sábado, 15 de novembro de 2014

Treino de 15/11

Hoje os treinos foram de Transição (Ciclismo para Corrida).



Frio? Vento? Feriado? Que nada, hoje era dia de fazer força... E muita...

Treino de Transição (Ciclismo)

Como acontecerá a prova do Challenger (DASH 112) daqui há 2 semanas, os treinos estão em seu ápice e neste final de semana terá o maior volume nas modalidades, para depois fazer uma semana de manutenção.

O treino de hoje programado pela Run & Fun era:

Bike: 10´giro leve+ 30km 53x19 + Run: 18km (3x6km plano) 10" mais lento que o ritmo de meia. 

Como hoje é feriado da Proclamação da República, algumas pessoas comentaram que a USP poderia estar fechada. Cheguei aproximadamente as 6:00 da manhã e não havia alma alguma na "sede" da Run & Fun. Cheguei a imaginar que não haveria treino, mas 6:20 o carro amarelo marca texto chegou.

Pouco tempo depois, os amigos começaram a chegar e ai fiquei mais tranquilo.

As 6:30 os alunos se reuniram e os treinadores Cássio e Rafael dividiram os pelotões. O Cássio ficou com os triathletas para girar na USP e o Rafa saiu com o pessoal do ciclismo na ciclovia.

A temperatura estava em 15 graus, com um vento leve de 11 km/h sentido oeste. Bem gostoso, mas tive que colocar o manguito para esquentar um pouco.

Hoje não teve aquecimento solo, o treino de ciclismo era mais leve e começamos a aquecer já pedalando na bolinha em pelotão e girando sem muito leve. Quando todos estavam juntos, saímos para girar.

O treino não teve muito segredo, pelotão médio (umas 12 pessoas) girando dois-a-dois, sem muito revezar a frente, que foi basicamente puxada pelo Cássio e o Vergueiro. As meninas (Vera, Lu Porto, Denise e Kami) estavam lá todo tempo. 

O trajeto foi basicamente passar pela avenida da FEA, um pouco pela avenida da portaria, um pouco pela avenida da Raia Olímpica, e ruas pequenas da USP. Pouca subida, baixa velocidade. Não era para fazer muita força na bike.


Não dá para analisar muito o gráfico de velocidade x cadência x batimento x altimetria x distância, porque não havia intervalos de estímulos de força. 

Analisando a cadência (linha azul), tirando a oscilações de subidas e descidas, ficou bem constante... O mesmo aconteceu com a velocidade (linha verde), que estava mais constante ainda. Tudo dentro do "script".

A sessão de "vamos conversar, socializar e falar muito" ficou sob a responsabilidade do Vergueiro. Ele estava inspirado, deve ter recebido a ordem do Sales para atormentar todo mundo :-) Olha, ele falou o treino todo, com todo mundo, de todos os assuntos. 

Depois de aproximadamente 55 minutos finalizamos o treino e fomos fazer a transição para a corrida.


O treino teve 30 quilômetros de distância percorrida em 55 minutos, com velocidade média de aproximadamente 33 km/h e cadência de pedaladas de 78 rpm.

Não sei se pelo feriado ou pelo frio haviam poucos atletas (corredores e ciclistas) na USP. Poucos pelotões circulando, poucas pessoas correndo juntas. Não estava com cara de treino para a cidade universitária. 

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, BCAA, Assalt e Bisnaguinhas (Carboidrato)
Pós-Treino: Isotônico


Treino de Transição (Corrida)

Terminando a bike, fomos para a parte "divertida" do treino. Tínhamos 18 km para correr divididos em 3 séries de 6km sem subidas. Leve não?

Voltamos para a "sede" da Run & Fun, guardamos as bikes, troquei a roupa de ciclismo para roupas mais leves de corrida, sai sapatilha e entra tênis, viseira e estava pronto.

Tomei um Gel Gu (carboidrato concentrado) antes de sair, um pouco de hidratação e saímos em um grupo grande. 

No início, a Kami, o Carlão, o Vergueiro e eu começamos mais rápido e nos distanciamos do resto do pessoal. Cada um tinha que fazer seu pace, e não era para se matar porque amanhã tem 100 km de bike sem "roda" (vácuo).

Fizemos a volta padrão da cidade universitária, com passagem no ponto de ônibus (próximo a subida do cavalo) aonde a Run & Fun deixa um rapaz com água e fizemos uma hidratação sem parar. 

O tempo estava gostoso, frio de aproximadamente 15 graus o que é ótimo para correr. O Vergueiro continuava inspirado, conversava mais do que corria (risos). O Carlão falava um pouco e a Kami mais quietinha. Coitada :-)

Ao terminar a primiera volta, paramos na Run & Fun para uma hidratação, conversa e descanso rápido. Baterias recarregadas, hora da segunda volta de 6 km.

Sem segredo ou histórias para contar na segunda volta, a única diferença é que na hidratação próximo ao cavalo tomei o segundo gel, já que estávamos na metade da distância total do treino.

Finalizamos a segunda volta sem muito o que comentar, todos (eu, Carlão, Vergueiro e a brava Kami) estávamos bem. O Vergueiro ainda falava muito.

A terceira volta foi um pouco mais leve, mas mesmo assim, bem divertida. A conversa continuava sob responsabilidade do Vergueiro e o Carlão comentou que no treino de natação o Vergueiro deve ficar angustiado porque ele não pode conversar com ninguém, ou ele para na borda da piscina e fica puxando papo com o pessoal que está fazendo a volta:-)

Finalizamos a terceira volta, muito tranquilos e sobrava energia e disposição.

Como o Vergueiro e o Carlão estavam controlando o pace, fizemos os 18 km bem constantes. 

Dá para ver que as linhas de cadência (azul) e velocidade foram muito constantes. Ótimo, não?


Depois do treino, fomos encontrar o pessoal da corrida (não só triathletas e ciclistas), esperamos os outros triathletas que estavam terminando o treino com um pouco mais leve e jogar conversa fora.


O treino teve 18 quilômetros percorridos em 1 hora e 24 minutos, com cadência média de 4:39 min/km e cadência de passos de 176 ppm.

Pré-Treino: Gel Gu e Isotônico
Meio-Treino: Gel Gu
Pós-Treino: Endurox R4, Isotonico e Água 

Trote e Treino com a Mandi

Ao sair da cidade universitária, liguei para a Mandi e ela me chamou para ir no Parque Villa Lobos peque ela iria treinar. 


Já conhecia o parque, mas só havia passado pela pista de bicicletas, mas não pela parte aonde o pessoal corre.

A Mandi iria guiar o treino, já que era ela a "treinadora" e eu só estava acompanhando e dando apoio psicológico.


Fizemos algumas voltas caminhando, trotando e correndo leve, passando por várias pessoas que estavam correndo ou caminhando no parque.

Foram 2 sessões de corrida por 10 minutos, com intervalos caminhando leve. Foi bem constante, tanto em cadência quanto velocidade. 

A Mandi aguentou firme o treino, terminou cansada, mas aguentou bem os 7 km percorridos. O treino teve formato percorrido de um coração (risos).


O treino teve 7 quilômetros percorridos em 1 hora e 7 minutos, com cadência média de 9:36 min/km e cadência de passos de 127 ppm.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Nenhum comentário:

Postar um comentário