terça-feira, 25 de novembro de 2014

Treino de 25/11

Hoje os treinos foram de Transição (Ciclismo e Corrida) e natação.


Tá chegando a prova, faltam apenas 5 dias.... Fazer força para que? Agora é só relaxar e manter os músculos em movimento....

Treino de Transição (Ciclismo)

Os treinos estão em ritmo bem tranquilo, o volume e intensidade estão sob controle e não é hora de fazer graça. Fomos fazer um treino de transição leve, ainda com objetivos de "condicionar" o corpo a mudar os músculos ao sair da bike e começar a correr.

O treino programado pela Run & Fun era:

10´giro leve + 4x 500m(ZT) forte 53x13 i= 4´+ compl 60´ + 20´trote leve 

Simples entender, não? 10 minutos de aquecimento, 4 tiros de 500 metros em velocidade máxima seguidos de giro leve até completar 60 minutos. A corrida seria de 20 minutos de trote leve.

Fui para a cidade universitária bem cedinho, já que o rodízio ia me pegar as 7:00 da manhã. E hoje fui com a Caloi Strada, minha bike road, pedalar já que a Cervelo P3C está na revisão na Tutto Bikes. E que diferença a bike faz... Não sei se é o peso, se é a ciclista, se é o grupo (conjunto de pedevela, câmbios, passadores de marchas, coroas, etc.), se é psicológico, mas a performance nesta bike fica muito aquém da minha outra.

Sai para aquecer com o Vitor (ciclista da Run & Fun) e giramos tranquilos durante os primeiros minutos. Ele saiu para pedalar com o pessoal do Pelotão do Joquei, que gira muito forte, e eu continuei na rotatória da reitoria. Encontrei a Lu Porto e o Fernando Diederichsen e ficamos conversando um tempão. Depois encontramos o Luiz Vergueiro e o Ricardo Sucupira e ai a bagunça foi boa.

Acho que todos estavam mais apreensivos com a prova, e quem não vai fazer  (Sucupira, Fernando, etc.) estão comentando várias coisas da prova, dando apoio, tirando um barato, etc.

O aquecimento que era de apenas 10 minutos acabou tendo 34 minutos com 15 km percorridos. 

Paramos na "sede" da Run & Fun e os pelotões foram divididos. O Silvio novamente saiu com o grupo que vai para o Challenger e fomos fazer os tiros na avenida da FEA. O grupo estava bem completo, faltou apenas a Denise e a Kamila.

Como disse um pouco antes, pedalar com a Caloi Strada é bem mais complicado, e deu para ver isso nos tiros de 500 metros. Normalmente consigo acompanhar o Rafa, o Vergueiro e o Fred que disparam na frente nos tiros, e hoje eu fiquei atrás de quase todo mundo, até as meninas passavam por mim. Sem menosprezo as meninas, a Lu Porto e a Vera são duas monstrinhas, então ser ultrapassado por elas não é demérito, e sim mostra a força que estas meninas tem.

Além disso, o pessoal está com sangue nos olhos. Meus tiros foram ruins e tiveram picos de 43 km/h, 44 km/h, 42 km/h e 44 km/h respectivamente. Imagina a velocidade do Rafa, Luiz, Willian e Fred que foram muito mais fortes que eu. 

Terminamos os tiros e ficamos girando entre a avenida da FEA, avenida da portaria principal e rotatórias intermediárias.

Ao chegar próximo das 6:10 da manhã eu, Carlão, Willian e Lu Porto voltamos aos carros para deixar as bikes e finalizar o treino de ciclismo.


Bom, minha desenvoltura não foi lá estas coisas, mas também não era hora de fazer força, então o treino foi bom. A conversa estava boa, pelo menos :-) O pessoal está bem animado com a prova, a ansiedade já está aflorando em todos.

As conversas de hoje foram basicamente de levar a bike para uma revisão, "embalar" a bik para despacha-la no voo, hotel, horário que vai chegar, etc. Grandes amigos, isso que o esporte me deu.



O treino teve 32 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 10 minutos, com velocidade média de quase 28 km/h e cadência de pedaladas de 75 rpm.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, BCAA, Vitamina D, Assalt e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Nada


Treino de Transição (Corrida)

Deixamos as bikes nos carros, trocamos as sapatilhas pelos tênis e era hora de correr um pouco. O treinador Silvio disse: "Mantenham velocidade próxima a zero", ou seja, bem devagar e sem gracinhas.

Como o rodízio estava batendo na porta, sai para correr apenas com o Carlão. A Lu Porto e o Willian ficaram para trás, e acredito que tenham corrido juntos.

Fizemos a volta de 3 km da USP, no início girando bem leve a 5:05 min/km e finalizando um pouco mais forte a 4:37 min/km. O Carlão é forte na corrida, e eu gosto de acompanhá-lo. O Luiz Vergueiro, nosso companheiro, está se recuperando e não correu.

O papo foi bom, e falamos de.... PROVAS :-) Viciados não tem jeito, mas também conversamos de trabalho e outras amenidades. 

Nada a mais para analisar no gráfico, velocidade crescente e cadência normal, com um pouco de aceleração do batimento cardíaco no final, acompanhando o aumento da velocidade.


O treino teve 3 quilômetros de distância percorridos em 15 minutos, com pace médio de 4:54 min/km e cadência de passos de 179 ppm.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Antes e depois do treino teve foto do pessoal. Esta vez eu não estava na foto.





Treino de Natação

Aproveitando que o dia estava mais quentinho (mas com cara de chuva) e a piscina do Pacaembú poderia estar mais vazia, fui nadar em uma piscina olímpica.

Aproveitei e levei minha roupa "reserva" de natação, que comprei para poder treinar nos dias de frio e quando não quero usar a roupa da AquaSphere. E olha, foi uma ótima aquisição esta roupa.

A piscina do Pacaembú estava mais cheia do que eu imaginava, cheguei e já tive que dividir a raia com uma pessoa, no final dividíamos em 3, mas como já estava de saída, não atrapalhou muito.

Impressionante como a roupa de neoprene faz diferença na flutuação, no arrasto, na segurança, em tudo. E olha que esta roupa está bem surrada, imagina o que não ganhamos com uma roupa top de linha.

Enfim, até vi o treino da Run & Fun, mas como a prova está a poucos dias, resolvi fazer os 1.900 metros da prova com a roupa. 


Nem dá para comparar com treinos normais, a velocidade e a média de braçadas é absurdamente melhor do que nadando "sem roupa". Chega a ser covardia, e olha que sou um zero a esquerda na água. 

Em média, faria os 1.900 metros com ritmo de 2:00 min/100m ou no máximo 1:57 min/100m. O número da braçadas seria algo próximo a 32 ou no máximo 30... 

Definitivamente, a roupa na natação te dá pelo menos 10% de melhor performance (1:47 / 2:00 = 11% ou algo assim).

Saí da água, olhei para o Garmin 910xt e fiquei feliz da vida com o tempo, mas sei que na prova não terei este tempo devido as ondas, a correnteza, as bóias, as pessoas ao redor, etc.

Mas sonhar com um tempo assim não é nada mal... Quem sabe um dia?


O treino teve 1.900 metros de natação percorridos em 33 minutos e 48 segundos, com ritmo médio de 1:47 min/100m e número de braçadas de 28 por piscina de 50 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário