Hoje
o treino foi de Ciclismo.
Por mais que o Vivofit tenha apontado apenas 5:40 horas de sono, dormi mais sem ter lembrado de ligar. No meio da noite acordei "de leve" e liguei o contador. O sono foi ótimo, relaxante e profundo.
O dia amanheceu frio, algo em torno de 15 graus e eu tive a péssima ideia de não levar roupa de frio para o treino.
Em compensação, passei em um posto de gasolina e comprei gelo (risos). É, um frio enorme e eu comprei gelo.... Como o treino de hoje seria no Riacho Grande, sem apoio da Run & Fun ou da Route Bikes, comprei sanduíches, refrigerantes e Gatorades para levar para o pessoal.
Treino de Ciclismo
Acordei as 5:30 da manhã, peguei uma caixa de plástico, coloquei as bebidas lá dentro, coloquei um saco de gelo e, como todas os acessórios & bike já estavam no carro, peguei a Rodovia Anchieta sentido Riacho Grande / Santos.
Ao chegar no Riacho Grande, fui para o Clube dos Borracheiros e estacionei, mas lembro de ter passado por um carro igual da Lu Porto do lado de fora. Deixei o carro e fui caminhar para esquentar um pouco e confirmar se era ou não a Lu. Era.... Ficamos conversando e os outros amigos começaram a chegar. Todos resolveram parar do lado de fora e fui buscar meu carro para deixar junto com eles.
Tiramos as bikes, vestimos as roupas e começamos o treino. O programado pela Run & Fun para nós, grupo de atletas da prova Challenger, era:
Bike: 100km ritmo da prova
Estávamos em 8 pessoas: Fred, Vera, Carlão, Kami, Luiz Vergueiro, Poly, Lu Porto e eu.
Tomei apenas Assalt (pré-treino muito forte), coloquei água na caramanhola e levei um Gel Gu para suplementar o treino.
O treino era para ser em ritmo de prova, e como temos velocidades de "prova" diferentes uns dos outros, saímos juntos mas depois de alguns quilômetros cada um procurou encaixar seu ritmo.
No início do nosso treino haviam poucos atletas (corredores ou ciclistas) no Riacho Grande. Sei que o pessoal que pedala com a Route Bike chega mais tarde, e como não vou lá com freqüência, não sei dizer se isso é normal ou não. No final as pistas estavam cheias, pessoas com família passeando de Mountain Bike, corredores "atletas" e "por diversão", até crianças pedalando de forma perigosa.
A pista do Riacho Grande tem 3 subidas e como fazemos o circuito ida-e-volta, cada vez que fechamos uma volta, passamos por 6 subidas no total. Duas subidas são mais leves, outra é bem puxada.
A volta completa lá tem aproximadamente 16 km (8 km para cada trecho de ida e volta).
No gráfico acima, o Garmin apresenta cada volta de 10 km. Vi que os primeiros quilômetros foram bons e ao completar 40 km estava "voando". Depois teve 30 km bem estáveis e os últimos 30 km foram mais difíceis.
Acredito que foram 3 fatores primordiais:
- Estava ficando mais cansado
- Não levei mais gels de carboidrato, acho que deveria ter tomado 2 ou 3
- O vento ficou muito mais forte, o que atrapalhou bastante junto com o cansaço
Foi interessante notar a queda de "energia" durante os 100 km. Havia uma descida (a maior delas) que cheguei a fazê-la a 52km/h. No final já não conseguia fazer mais do que 46 km/h. Também na subida de uma ponte próximo ao lado posto / final da rodovia eu cheguei a subir a 37km/h e me espantei com a força, mas no final estava fazendo a 33 km/h e sofrendo...
Analisando o gráfico cadência x velocidade x batimentos cardíacos x distância x altimetria dá para reparar que a cadência de pedaladas foi bem constante. No meio do treino, entre os km 30 a 70 fiz, um pouco mais de rotações dos pedais, próximo a média de 90 rpm. Já no início e no final a média foi de 80 rpm.
Durante as 3 horas de "diversão", encontrei o Luiz Fernando Chianca, que treina na Medley. Ele estava fazendo o simulado de short triathlon e não deu para conversar com ele naquele momento, mas batemos um longo papo depois que ambos terminaram os treinos.
Passava pelo pessoal da Run & Fun várias vezes durante as voltas, especialmente nas viradas. O Fred e o Luiz estavam girando quase todo tempo juntos. A Kami e o Carlão também. A Vera, Poly e a Lu Porto pedalaram praticamente sozinhas.
No final, estava mais torcendo para acabar logo do que me divertindo... Encontrei o Vergueiro girando na última volta, ele me fez companhia até eu terminar os 100 km.
Confesso, levei tênis e roupa de corrida para emendar após a bike, mas ao parar no carro só queria descansar.
Ao terminar, encontrei a Poly nos carros (ela só pedalou 60 km) e ficamos conversando. O Vergueiro terminou logo em seguida. Kami e Carlão depois, Vera e a Lu chegou no final.
Paramos, retiramos as roupas & acessórios das bikes, fomos tirar fotos e comer sanduíches e a melancia que a Kami trouxe.
![]() |
| Esquerda para Direita: Poly, Luiz Vergueiro, Amiga da Vera (??), Daniel Abib, Lu Porto, Vera, Carlão, Kami e Fred |
Como comentei antes, o Luiz Fernando apareceu lá para conversar. Falou da prova de Aquathlon do dia anterior, do simulado que fez, comentou que está procurando uma bike TT, entre outras coisas. O cara é muito gente boa. A Mandi fala que ele é da turma "dos quenianos" (ou seja, corre muito) e olha que ele só começou no triathlon agora.
Como estava muito frio, todos molhados de suor e ventando bem, nós nos despedimos e voltamos para Sampa.
O treino teve 100 quilômetros percorridos em 3 horas e 2 minutos, com velocidade média de 33 km/h e cadência média de pedaladas de 75 rpm.
Pré-Treino:
Multi-Vitamínico, BCAA, Vitamina D, Assalt e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Endurox R4, Coca Zero e Sanduíches






Nenhum comentário:
Postar um comentário