Hoje os treinos foram de Ciclismo e Corrida (Transição)
O dia amanheceu bem escuro, garoando um pouco, mas nada que assustasse. Bora Treinar...
A noite foi ótima, sono profundo, temperatura gostosa e bastante tempo na cama (estou sem os dados do Garmin Vivofit).
Treino de Ciclismo
Já eram 6:10 da manhã e eu estava entrando na USP. No caminho estava uma chuvinha chata, aquela que chove mais não molha, mas contava que o asfalto da cidade universitária e da ciclofaixa estariam secos.
Ao chegar na sede da Run & Run, os professores Sales, Rafael e Cássio já haviam montado a estrutura de bike e o Luiz Vergueiro, Poly e o Fred já estavam retirando as bikes do carro.
O treino de hoje era de transição, e era pesado. Foi assim definido pela Run & Fun:
Bike: 10´giro leve + 60km 53x17+ Run: 16km (2x8km com biologia)
Ou seja, aquecimento de bike e depois 60 km de pedaladas com relação leve/médio. Depois do ciclismo, iríamos correr 16 km com 2 subidas da rua da biologia.
Hoje teve um "teste de convivência" ciclista + corredor + veículos na USP, e fizeram um circuito aonde os corredores deveriam utilizar para os treinos. Também delimitaram o horário que os ciclistas deveriam circular pela cidade universitária. A ideia é pegar um feedback desta experiência e institucionalizar padrões de circuitos, horários e outros itens de segurança para todos.
![]() |
Mapa do circuito de corredores da Cidade Universitária para o evento teste |
Com isso, ficou definido que os ciclistas deveriam utilizar as ruas da USP entre as 4:00 as 6:00 da manhã. Como não somos morcegos e não acordamos as 3:00 da manhã para poder ir treinar, decidimos que o treino de ciclismo iria começar as 6:30 e iríamos para a ciclovia da Marginal Pinheiros.
O grupo estava bem representado, basicamente com o pessoal do triathlon e poucos ciclistas (guardada a proporção de alunos em ambas a categorias).
![]() |
Até a Carlota (cadela do Sales) apareceu na foto |
Esta foto foi tirada antes de iniciarmos o treino, depois da palestra do treinador Sales sobre segurança em pista molhada. Ele orientou a redução da velocidade ou a interrupção do treino em caso de possível risco. Mas, pela nossa sorte, a ciclofaixa e a USP estavam bem secos.
Deixamos o carro na "sede" da Run & Fun e saímos com o pelotão de ciclistas + triathletas juntos até chegar na ciclofaixa. Lá dividimos os alunos e o treinador Cássio ficou com os triathletas e o Rafa foi com os ciclistas. Nosso grupo estava com umas 14 ou 15 pessoas.
O treino era treino em velocidade constante, revezando a frente a cada 2 quilômetros para que todos pudessem fazer força. O problema era o vento, que não estava tão forte como ontem, mas estava bem intenso. Com isso, quem assumia a frente quando estávamos "contra" o vento sofria para manter uma velocidade boa. Com o vento "a favor", a velocidade fluía bem.
Como o treino era longo, todos assumiram a frente várias vezes. Foi legal, precisávamos ficar prestando atenção na nossa bike, na do lado, na frente, nos buracos / água / coco de capivara e quaisquer outros obstáculos na pista.
Ao completarmos 40 km o pessoal do triathlon que não vai fazer a prova Challenge (Ironman 70.3) de Florianópolis saiu do grupo e voltou para a cidade universitária. Lembro que o Gui e o Schumacker saíram do grupo neste momento.
Registrei o treino com o Garmin Edge, mas deixei ele em casa. Vou atualizar aqui depois com gráficos e mais detalhes, mas resumidamente fizemos os 60 km bem fortes, com velocidade média de 34 km/h.
De diferente, apenas um momento quando um ciclista da MPR foi ultrapassado e ele ficou bravinho e quis acelerar enquanto era ultrapassado. Com isso ele ficou "encaixotado" no pelotão e quase causou um acidente.
De resto, tudo normal. Com os dados do Garmin Connect eu atualizo aqui o relato do treino.
Retornamos a USP pela ponte da Cidade Universitária (que é sempre uma aventura), tivemos um pouco de dificuldade para retornar a "sede" da Run & Fun devido a limitação de acesso do "teste da convivência".
Pré-Treino: Multi-Vitamínico, BCAA, Assalt e
Bisnaguinhas
Pós-Treino: Isotonico + Gel Gu (para o treino de corrida)
Treino de Corrida
Terminamos o treino de ciclismo, guardamos a bike e começamos a transição para corrida (troca de sapatilha por tênis, tirar capacete e óculos, etc.). Como quase todos nós estávamos com o uniforme de triathlon, a roupa permaneceu a mesma. Precisamos "amaciar" a roupa para a prova, que acontece em menos de 30 dias.
