terça-feira, 4 de novembro de 2014

Treino de 04/11

Hoje os treinos foram de Corrida e Natação.


Era para ter ciclismo hoje, mas amanheceu chovendo e o treino foi "cancelado" (em partes, porque algumas pessoas da minha assessoria foi pedalar).

Treino de Corrida

Cheguei a ir para a USP no meio da madrugada, mas voltei para casa bem chateado de ter perdido o treino de ciclismo. Bom, se não tem como fazer o treino resolvi tirar mais um cochilo e fui correr no parque do Ibirapuera. 

Como estava garoando e já era um pouco mais tarde (próximo as 8:00 da manhã), resolvi não ir de bike e nem de carro, já que pegaria um trânsito. Fui correndo mesmo para o Ibirapuera.

O treino era só de giro, sem nenhum estímulo de força. A única desvantagem de ir correndo ao parque é uma subida na saída da minha casa, que é bem íngreme e longa e isso quebra todo o planejamento de treino. A volta também não é tão fácil, porque já estou cansado do giro e ainda tem que fazer força para subir a avenida e voltar para casa. Mas tá bom.

No início do treino, encarando a subida, a cadência de passos foi um pouco mais baixa do que durante o treino. O mesmo aconteceu na volta. Dá para ver bem no gráfico abaixo a linha azul mais baixa no início e final da ilustração. Também ressaltei em rosa a altimetria variando no inicio e final do treino.


Depois da longa subida e algumas paradas em semáforos de trânsito, cheguei ao Ibirapuera já completando 3km percorridos. 

O parque estava vazio. Já era um pouco mais tarde e garoava, e isso afasta as pessoas dos treinos ou passeios buscando saúde. A estrutura da Run & Fun estava lá, com poucos alunos, mas estava firme e forte.

Ao chegar no parque, resolvi fazer 2 voltas de 4 km (volta principal passando por 2 portões). Estava correndo quase que sozinho, a temperatura estava boa e a garoa não atrapalhava tanto e até disfarçava um pouco minha sudorese. Estava correndo a 4:40 min/km de média, bem tranquilo.

Depois das 2 voltas, parei na "sede" da Run & Fun para uma hidratação e peguei o caminho de volta para casa. Tinha mais 3km de retorno com subida pela frente.

A volta foi tranquila, com o pace bem acima do padrão. É difícil correr com medo de cair pela pista molhada, na subida, com os tênis encharcados e desviando dos buracos das calçadas. Ah, também já estava cansado :-)



O treino teve 15.5 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 17 minutos, a pace médio de 4:58 min/km e cadência de passadas de 179 ppm.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA e Bisnaguinhas
Meio-Treino: Isotônico
Pós-Treino: Nada


Treino de Natação

Estava garoando, mas isso não impede a natação certo? CERTO MANO :-) Hora de cair na água e fazer força.

Fui para o Pacaembú nadar na piscina de 50 metros. Claro, sem sol e ainda com uma leve garoa, a piscina estava vazia. 

Quero tentar manter esta rotina de 2 treinos mais longos durante a semana e ganhar volume (e força) para poder encarar os 3.800 metros de natação do Ironman. Vamos ver como me saio nesta nova programação de treinos.

A natação não teve muito segredo, girar, girar, girar e girar até completar os 3.000 metros inicialmente programados. 

O bom da natação é que dá para ficar pensando em muitas coisas. Não tem que olhar para lugar nenhum, não tem buracos, não tem outros ciclistas ou corredores, não tem desnível na "pista" :-) 

Normalmente fico pensando em aprimorar a técnica, fazer a braçada mais esticada e aproveitar o movimento dos braços, mas também penso na respiração e no deslize na agua. Neste treino me veio várias coisas sobre como eu imagino que será a prova do Ironman, o tanto que já melhorei nas três modalidades e o quanto preciso ainda melhorar.

Bom, nada de diferente no treino hoje... só abaixei a cabeça e nadei mesmo... Sem pessoas dividindo raia, sem barulho, sem incidentes...


O treino teve 3.000 metros de natação em 1 hora e 5 minutos, com um ritmo médio de 2:10 min/100m e 33 ciclos de braçadas a cada piscina de 50 metros.

Se comparar este treino com o da quinta da semana passada, este foi um pouco mais lento em aproximadamente 20 segundos. Na margem de erro do Ibope, tá empatado (risos).



Mas preciso melhorar, quero chegar ao Ironman com algo próximo a 1:50 min/100m se é que isso é possível para minhas capacidades. Vou tentar.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Nenhum comentário:

Postar um comentário