Hoje teve treino longo de Transição.
Boa noite de sono, com 7 horas (esqueci de desligar o contador ao levantar) de um sono semi-tranquilo, mas deu para descansar bastante.
O dia amanheceu surpreendentemente frio, ventando e com cara de chuva... Ainda bem que a meteorologista Vera Buffolo acertou na mosca de novo, sem chuva na bike e uma leve garoa durante a corrida.
O treino de transição 1 (T1) programado para hoje era:
B: 10' giro leve zr +40km 53x19 zm + R: 12km zr-zm
E assim foram os treinos...
Treino de Transição (Ciclismo)
Cheguei na USP e não havia alma viva na Run & Fun. Poucos ciclistas girando na cidade universitária e o pessoal da corrida ainda não havia saído da cama.
Tirei a bike com tranquilidade, abasteci de água a caramanhola (aos sábados temos suporte da R&F com frutas, água, gatorade, goiabinhas, etc.) e sai para pedalar.
Minha cabeça hoje estava nas alturas, sei lá pensando em que.... Sai para pedalar sem o capacete e sentia algo estranho no pedal... Depois de umas 3 voltas na rotatória da reitoria para o aquecimento percebi que tinha esquecido de colocar o capacete. Hahahaha, só não esqueço a cabeça porque e grudada... E este não foi o pior esquecimento do dia...
Voltei para a Run & Fun, coloquei o capacete e fui de volta a rotatória para continuar o aquecimento. Engraçado, normalmente costumo encontrar vários amigos pedalando e aquecendo, desta vez fiz quase todo sozinho e só no final encontrei a Denise, Lu Porto, Fred, Vera e outros amigos. Foram 11km de aquecimento em 24 minutos.
Muitos alunos foram para o treino hoje... Pessoal animado com os treinos...
Paramos para o briefing dos treinadores e não tinha muito o que falar, apenas dividiram os grupos entre ciclistas e triatletas e o treino seria bem igual a todos - 35km, mas menor que o pessoal do Ironman que deveriam fazer 40km. Do grupo do Ironman, apenas eu, Caio e Willian.
Durante o briefing apertei os freios (estava apenas me distraindo, porque estávamos todos parados) e senti o freio traseiro bem "livre". Olhei para traz, pressionei de novo e tudo parecia normal, mas o manter do freio estava muito mole e indo até mais baixo do que o normal. Verifiquei a trava do freio, estava aberta, verifiquei a pressão do pneu, parecia boa e não achei nada de diferente. Segui o treino....
Saímos em pelotão grande e ficamos girando inicialmente na rotatória da reitoria por algumas voltas, mas o treino mesmo foi nas avenidas da FEA e Portaria...
Logo no início do giro fui usar o freio traseiro e escutei barulho de metal x metal. Achei estranho, apertei o freio de novo e novamente o barulho. Olhei para traz e entendi porque o manter do freio estava leve, minha tsapata/borracha de frio traseiro direito havia caído. Tive que fazer o treino inteiro apenas com o freio dianteiro. Como não estava chovendo e pouco usamos o freio, não tive problemas.
Fora o incidente com o freio, o treino não teve novidades, sem troca de frente, sem emoção... Apenas giro, giro, giro e giro leve... O vento estava muito forte, mas como fiquei pouco tempo na frente não senti muito o esforço de pedalar de cara para o vento... E a velocidade média foi baixa, então sem emoção.
O treino foi mais diversão do que esforço, mesmo porque a semana tinha sido pesada e ainda teríamos corrida.
Quando o pessoal chegou nos 35 km pedalados e começaram a planejar a parada para a transição, eu chamei o Caio para um sprint final na avenida da Portaria. Fizemos uma volta mais rápida, voltamos a FEA e percebemos o Willian na nossa roda (não sei quanto tempo ele estava lá).
Fizemos mais os 5 km que estavam faltando para eles e voltamos para a Run & Fun. Na volta estava pensando na sapata de freio e lembrava aonde estava quando o freio ficou leve. Resolvi volta lá e procura-la e em menos de 1 minuto encontrei ela jogada no chão. Bom, um semi-alívio, porque um jogo de sapatas da Shimano custam cerca de R$50.00 reais.
Aos sábados um mecânico da Tutto Bikes fica junto a Run & Fun para reparos de emergência. Pedi para ele arrumar para mim, e fui fazer a transição para a corrida. O treino de ciclismo havia acabado.
O treino teve 55 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 47 minutos,
com velocidade média de 31.1 km/h e cadência de pedaladas de 73 rpm.
Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Assault, BCAA e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Banana e Isotônico
Treino de Transição (Corrida)
Ao invés de guardar a bicicleta como sempre faço, fui para o carro, deixei o capacete, óculos, luvas e peguei o tênis de corrida. GRANDE ERRO.... Já explico porque.
Hoje estava sem o Garmin 620 (que vendi semana passada) e vendi agora o Garmin 910xt, porque comprei um Garmin 920xt que teoricamente tem todas as funções dos outros relógios que tenho e é mais moderno que o 910xt. No fundo não precisava trocar, mas... Então, para a corrida de hoje fui com o Garmin Edge na mão para marcar a corrida, o que é ruim, porque ele é mais específico para bike, e fica bem impreciso para a corrida.
Fiz a troca muito rápido, para poder simular a transição de provas mesmo... Complemento do GRANDE ERRO.... Deu tempo de tomar um Gel Gu e pegar uma viseira (não para o sol, mas sim para evitar que caia suor nos meus olhos).
Sai para correr com o Caio, o Willian disse que ia um pouco mais leve e nos deixou mais a vontade para acelerar.
O Caio é muito gente boa, mas é quietinho. Eu não sou de falar muito... Então imagina a conversa longa que tivemos :-) Brincadeira, conversamos até que bastante.
Como o Caio estava com o relógio marcando o pace, eu ia na velocidade dele e ele ia acelerando e diminuindo. Vi agora, pós-treino, que as velocidades da volta dele são bem diferentes da minha, porque ele estava com o 910xt dele e eu com o Edge, mas não faz diferença o que foi marcado, apenas fizemos uma velocidade boa.
Fizemos uma volta de 6 km da USP, passando pela Portaria, Av. da Raia Olímpica, Cavalo (sem subir), FEA e retorno pela descida da Química. Como disse, a conversa até que rendeu e quase não vi o tempo passar, mesmo porque o pace médio estava baixo (próximo a 4:50 min/km à 5:00 min/km, então o esforço não era grande.
Paramos na Run & Fun para hidratação e aproveitei o intervalo para entregar o meu relógio vendido a compradora (também aluna da Run & Fun). Conversamos um pouco, expliquei de forma geral como e usa o 910xt, peguei mais um pouco de Gatorade e voltei a correr com o Caio.
Na segunda volta o Caio disse que iria fazer apenas 4 km (tem um trecho com esta distância), mas eu resolvi fazer a volta completa de 6 km. Despedi do Caio no meio da Av. da Raia Olímpica e continuei em direção ao Cavalo. Percebi que sem o Caio a velocidade do treino aumentou um pouco.... Ao chegar no Cavalo, deu uma vontade imensa de subir a avenida e também subir a Biologia, então saí da FEA e subi o Cavalo com uma certa tranquilidade.
Na avenida do Matão, que liga o Cavalo a Biologia, senti que meus pés já molhados pelo suor poderiam ficar machucados se subisse a Biologia, abortei a segunda subida e voltei para o Cavalo (uma leve subida) e depois fui para a FEA e terminei o trajeto na rotatória da Reitoria.
Treino finalizado.... Ótimo treino, porque ao chegar na R&F não sentia dores ou cansaço, dava para fazer mais uma volta no plano sem muita preocupação. Fiquei feliz em conseguir os 55 km de bike e 14.5 km de corrida sem sentir desconforto, dá a impressão que com o tempo meu condicionamento está voltando, mas ainda falta muito.
O treino teve 14.5 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 14 minutos,
com um pace médio de 5:07 min/km (falso, foi menos de 5:00 min/km mas ....).
Pré-Treino: Gel Gu e Gatorade
Pós-Treino: Endurox R4, Gatorade e Banana
Fim de treino... Hora de ir para casa...
E ai, e o qual foi o GRANDE ERRO? Por eu sempre pegar a bike e guardar no carro antes de sair para correr, terminei a corrida, tomei meu pós-treino, joguei conversa fora com o pessoal, peguei a chave do carro e fui embora.
Ao chegar na casa da Mandi os treinadores da Run & Fun mandam uma mensagem perguntando se alguém conhecia o dono de uma bicicleta. ERA A MINHA :-( Que desespero, liguei para o Silvio e disse que estaria voltando para pegá-la, mas ele me disse para busca-la na segunda porque ela já estava dentro do carro e o pessoal já tinha finalizado o plantão.
Vou ficar sem a bike no FDS, espero que eles cuidem bem da minha magrela e na segunda vou buscá-la. Mas, que dor no coração... Como se esquece uma bike? Bem, eu esqueci....