Nos hidratamos, tomei um Gel Gu (carboidrato) e o grupo se separou para começar a treinar. Eu fui junto como Luiz Vergueiro e a Kami girar um pouco mais forte.
Saímos no novo trajeto de corrida do "teste de convivência" e começamos a aprender o novo circuito. Não é muito diferente do que já praticávamos, mas em alguns trechos precisamos descobrir para onde deveríamos seguir. Havia muitos voluntários explicando, sinalizando e até fechando os cruzamentos para os carros quando passávamos.
Fizemos uma volta de 8 km, com uma subida da rua do cavalo e ida até a rotatória da subida da biologia, mas não fizemos a subida porque os treinadores pediram para não fazê-la. Disseram que a planilha veio errada e deveríamos fazer apenas 8km + 8km no plano.
Com a subida do cavalo, saímos um pouco do planejamento, mas também não era forçar muito.
O pace desta primeira volta foi muito bom. Média de 4:40 e a Kami nos acompanhando como se estivéssemos passeando. Ela é muito boa na bike e ótima correndo. O Luiz Vergueiro ia conversando e eu estava sofrendo para acompanhar os dois. Ficar quase 3 semanas sem treinar direito foi difícil, o condicionamento cai muito e vou ter que fazer muita força para retornar ao nível que estava antes da maratona.
Por um outro lado, os 8km fortes e com uma subida só ratificou que o joelho está 100%. Isso me deixou feliz.
Paramos na Run & Fun para uma hidratação, e aproveitamos para tirar um barato com o treinador Sales. Ele postou no facebook uma foto com uma viseira de corridas da Run & Fun e todos começaram a comentar a foto dizendo que queria uma viseira. Ele, muito educadamente (SQN) respondeu que não teríamos a viseira. Resolvemos então tirar uma foto com os alunos que estavam treinando com uma viseira de uma concorrente.
![]() |
O pessoal "sem viseira Run & Fun" |
![]() |
Vera, Luiz Vergueiro, Fred, Kami e Daniel Abib |
A Kami estava sem Gel Gu, e na parada ela me perguntou se tinha um sobrando. Como já tinha tomado um antes de começar a correr, cedi o meu para ela, que ficou muito feliz. Não me fez falta, mas não posso ficar sem suplementação em uma distância de 16km.
Saímos para a segunda volta, e novamente o Luiz Vergueiro e a Kami foram meus parceiros. Mas.... Depois de uns 3 km eu não aguentei o ritmo deles. Estavam girando de novo a 4:40 min/km ou até um pouco a mais, e começou a faltar fôlego para mim.
Resolvi diminuir a velocidade e esperar a Vera e o Fred que estavam um pouquinho atrás de nós, mas virando em média de 5:00 min/km. Comecei a acompanhá-los e colocar a conversa em dia.
A Vera e o Fred são grandes triathletas e ótimos amigos. Infelizmente não tenho treinado muito com eles, mas deveria porque a conversa sempre é boa. O Fred é um monstro na bike, não tenho a menor capacidade para acompanhá-lo, e tentar aprender com ele e fazer força juntos é sempre um bom desafio.
A Vera ganha sempre competições na categoria dela. Ganhou há poucos meses uma prova de corrida no Joquei Club e é uma fortíssima concorrente nas provas de nada + pedala + corre.
Nós três (Vera, Fred e eu) fizemos quase o mesmo trajeto da primeira volta, só que depois da subida do cavalo, ao invés de irmos para a biologia, voltamos para a avenida da FEA e completamos o trajeto até a Run & Fun. Também paramos para uma rápida hidratação um pouco antes da subida do cavalo, o que não fiz com o Luiz e a Camila.
Como a minha distância percorrida estava em 15 km, fiz duas voltas de 500 metros na rotatória da reitoria para completar os 16 km da planilha de treinos.
Fim do treino. UFA... A corrida me cansou bem, mas novamente estava feliz porque nem a intensidade nem o volume me fizeram lembrar do joelho.
A falta de fôlego está nítida, mas espero poder recuperar o ritmo até a prova de Floripa. Para a prova do Trofeu Brasil de Triathlon do próximo final de semana, não estarei nem em 80% do meu potencial.
O treino foi muito bom. O pedal foi muito forte e constante, a corrida foi forte e longa e estava rodeado de amigos. Só não foi excelente porque não consegui manter o ritmo da corrida entre a primeira e a segunda volta.
Pré-Treino: Gel Gu + Isotônico
Pós-Treino: Endurox R4, Isotônico e Frutas
Nenhum comentário:
Postar um comentário