sexta-feira, 15 de maio de 2015

Treino de 14/05

Hoje os treinos foram de Ciclismo, CORE (Abdomen) e Natação.


Descanso faz parte do Treino

A noite não foi lá estas coisas. Tenho uma teoria, pode ser esfarrapada, mas... Ontem a noite não jantei, ao invés de uma refeição leve eu tomei leite e bolachas. Mas, como não tinha achocolatado em casa, tomei o leite com café, que para mim é muito estimulante. Rolava, rolava, rolava na cama e não conseguia dormir. Estava com a TV, telefone e iPad desligados para não ter nenhuma distração, só não consegua relaxar.

Pode ser isso e/ou pode também ser o barulho com os jogos do São Paulo e Corinthians. Aqui na Vila Mariana foi uma barulheira desgraçada em ambos os jogos com torcedores soltando fogos, gritando, buzinando até falar chega. 

Fazer o que? Cada um comemora como quer... 

Só que a noite teve apenas 5 horas de sono, descontado o tempo que fiquei enrolando tentando dormir. Então, o amanhecer não foi muito fácil.


E a prova? Está chegando... Faltam apenas 17 dias para o Ironman. E a ansiedade, eu guardo aonde?


Treino de Ciclismo

Novamente, tudo preparado para sair de carro sem o cérebro perceber. Se paro para pensar as 4:20 da manhã eu não vou encarar um frio e algumas horas de esforço físico. Chequei as mensagens no Whatsapp, nada de chuva ou algum empecilho para o treino, entrei no carro e fui para a USP.

Novamente portões fechados até as 5:00 da manhã. Que besteira... O trânsito fica todo parado na porta da universidade e todos expostos a problemas do lado de fora com os carros amontoados lá na frente. eu cheguei uns 5 minutos antes da abertura, o pessoal estava já a algum tempo reclamando.

Depois de liberado, entrei na USP, parei na Run & Fun, desmontei a bike e era hora de divertir. E hoje nem haveria muito desafio, era um dia bem tranquilo para o pedal com os amigos.

O treino de hoje seria:

Bike: 10´ giro leve + 40km 53x19 zr- zm 

Quer mais moleza que isso? 40 km de giro em relação de marcas leve, sem esforço, sem tiros, sem grandes dificuldades. 

Fiz o aquecimento inicialmente com o Alvarito, depois encontrei a Lu Porto e o Anderson e fui atrás deles, ai juntou com outros amigos e fomos em um grupo. Fiz 10 km de aquecimento, uns 22 minutos de giro na rotatória da reitoria.

Hoje haviam poucos ciclistas e triathletas. O frio espanta o pessoal, mas também está acontecendo o Granfondo NYC e muitos ciclistas da Run & Fun estão nos EUA para fazer esta prova. Outros estão de mimimi com medo do frio mesmo :-)

Parei próximo ao Alvarito e o treinador Rafael disse que iria nos acompanhar. Como nosso treino é diferente, já saímos antes do final do briefing para poder terminar cedo. Não achamos o Caio Magano para o treino.

Já na saída o Rafa deu a instrução para nós, deveríamos colocar em uma marcha bem leve, girar muito (elevada rotação de pernas por minuto) e não fazer tiros em momento algum. O trajeto seria apenas a FEA + Portaria e pouca subidas.

Vou resumir os 40 km: CHATO !!! MUITO CHATO !!!! Durante os primeiros 25 km passávamos pela Portaria, mas começou a ficar muito movimentado de carros e ficamos girando apenas na FEA. E ai ficou mais chato ainda, porque o trajeto se resumia a 3 km de vai e volta, sem muita intensidade, tudo tranquilíssimo. 

Para dizer que nada aconteceu, no meio do treino caiu um CO2 da bike do Alvarito e o Rafa parou para pegar o tubinho no chão. De resto, tudo muito repetitivo, leve e sem novidades.


A velocidade média foi boa, 33.2 km/h considerando as subidas leves da FEA e da Portaria -> FEA, e o que surpreendeu foi os 83 RPM de cadência de pedaladas. O número em si não é assustador, profissionais giram a 90 RPM sorrindo, mas eu costumo fazer treinos com médias de 70, no máximo 75, então o treino de hoje teve um fator de recuperação, manutenção e também de aprender a pedalar com giros elevados das pernas.

Paramos na Run & Fun para finalizar o treino (do Alvarito, pelo menos) e conversamos com os treinadores. O Sílvio me deu orientações sobre o final de semana, eu não vou poder treinar no sábado, então vou postergar meu treino para o domingo e farei no Riacho Grande, mas não tão intenso ou longo como o treino que eu perdi. 

Também tive tempo de ajudar o Alvarito a configurar o Garmin Edge 810 dele, e ele programou para alertar a cada 40 minutos para tomar gel na bike. Boa estratégia, vou configurar o meu para algo parecido para me lembrar de comer ou hidratar na bike.

Nesta conversa vai, conversa vem, o Caio apareceu. Ele chegou um pouco mais tarde e não nos viu treinando, e foi pedalar com o pessoal do ciclismo que estavam fazendo subidas do Cavalo e da Biologia. Ele sofreu mais do que nós :-) 

Como o Caio animado, fomos para a Ciclovia da Marginal Pinheiros complementar o treino e ganhar um pouco mais de volume. 

Na ciclovia, nenhuma novidade... O vento contra de sempre (sentido Villa Lobos -> Itaím), alguns poucos ciclistas, friozinho, cheiro ruim e um pedal tranquilo. 

Fizemos 1 volta e meia, só para ganhar um pouco mais de volume e só. O Caio sempre para com este trajeto e eu resolvi não esticar muito mais também, o momento agora não é forçar tanto. O que tinha que ser feito já foi, agora é manutenção / polimento e encarar a prova.

Me despedi do Caio, voltei para a USP e fechei o treino.


Como foi o treno? Excelente... Chato, mas era para ser chato mesmo....  Se fosse divertido estava pedalando lá até agora :-)


O treino teve 73 quilômetros de distância percorridos em 2 hora e 18 minutos, com velocidade média de quase 32 km/h e cadência de pedaladas de 80 rpm.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D e Bisnaguinhas
Meio-Treino: Maltodextrina e BCAA
Pós-Treino: Endurox R4

Treino de CORE (Abdomen)

De volta as aulas de CORE.... Na última terça o professor não foi, na semana anterior eu não fui na quinta, então era hora de voltar a sofrer com pranchas e exercícios para o abdomen.

Feito.... Sequências de treinos normais.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Treino de Natação

Troquei de roupa correndo, desci para a piscina e fui conversar com o Marcelo. Ele passou a seguinte sequência de treinos:

Série 1:
  1.000 metros de nado crawl
  
Série 2:
  500 metros de nado crawl com palmar
   
Série 3:


  1.000 metros de nado crawl

Série 4:

  500 metros de nado crawl com flutuador

Série 5:

  1.000 metros de nado crawl com nadadeira

O Marcelo (e o Vander também) é phoda.... Mais 4.000 metros para as estatísticas e sem sofrer tanto. Ele até orientou a fazer a cada 200 metros uma chegada de 25 ou de 50 mais forte, mas eu esqueci isso sem querer :-)

Conversei com o Marcelo sobre a diminuição do volume de treinos na bike e corrida desta semana, e ele achou interessante diminuir também a natação a partir da semana que vem. Então, os 4.000 metros ou próximo disso estão com os dias contados.

Foi divertido enquanto durou.


O treino teve 4.000 metros de natação em 1 hora e 18 minutos, com um ritmo médio de 1:58 min/100m e 13 ciclos de braçadas a cada piscina de 25 metros.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Contatos:

Para quem desejar seguir meu blog através de atualizações pelo facebook ou me acompanhar nos sites de esportes, seguem os links:

E-mail: daniel.abib@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário