quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Treino de 30/10

Hoje os treinos foram de Transição (Ciclismo para Corrida) e Natação.


Olha, depois de uma semana de "férias", voltar a acordar cedo não é fácil. Como também não foi fácil ir dormir. Fui para cama até que cedo, mas o sono não vinha. Vou demorar ainda alguns dias para voltar ao ritmo.... E olha que foi uma semana apenas, imagina se as "férias" fossem longas... 

Treino de Ciclismo (Transição)

Depois da briga para levantar, vamos para a USP. Cheguei próximo as 4:45 da madrugada, e como sempre, já haviam ciclistas viciados girando. Parei o carro, comecei a retirar a bike e me preparar para o treino.

O programado para hoje no ciclismo + corrida (transição) era:

10´giro leve + 3x3 km progressivo a cada 1 km 53x15/14/13 i = 2´ + 25´trote zr-zm 

As 4:52 da manhã comecei a girar na bolinha (rotatória da reitoria da USP) com o Vitor, ciclista da Run & Fun. Começamos leve e depois seguimos para uma média de 30km/h por 4 km. Ele resolveu esperar o pessoal do ciclismo e eu segui sozinho e aumentei a velocidade para uma média de 34 km/h. Encontrei a Lu Porto, reduzi para uma média de 27km/h e fomos conversando. No final do aquecimento estávamos girando a 33km/h, porque encontramos os professores Cássio e Rafael e seguimos o ritmo deles.

O meu aquecimento teve 33 minutos com 16 quilômetros percorridos com 29km/h de velocidade média.

Não ventava muito, o Garmin marcou 7 km/h sentido sudoeste e fazia 21 graus (bem quente para as 5 da manhã). A umidade registrada foi de 56%.

Na parada para as orientações dos treinadores, o Sales lembrou que há um ano atrás ocorreu a fusão das assessorias. Foi motivo de comemoração de todos, porque com a fusão ganhamos mais força entre os professores e alunos. 


Os grupos foram separados e quem tinha como objetivo as provas de 70.3 do Challenge ou Pirassununga saiu para treinar com o Silvio. A prova está chegando, faltam apenas 30 dias, e os treinos começam a ficar cada vez mais fortes e intensos.


O Challenge Florianópolis (antigo Dash 112) é uma prova de Triathlon que tem as distâncias de 1.900 metros de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21 quilômetros de corrida. Esta divisão de distâncias entre as modalidades é conhecida como Triathlon Longo ou Triathlon 70.3 (em milhas os 1.900 m + 90 km + 21 km dá 70.3 milhas).

Também é conhecido como Meio Ironman, porque é exatamente a metade das distâncias da prova Ironman, como sugere o nome. 

Saímos para a avenida da FEA para um reconhecimento dos locais aonde deveríamos fazer a mudança da relação de marchas. O treino era para fazer 3 quilômetros progressivos a cada quilômetro, ou seja, a cada quilômetro percorrido deveríamos descer uma marcha (deixar mais pesado).

Depois da volta de reconhecimento, saímos em tiros sem formação de pelotão, mas indo quase todos juntos. 

Na primeira volta estava me sentindo bem, puxei por muito tempo na frente e no final o Rafael Niro e o Ricardo Sucupira me passaram. O percurso de 3km teve média de velocidade de 38.5 km/h, o que é ótimo considerando uma subida razoável na avenida. Fizemos 4 voltas na rotatória do cavalo para descansar e reagrupar o pessoal

Na segunda volta as pernas ainda estavam boas, consegui ficar puxando durante o percurso quase todo, e no final o monstro do Rafael Niro passou rasgando. Esta volta teve média de velocidade de 39.4 km/h. Fantástico... Mais 4 voltas na rotatória do cavalo para descanso.

A terceira volta já estava um pouco mais cansado. Percebi o pessoal junto todo o tempo, inclusive a Kamila (Kami) fazendo muita força. Na subida o pessoal se distanciou um pouco e no final do trecho o Rafael e o Vergueiro abriram um pouco e eu fiquei na cola, um pouco mais distante. Esta terceira volta teve média de 39 km/h.

Após os 3 estímulos de 3 km, saímos para um giro leve e descemos no sentido da portaria P1 da USP e retornamos a "sede" da Run & Fun.


Este tipo de treino dá muita força física, não sei se melhora a resistência, mas adoro este tipo de exercício.  Achei apenas curto, dava para fazer mais uma seqüência de 3km, mas deveríamos correr depois e o tempo poderia ficar curto, então foi bom.


O treino de ciclismo teve 34 quilômetros de distância percorrida em 1 hora e 10 minutos com velocidade média de 29.5 km/h. 

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, BCAA, Vitamina D, Assalt e Pão (Carboidrato)
Pós-Treino: Nada

Treino de Corrida  (Transição)

Paramos na "sede" da Run & Fun e guardamos as bikes. Trocamos as sapatilhas pelos tênis, rápida hidratação e saímos para correr. Até o treinador Silvio nos acompanhou na corrida.

O grupo se dividiu em 2: O primeiro grupo com a Kamila (Kami), Carlão, Vergueiro e eu saímos um pouco mais rápido. O segundo grupo com a Vera, Silvio e Lu Porto veio um pouco atrás e encontraram a Denise correndo sozinha. 

O treino era para fazer 25 minutos em ZR/ZM (trote leve), mas isso nunca funciona com o pessoal do Triathlon que sempre vai mais forte :-)

Fizemos a volta de 4km da USP, e a preocupação era correr e desviar de vários carros que já chegavam na cidade universitária e os ciclistas que ainda estavam treinando. O pessoal fez um treino progressivo e muito forte, diminuindo o pace em 10 segundos a cada quilômetro.

O destaque do grupo foi a Kami, que está com dores na sola do pé e correu com os "marmanjos" sem reclamar. Parecia que ela estava super tranquila com a velocidade, mas depois confessou que estava sofrendo.

Eu estava também. A dor no joelho realmente desapareceu, mas perdi o condicionamento que tinha antes da maratona, e acompanhar o pessoal foi difícil. A perna ainda está pesada, a respiração bem ofegante e o peso acima do ideal. Mas consegui acompanhar o pessoal sim, fazendo cara feia, mas consegui.


Quando terminamos a volta de 4km o Carlão parou na "sede" da Run & Fun e pensei que o treino estava finalizado, mas o Luiz Vergueiro e a Kami seguiram em frente. Putz, lá vai o pangaré aqui correr atrás deles e alcança-los para acompanhar o restante do percurso. Faltava uns 5 minutos para completar os 25 minutos do treino, então demos mais uma volta na quadra da reitoria e retornamos a rotatória.

Ainda na rotatória encontrei a Lu Porto que estava finalizando o treino sozinha, me juntei a ela nos metros finais e fechei o treino. 

O treino? Foi ótimo... Pace médio de 4:31 min/km e isso significa MUITO puxado para alguém que está voltando a correr depois de 1 semana de férias e 2 semanas de "molho" da maratona. 

Fiquei feliz, bem feliz mesmo. O treino de corrida de ontem a noite foi muito legal, mostrou que estava de volta, mas não havia colocado velocidade. Hoje o treino foi curto, mas com bastante intensidade. Então, o joelho está aprovado e agora preciso apenas de condicionamento físico.


O treino de corrida teve 5.6 quilômetros de distância percorrida em 25 minutos, com pace médio de 4:31 min/km.

ESTOU DE VOLTA !!!! Sem dor !!!!     \o/  

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Treino de Natação

Depois do almoço, descansado e revigorado, fui para o Pacaembú nadar na piscina olímpica do complexo esportivo. Nada melhor que nadar para recuperar o ânimo do triathlon, não é?

E com a felicidade de 2 treinos fortes sem dores no joelho, estava mais motivado a cair na água e tentar fazer um bom tempo.

A piscina estava cheia, a temperatura do dia estava em 33 graus aproximadamente, e isso encheu o clube de pessoas a fim de aproveitar. 

Cai na água (um pouco fria) e comecei a nadar. Estava tentando focar o movimento completo da braçada, as vezes conseguia me concentrar, outras não... Mas foi um bom exercício.


O treino foi de 3.000 metros de natação realizado em 1 hora e 5 minutos, com ritmo de 2:09 min/100 metros e 34 braçadas por piscina de 50 metros. 

Nada mal, melhorei 2 minutos do meu tempo da semana passada e vou precisar fazer muita força para chegar ao ritmo de 1:50 min/100m em 3.800 metros de natação para o Ironman, mas acho que estou no caminho certo.

Medalhinha no Endomondo para melhor 1 hora de natação, com melhoria de quase 70 metros do último melhor tempo.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Nenhum comentário:

Postar um comentário