sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Treino de 31/10

Hoje o treino foi de ciclismo.

A noite foi ruim, muito calor e pernilongos, não consegui dormir bem. Acordei cansado, com o peito cheio de inseticida e para piorar as 7 da manhã já estava muito quente e ventando bastante.

Treino de Ciclismo


Estamos a menos de 1 mês da prova de Triathlon 70.3 de Floripa e os treinos estão bem fortes e desafiadores. Neste final de semana tem um treino animal no sábado (60 km de bike e 16 km de corrida) e no domingo tem 80 km de bike.

Como no domingo irei fazer uma prova de corrida (Circuito Athenas) da distância de 10km com a Mandi, resolvi antecipar o treino de bike para hoje. Tenho que admitir, não foram boas escolhas (tanto fazer a prova de 10km quanto antecipar o treino).

Fui para a USP deixar o carro e seguir para a ciclovia da Marginal Pinheiros para pedalar. Cheguei muito tarde por causa do trânsito, e comecei a pedalar as 7:50 da manhã. A USP estava vazia (de atletas), acho que pelo horário e por ser sexta mesmo. 

Cheguei na ciclovia da Marginal Pinheiros e notei também que haviam poucos ciclistas. Estava quente, tarde, ventando muito e não é tão tradicional se pedalar hoje. 

O Garmin registrou a velocidade do vento em 22 km/h sentido sudoeste. Parecia muito mais. Teve momentos que eu pedalava forte e não conseguia passar de 24 km/h. 

No gráfico abaixo ficou bem claro a queda de velocidade (linha verde) quando estava com vento a favor e vento contra.


Quando estava com o vento a favor eu chegava a velocidade média de 34 km/h. Já quando pegava o vento "de cara", a velocidade média caia para 26 km/h. Impressionante como vento influencia no pedal. 

No gráfico acima é nítido, a linha azul é a cadência de pedaladas, ela fica "quase" igual tanto com o vento a favor como no vento contra. Só que a linha verde (de velocidade) cai muito. E eu não aliviava nas marchas não, fiz praticamente usando a relação 53x17 todo o tempo. Ou seja, com a mesma freqüência de pedalada, na mesma marcha, a velocidade era bem inferior.

Pena que não tenho um equipamento que mede a potência gasta na bike, porque o gráfico seria bem ilustrativo. 

Quando completei 45 km rodados, abortei o treino (que teria 80 km a percorrer) e voltei para a USP. Não dava para encarar o vento e o sol que estava proporcionando 25 graus de temperatura. 

Dei umas voltas na rotatória da reitoria para completar os 50 km e finalizei o treino.


O treino teve 50 km percorridos em 1 hora e 47 minutos, com velocidade média de 28 km/h e cadência de pedalada de 72 rpm.

Treino ruim, horário errado, antecipação mal feita, tudo errado. Mas, feito.

Amanhã o treino será legal e com muitos amigos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário