quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Treino de 02/10

Hoje teve apenas treino de Ciclismo.


A noite não foi boa... Demorei para dormir, dormi pouco e foi bem agitado, mesmo notando que no Garmin Vivofit não havia muitos picos de movimento. 

Desconfio da janta de ontem e de segunda, mas ainda não tenho certeza. Vou fazer mais alguns testes e ver se descubro o que está acontecendo para não dormir e me recuperar bem.

Acordei com bastante sono, desmotivado e me arrastando. Foram apenas 7:00 horas de sono (tá, é muito para as pessoas normais, mas eu tenho tempo para descansar mais do que isso).


Normalmente faço treinos de corrida e musculação às quintas feiras, mas vou tirar o dia para descansar e talvez corra no final do dia na USP, quando estiver acompanhando o treino da Mandi.

Treino de Ciclismo

Acordei as 4:20 da manhã, som sono, e fui para a cidade universitária. Não chovia, mas tinha uma leve garoa na madrugada de Sampa. 

Fazia 16 graus e ventava muito, no Garmin marcava vento noroeste de 18km/h. Não sei medir vento, mas a sensação estava muito pior do que isso pedalando contra o vento.

Cheguei as 4:45 na USP, o Zanoni e o Vitor já estavam com o carro parado. Fui tirar a bike e me preparar para pedalar, colocando sapatilha, óculos, capacete, luvas e ajustando o Garmin Edge. Não havia bikes girando quando cheguei, mas ao colocar a bike na rotatória da reitoria, duas ou três pessoas já estavam aquecendo.

O treino do pessoal de triathlon de hoje era:

Bike: 15' giro leve + 7x 1 km 53x14 zt i = 1km + completa 80´  Run: 10' trote zr/zm 

De bike, deveríamos aquecer por 15 minutos e depois faríamos 7 tiros de 1km em velocidade máxima com descanso / intervalo de 1km (a mesma distância do tiro em distância de descanso). Depois iríamos girar leve até completar 80 minutos. 

Para a corrida, teríamos 10 minutos de trote leve, em zona de recuperação / manutenção.

O meu treino era de 40 minutos em trote zr/zm, devido a Maratona de Chicago, mas fui pedalar com o pessoal como sempre.

Comecei meu aquecimento as 4:55 na rotatória que estava bem livre, então depois de duas ou três voltas, desci para o clip e fui pedalar mais forte, em média de 33 km/h por aproximadamente por 12km. Encontrei a Lu, diminui um pouco para conversar ainda sobre a prova de ciclismo, sobre a inscrição do Ironman 70.3 de Brasília que será aberta ao público hoje, sobre os uniformes novos, entre outros assuntos.

Encontramos o Luiz Vergueiro e o Cássio, ficamos girando juntos até o final do aquecimento. Para mim, deu 15 km em 30 minutos de aquecimento.

Na divisão das turmas, o pessoal que tinha como objetivo um Meio Ironman ou o Ironman de Fortaleza foi fazer os tiros com os treinadores Rafael e Silvio. Os outros, na maioria ciclistas (e não triatletas) foram com os treinadores Sales e Cássio.

Os tiros foram feitos na avenida da FEA, do sentido cavalo -> reitoria, aonde o vento estava muito forte e constante. Antes de iniciarmos os tiros fizemos uma volta de reconhecimento para entender até aonde deveríamos pedalar em velocidade máxima, fizemos o retorno e fomos para os tiros.

Nos primeiros tiros até que minha velocidade foi boa, tive picos de 44 km/h nos 3 primeiros estímulos de força, mas os outros 4 foram mais fracos, com picos de 40 km/h. Não estava rendendo, sem motivação mesmo. 

O vento contra estava muito forte, segurava bastante a performance dos tiros, mas ventava para todos, então não tem o que reclamar. Tá, podemos reclamar um pouquinho (risos).

O Luiz, a Kami, Lu Porto, Denise e o Argentino (não sei o nome dele) fizeram um ótimo treino.

Senti falta da Vera, do Fred, Sucupira, Willian e do Guilherme que sempre estão nos treinos mas não estavam com nós hoje. O Schumaker e o Robson pedalaram com o pessoal de ciclismo. 


Depois demos mais 1 volta completa na avenida da FEA e nos dirigimos para a "sede" da Run & Fun. Já chovia um pouco mais forte, e a garoa tinha se transformado em chuva leve, molhando o asfalto.

O pessoal foi deixar a bike no carro e colocar o tênis para correr, eu guardei minhas coisas, fui conversar um pouco com o treinador Silvio e voltei para casa. Não queria encarar a garoa e talvez ficar com gripe, e também não estava muito motivado em correr. 

Treino ruim (o segundo seguido, ontem também não rendeu nada), noite mal dormida e um pouco sem vontade de treinar. Uma fase chata, mas vai passar. Semana que vem tem Maratona em Chicago, preciso de toda energia (física e psicológica) para a prova.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, BCAA, Vitamina D e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Nada

As 10:00 da manhã será aberto a inscrição para o Ironman 70.3 de Brasília, e devo me inscrever na prova. Depois atualizo o blog dizendo se consegui ou não a inscrição.


E hoje a noite devo ir na USP para acompanhar o treino da Mandi, se eu estiver mais inteiro eu aproveito e faço o treino de corrida. Se o fizer, atualizo o blog com o treino.

Dias melhores virão... 

Treino de Corrida (Complemento no final do dia)

Eu realmente não tive um bom dia (sexta, dia 2), eu estava desmotivado pelo péssimo treino de bike, não fui correr com o pessoal do triathlon, não fui na musculação... O que animou no meu dia foi conseguir, com alguma facilidade, fazer a inscrição para o Ironman 70.3 de Brasília (depois do sufoco de conseguir fazer o cadastro para o Ironman de Floripa). 

Ai... Descansei a tarde toda, não dormi, mas fiquei quietinho fazendo nada e no final da tarde fui na cidade universitária acompanhar o treino da Mandi. 

Fui mal intencionado, levei tênis de corrida, relógio, frequencímetro e roupa... E, já que estava na USP, tudo preparado e com ânimo, fui correr e terminar o treino programado para o dia.

O treino passado pela Run & Fun era:

40 minutos de trote ZR/ZM

Era para ter feito isso logo após a bike no final da manhã, mas....

Resolvi fazer 2 voltas de 6 km na USP, volta padrão do pessoal da minha assessoria, com uma pequena subida para chegar na reitoria, mas sem muito desafios no percurso. Estava escuro, fazia entre 15 e 16 graus, garoava relativamente bem e haviam poucas pessoas treinando próximo as 18:00 horas na cidade universitária.

Sai para correr de blusa de frio e abri a volta de 6 km. O primeiro quilômetro foi para aquecer, girando a 5:00 min/km, apertei um pouco o ritmo no segundo e terceiro quilômetros. No quarto perdi a concentração e subi um pouco o pace, mas percebi ao fechar o quilômetro percorrido (o Garmin mostra o pace da volta a cada km percorrido) e ai sentei a bota. 

Sabe em que eu estava pensando? Maratona de Chicago, claro... Qual o pace ideal eu poderia fazer? Será que dava para ir a 4:50 min/km toda a prova e fechar com 3 horas e 23 minutos? Será que forçar um pouco mais à 4:45 min/km e completar em 3 horas e 19 minutos? E SE EU QUEBRAR E NÃO COMPLETAR A PROVA?

Acho que vou na estratégia mais conservadora, vou para 5:00 min/km mesmo, fecho feliz e contente em 3 horas e 30 minutos e volto satisfeito com o resultado. 

Mas só pensava: "será que dá para puxar mais?" Ai comecei a baixar o tempo, melhorar o pace, e sentir o corpo reagindo muito bem e a respiração bem controlada.

Terminei a primeira volta de 6 km em 29 minutos. Parei na "sede" da Run & Fun para deixar minha blusa de frio e me hidratar. A garoa começou a cair mais forte, mas ainda tinha mais 6 km de treino.

Sai para a segunda volta, um vento forte com garoa bem fria, mas com animação. Fiz um pace médio de 4:30 min/km na segunda volta de 6km toda, com picos de 4:23 min/km no 9 quilômetro e tudo estava bem.

Passei pela subida da reitoria com média de 4:32 min/km e dava para cantar uma música. Nossa, a chateação, desmotivarão, falta de fôlego do início do dia tinha acabado, o treino estava fantástico. 

Terminei o treino com 12 km, com frio, mas sem estar exausto. Dava para correr bem mais no final, mas não era o programado. 

Claro que a parada para hidratação e tirar a blusa de frio ajudou a ter uma segunda parte do treino bem melhor, mas senti que depois de aquecido que o treino rendeu muito. Esta será a estratégia e aprendizados que tirei durante os treinos para a Maratona de Chicago: 
  • Sair leve e aquecer nos primeiros quilômetros;
  • Hidratar sempre, mesmo sem sede;
  • Tomar gel de carboidrato a cada 30 minutos;
  • Respirar sempre fundo e constante;
  • Dar passadas largas, aproveitando o movimento e guardando energia;
  • Fazer pace positivo (mais leve no início, mais forte no final);

Treino feito, feliz da vida de terminar o dia com motivação e com um ótimo treino feito mesmo com condições não muito favoráveis de temperatura.


O treino, que quase não aconteceu, teve 12 quilômetros percorridos em 57 minutos com pace médio de 4:39 min/km e com cadência de passos de 183 ppm.

Fui acompanhar o treino da Mandi na USP, e a Mandi não treinou :-) Bom, chato para ela que estava trabalhando, bom para mim que pude aproveitar. Da próxima vez treinamos juntos.

Pré-Treino: Assault
Pós-Treino: Isotônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário