segunda-feira, 25 de maio de 2015

Treino de 23/05

Hoje teve treino de Transição (Ciclismo e Corrida).


Descanso faz parte do Treino

Não está fácil dormir.... Ou por imprevistos, ou por eventos, ou mesmo por ansiedade. A noite de ontem foi curta e com bastante movimento no meio da noite, e acordei com sono e com o corpo ainda cansado.


Mas... hoje é sábado, último dia de transição e de treino "longo", mesmo que o longo não seja tão longo assim :-)

E a prova? Faltam 8 dias para o Ironman... A água já está batendo no pescoço, nem parece que fazem 5 meses que começamos a treinar forte e mais de 1 ano que eu embarquei nesta loucura.


Treino de Transição (Ciclismo)

Fui para a USP no horário normal de sábado, cheguei próximo as 6:00 da manhã e a estrutura da Run & Fun estava pronta esperando os alunos. Ainda poucos ciclistas e corredores estavam lá, apenas um pessoal da Mizuno preparando um stand de demonstração e poucos ciclistas pedalando na Reitoria.

Coloquei a bike para fora, comecei a me preparar e assim que o Garmin Edge encontrou o sinal de satélite, fui fazer o aquecimento na rotatória da Reitoria.

O treino programado para hoje era:

Bike: 10´ giro zr + 60 km 53x17 + Run: 8km zm 

Resumidamente, 60 km de bike bem tranquilo e depois 8 km de corrida ainda mais tranquilo.

Não cheguei a dar 5 voltas na rotatória e encontrei a Lu Porto chegando de carro para treinar. Ela está se preparando para a Maratona do Rio de Janeiro e não pedala mais aos sábados, e foi só para fazer um treino leve de 28 km de corrida. Coitada :-)

Neste sábado em especial precisava conversar com ela para pegar a mala bike que vou utilizar para levar minha Cervélo P3C para Floripa. A Lu é uma grande amiga, vai quebrar um galhão e evitar susto de problemas com o transporte da minha bicicleta. 



Preciso comprar uma mala destas.... Assim que arrumar um emprego, claro :-)

Agradeci e me despedi da Lu, voltei a girar na rotatória da Reitoria mas por pouco tempo, porque logo chegou o pessoal da Run & Fun e o Alvarito disse que o treinador Silvio queria conversar com todos nós.

Paramos para o briefing dos treinadores e havia poucos atletas / alunos. O Silvio chamou a mim e o Alvarito de lado e apresentou o Walter e o Guto, dois novos alunos da Run & Fun que também vão fazer o Ironman. Ou seja, nosso grupo que era de 4 (eu, Alvarito, Caio e Fábio Valeriano - que treina remoto) agora virou 6. Estes novos alunos já correm na Run & Fun há muito tempo, e treinavam triathlon com um personal, e só se juntaram a nós agora para o final do treino. 

Depois o Sílvio reforçou que o treino de hoje era bem tranquilo, para girar leve mesmo sem fazer força, porque não iríamos ganhar muito se pedalássemos forte e poderíamos nos machucar. Então, giro leve, velocidade baixa e sem fazer gracinha. Bem, fizemos quase isso :-)

Como na USP o movimento aos sábados de manhã era grande, resolvemos ir para a Ciclovia da Marginal Pinheiros e fazer o treino lá. Fomos o 4 (eu, Alvarito, Walter e Guto) e ao chegar na ciclovia encontramos o Caio chegando para se juntar a nós. Poxa, treinar em 5 atletas para o Iron ia ser divertido.

Saímos com o Walter e o Guto puxando o pelotão, muito muito muito muito leve.... Acho que estávamos em 27 km/h a 29 km/h e aproveitávamos para conversar e conhecer os novos membros. Mas depois de uns 4 km olhei para o Caio e perguntei se iríamos tão tranquilo assim ou se era hora de fazer força. O Caio nunca nega um bom treino, saímos de traz dos novos amigos e começamos a puxar. 

Colocamos uma velocidade média de 36 km/h contra o vento, mas o vento nem estava tão forte para fazer tanta resistência assim. O Walter e o Guto estavam na roda e o Alvarito vinha mais distante, evitando o vácuo. 

Fizemos o contorno e o Walter quis puxar um pouco e viemos eu e ele a 37/38 km/h e conversando sobre a prova, estimativas de tempo, local de hospedagem, estratégia de suplementação, outras provas, e de tudo percebi que devemos "teoricamente" fazer um Ironman semelhante, ou pelo menos temos as mesmas ambições de tempo. Ele pedala bem forte, corre bem e nada mal. Eu vou sofrer para tentar ser igual a ele :-)

Depois da volta (Itaim -> Villa Lobos), fomos revezando entre o Walter, Caio e eu na frente e a velocidade continuou bem mais agressiva que o treinador Sílvio pediu, mas sem sofrer tanto. 

Com 40 km pedalados os dois novos amigos voltaram para a USP e continuamos eu, Caio e Alvarito revezando roda. O Alvarito tá um monstro, puxou a 37 km/h contra o vento (que continuava bem amigo - ou seja, fraco) e sem reclamar. Hora um hora outro na frente, fechamos os 60 km com velocidade média de 34 km/h e bastante diversão.

Ao parar na ponte que leva a USP encontramos o Leo Szterenzys, amigo antigo da Run & Fun que voltou a pedalar, mas ainda não retornou para a nossa assessoria. Conversamos um pouco e voltamos para a USP para terminar o treino de ciclismo e começar a corrida.

Ao voltar para a "sede"  da Run & Fun, fechamos a etapa de bike do treino de transição e começamos a nos preparar para a corrida. Neste momento percebi o problema, porque a mala bike é muito grande e quase não cabia a bike + mala no carro, mas com jeitinho tudo se ajeitou.


Como foi o treino? Excelente... A velocidade média é uma boa "tentativa" para a prova, conhecemos novos amigos que deverão se juntar a nós nos treinos de terça e quinta na USP, conversei bastante com o Caio e Alvarito, e tudo foi conforme o planejado.

Este site novo do Endomondo ficou uma porcaria, viu... :-( 


O treino teve 66 quilômetros de distância percorridos em 1 horas e 57 minutos, com velocidade média de 34 km/h e cadência de pedaladas de 77 rpm.

Pré-treino: Multi-Vitamínico e Bisnaguinhas 
Meio-Treino: Malto + Dextrina
Pós-Treino: Gatorade

Treino de Transição (Corrida)

Depois da briga para conseguir colocar a bike e a mala bike no carro, troquei a sapatinha pelo tênis e me preparei para correr com o pessoal. Mas, antes da corrida tivemos uma conversa muito bacana com o Ralf, amigo nosso da Run & Fun, que já fez duas vezes o Ironman e deu algumas dicas de "experiência vivida" na prova. 

As dicas foram basicamente sobre suplementação, pílulas de sal, BCAA, comida sólida, gels, banheiro, roupas, velocidades nas transições (transição não vai "ganhar" prova, mas vai te tirar dela se fizer merda), esforço nas subidas, trechos planos, hidratação, etc. Ótimas dicas, só não gostei muito a dica de pedir para tomar soro ao acabar a prova. Eu hein, tomar uma agulhada depois de 11 ou 12 horas sofrendo? Bem, vamos ver como fico no final da prova (se eu chegar, claro) e ai peço ou não uma massagem e um soro.

Depois de uns 20 minutos conversando, a transição mesmo já era, e fizemos realmente um treino de corrida. Como era dia de entrega de novos uniformes da Run & Fun, eu e o Caio saímos juntos e fomos até o local de entrega na USP, uns 500 metros da "sede" da Run & Fun.

Pegamos os uniformes e voltamos para deixar no carro, e ai sim voltar a correr. Achei bem legal as novas cores, continuou o amarelo marca texto característico da Run & Fun e a faixa preta deu um ar diferente e moderno na camiseta. O logo ficou bem ressaltado, os patrocinadores não ocupam muito espaço. Ficou legal.


O treino de corrida planejado era 8 km de giro leve, mas o Caio colocou na cabeça que eram 10 km, e como eu não gosto de contrariar meus amigos, fui acompanhar o Caio. Sério, já não temos mais assuntos, pedalamos muito tempo juntos, ele quase não fala, eu não sou de muito puxar assunto, e mesmo assim trocamos algumas palavras.

Era para ser leve, mas colocamos um pace bom no começo e logo veio o cansaço. Fizemos o trajeto de 6 km da USP, paramos na água do Cavalo e lá encontramos o Waldemar Hamburgo, meu parceiro de Maratona de Chicago. Ele estava terminando o treino de 12 km dele, e se juntou a mim e ao Caio para continuar o trajeto.

Mas, depois da parada da água, fomos bem mais tranquilos... Conversamos um pouco com o Waldemar até chegarmos novamente na Run & Fun, ele parou e eu e o Caio continuamos para mais uma volta. 

Abrimos de novo a volta de 6 km, mas como o sol estava bem forte e não tomamos nada para dar um gás para a corrida, ambos sentiram muito cansaço e a velocidade não encaixava. Ao passar rela Raia Olímpica, mais ou menos 8 km percorridos, pegamos um atalho até a FEA (que acabou sendo mais longo do que uma rua normal, dá para ver no gráfico abaixo) e voltamos para a Run & Fun com exatos 10 km percorridos.

Eu estava bem bem bem bem cansado, o Caio veio segurando o ritmo para que eu pudesse acompanhá-lo e foi realmente bem sofrido. Não sei se foi a falta de suplementação, calor, cansaço, fadiga muscular dos treinos pesados ou tudo isso junto, só sei que os 10 km pareciam uma maratona. 

Ainda bem que a prova não era hoje, seria um terror conseguir chegar ao fim. Mas, para o treino de hoje, 10 km entregues.


Como foi o treino? Sofrido... Pensei que as pernas estavam boas, depois de uma ótima corrida ontem de 16 km a 4:40 min/km, mas hoje foi muito phoda entregar 10 km a 5:00 min/km.


O treino teve 10 quilômetros de distância percorridos em 51 minutos, com pace média de 05:00 min/km.

Pré-treino: Gatorade
Pós-Treino: Gatorade, Banana e Maçã

Contatos:

Para quem desejar seguir meu blog através de atualizações pelo facebook ou me acompanhar nos sites de esportes, seguem os links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário