavalo e da química), não teríamos problemas para virar e continuar com velocidade. 

Saímos logo para o treino e ficamos eu e o Alvarito lado a lado para que o treino não tivesse vácuo. O Rafa vinha ora atrás ora ao nosso lado dando apoio e controlando a distância.

A primeira volta de 5 km em ZT teve velocidade média de 38.7 km/h. Depois fizemos 5 km mais leves e recuperamos o fôlego. A segunda volta em ZT foi um pouco mais leve, com velocidade média de 38.3 km/h e um merecido descanso para encarar a terceira volta que foi com velocidade média de 38.9 km/h.

Fantástico... Muito bom mesmo...  Ao terminar o terceiro tiro o Alvarito se despediu e eu continuei conversando e pedalando com o Rafa pela FEA até completar os 80 minutos programados.

Paramos na Run & Fun para reunir com todos os outros alunos, eu aproveitei para colocar mais água nas caramanholas com maltodextrina, conversei um pouco com o treinador Sílvio e segui para a Ciclovia da Marginal Pinheiros para continuar o treino sem a Run & Fun.

Na ciclovia, aquele vento de sempre.... Comecei pedalando contra ele sozinho e fazendo uma força enorme para manter 34 km/h. Na volta eu peguei uma carona num grupo tranquilo que pedalava a favor do vento e ia mais lento que minha "vinda", mas como eu iria fazer 100 km e ainda correr, fui atrás deles para poupar as pernas. 

Na segunda volta volta eu vi um pessoal passando muito forte e no final do pelotão estava o Fernando Sequerra, que pedala comigo na Run & Fun, e resolvi ir atrás deles. Eram uns 5 ou 6 ciclistas, sendo que o primeiro estava de TT e o resto de road e estavam voando. O cara de TT estava puxando o pelotão contra o vento ha 40 km/h de média, com longos trechos em 42 km/h. 

Terminamos o caminho contra o vento e ai viemos no sentido contrário pedalando tranquilo a 43km/h e com picos de 51 km/h no final do trecho. 

Fizemos mais uma volta com o mesmo esquema, o cara de TT puxando o pelotão e nós lá atrás sofrendo para acompanhar. Durante alguns momentos um ciclista de road e uniforme azul emparelhava com o cara de TT e ia junto com o cara, ai formávamos 2 filas de ciclistas. O Sequerra me contou que este segundo cara era apenas o ex-piloto de fórmula 1 Luciano Burti.

Terminamos mais estava volta e o grupo todo do Sequerra terminou o treino e ficou apenas eu, o Burti e um amigo chamado Ceará Negreiros. Fomos pedalando lado a lado e fiquei impressionado com a simplicidade, gentileza e tranquilidade do Burti. Fomos conversando um tempão, a grande parte do tempo ele respondendo minhas perguntas sobre Fórmula 1 e Stock Car, mas o cara falou com grande propriedade de bike, provas de ciclismo, componentes de bike, etc. Ele vai participar do Granfondo NY na semana que vem, e está no final da preparação.

Mas, sério, parecia um camarada qualquer que pedala com um grupo de desconhecidos e faz amizades facilmente. Muito gente boa mesmo, fiquei fã do cara pela conversa e simplicidade, diferente da imagem que eu criei por ele ser uma grande personalidade do esporte no Brasil.

Ao completar 100 km me despedi do Ceará e do Burti e voltei para a USP para fechar o treino. Nem precisei ficar girando na rotatória da Reitoria porque ao chegar lá já estava com 103 quilômetros de distância percorridos.


Como foi o treino? Foi ducara*!&^#^$)%....  Os tiros em ZT foram ótimos, pegar a "roda" dos amigos do Sequerra foi muito bom e ainda pedalei uns 20 km na ciclovia de cara para o vento.


O treino teve 103 quilômetros de distância percorridos em 3 hora e 8 minutos, com velocidade média de 33 km/h e cadência de pedaladas de 76 rpm.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA e Bisnaguinhas
Meio-Treino: Maltodextrina
Pós-Treino: Nada

Treino de Transição (Corrida)

De volta a USP e ao local aonde deixei o carro, parei a bike, guardei no carro, troquei a sapatilha pelo tênis, tirei o iPod e bebi um pouco mais de água com maltodextrina para começar a correr.

O treino de corrida programado de hoje era:

Run:  5' zr + 35' zm + 5' zr

As pernas não estavam tão bem, sentia um pouco de cansaço mas mesmo assim resolvi correr. 

Comecei a volta de 6 km da USP, a que sempre faço nos treinos sozinho. Estava frio, ventava um pouco e a roupa de mangas cumpridas que eu estava usando já estava molhada e com o frio ficava um pouco pior.

A USP já estava bem vazia, uns poucos ciclistas na rotatória da Reitoria, um ou dois pedalando na avenida da Raia Olímpica e só. 

Fiz o trajeto quase todo com um sentimento de sofrimento / grande esforço, mas analisando o gráfico do Garmin os batimentos cardíacos estavam sob controle. Quando estava quase terminando a corrida (próximo aos 6 km) encontrei o treinador Sílvio fazendo um trote no sentido contrário, peguei uma carona com ele e fui acompanhando e conversando.

O Sílvio é, além de um ótimo treinador, um grande amigo e muito engraçado. Foi contando piadas durante todo o tempo que corremos juntos. 

Ahhhhh, apenas para registro, durante o trajeto achei R$5.00 reais no chão... Eita sorte, sou quase um milionário agora :-)

Correndo com o Sílvio, o pace diminuiu um pouco porque fomos no ritmo dele, e ele é muito controlado. Se acelerássemos mais do que devia, ele puxava o freio. Técnico é técnico, tem que respeitar :-)


Ao retornarmos para a Reitoria, me despedi do Sílvio e fechei o treino.


Como foi o treino? Bom, não estava num dia inspirado para correr e sofri um pouco, só ficou gostoso quando diminui a velocidade e fui conversando com o treinador, mas como treino mesmo, foi bem mais fraco do que costumo correr. 


O treino teve 7 quilômetros de distância percorridos em 36 minutos, com pace médio de quase 5:10 min/km e cadência de passos de 173 ppm.

Pré-Treino: Maltodextrina
Pós-Treino: Nada

Treino de CORE (Abdomen)

Depois do almoço, fui para a Planet Sport para nadar, mas antes fui para a aula de CORE para sofrer com os exercícios de abdomen e músculos centrais.

Hoje teve uma sequência diferente das normais já que o professor Alexandre sempre varia os exercícios a cada 2 semanas. 

Eu realmente não tenho força abdominal nenhuma, e também não tenho coordenação motora, mas no final, até consegui acompanhar as meninas na aula.

Treino de Natação

Fui para a natação um pouco sem muita energia, mas tinha que nadar. Conversei um pouco com o Marcelo e pedi para ele aliviar um pouco as séries e ele passou uma sequencia reduzida de exercícios para hoje:

Série 1:
  300 metros de nado crawl
  100 metros de nado medley
  300 metros de nado crawl com flutuador
  100 metros de nado medley
  200 metros de pernas crawl

Série 2: 
  800 metros de nado crawl com nadadeira (75 metros fraco, 25 metros forte)
  200 metros de nado medley revezando a cada 50 metros

Ele até passou outras duas séries de 1.000 metros cada, mas pedi para parar porque o nado não estava rendendo nada. 


O treino teve 2.000 metros de natação (200 metros de pernas) em 42 minutos, com ritmo médio de 1:58 min/100m e ciclos de 13 braçadas por piscina de 25 metros.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Contatos:

Para quem desejar seguir meu blog através de atualizações pelo facebook ou me acompanhar nos sites de esportes, seguem os links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário