Hoje os treinos foram de Transição (Ciclismo + Corrida).
Voltei das férias de Visconde de Mauá e fui recepcionado com um calor infernal aqui em Sampa. Nossa, como é ruim dormir com calor ou com o barulho do ar condicionado.
Saí de casa as 5:50 da manha com temperatura próxima aos 26 graus. Ninguém nunca vai escutar eu falar: "Ai que saudades do verão".... :-(
Bom, fazer o que? Bora treinar .... E hoje era dia de transição.
Treino de Transição (Ciclismo)
Os treinos de sábado começam as 6:30 da manhã na USP. O pessoal chega um pouco mais cedo e aquece na rotatória da Reitoria. Parei o carro na "sede" da Run & Fun, tirei a bike, abasteci a caramalhola de água e preparei para sair pedalando.
A Run & Fun panejou o seguinte treino:
Bike: 10' giro leve zr + 40 km 53x19 zm/ze + Run: 10 km zr-zm
|
Depois do aquecimento, deveríamos girar 40 quilômetros em uma relação leve. Após a bike, correr por 10 quilômetros em velocidade também leve.
Na teoria, tudo tranquilo, mas na prática não foi bem assim. Nos reunimos as 6:30 e os ciclistas e triathletas se misturaram para o treino. O pelotão estava enorme, muitas pessoas foram treinar hoje.
O problema é que o Sales (sempre ele) forçou já na saída, e o pessoal foi no ritmo dele. Ai, o treino leve acabou virando uma pauleira sem fim.
Fizemos 6 vezes o trajeto clássico da USP, passando pela FEA, subida do Cavalo, Rua do Matão, volta ao Cavalo, FEA, descer para a rotatória da Portaria, Portaria e retorno. Este trajeto tem aproximadamente 8 km, com 3 subidas boas.
A primeira subida é do Cavalo, a mais íngreme do percurso. A segunda é na FEA, bem leve mais chatinha. A terceira é entre a rotatória que leva da Reitoria à FEA, mais pesada que na FEA mas não tão íngreme ou longa como a do Cavalo.
Como o pelotão estava grande, o critério de separação foi perna (risos), ou seja, quem aquentou pedalar no nível forte ficou um grupo inicial e este grupo foi quebrando durante os treinos. Outros grupos se formaram, o pessoal se juntava durante o passeio, mas não havia uma pelotão definido pelos professores.
Consegui ficar no pelotão forte todo o tempo, revezando em alguns poucos momentos a frente do pessoal, mas a grande maioria do tempo os feras do ciclismo puxaram o bloco.
E foi forte.... Muito forte...
Se descontar o aquecimento, a média de velocidade média do treino foi de 36 km/h, passando pelas 3 subidas e descendo "de boa" as ruas da cidade universitária.
Este gráfico consegue ser extremamente inútil :-)... Normalmente dá para ver os tiros, momentos de cadência mais leve, etc. Neste gráfico ai só mostra a pauleira que foi o treino, batimento cardíaco lá em cima (e diminuindo com o tempo) e uma cadência de pedaladas oscilando bastante.
Eu peguei muita roda, não notei como estava o vento, mas não era nada de absurdo. Pelo Garmin, 5 km/h sentido sudeste, e isso não atrapalha em nada... Mas, puxar o pessoal foi coisa dura.
De destaque, a Stephanie (namorada do Rafael Niro), que pedalou com os marmanjos do pelotão mais forte e não fez feio.
O treino teve 54 quilômetros de
distância percorrida em 1 hora e 34 minutos, com velocidade média de 34 km/h e cadência de
pedaladas de 75 rpm.
Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA e
Bisnaguinhas
Pós-Treino: Isotônico
Treino de Transição (Corrida)
Paramos na Run & Fun para deixar a bike e trocar de roupas / acessórios. Uma boa hidratação (estava quente, 25 graus) e uma conversa com o pessoal, e saímos para a corrida.
Tomeu um Gel Gu para poder aguentar o restante do treino, um pouco de isotônico e estava preparado para sair.
Como haviam ciclistas (que não correm) e cada triathleta tinha seu treino de bike / corrida, o grupo de dispersou bastante. Saí para correr com o Caio, Ste, Rafa e Vagner Tozzi, e este pessoal foi uma ótima companhia.
Fomos em um ritmo bem tranquilo, a Ste está voltando aos treinos e não queria forçar, mas nas subidas ela que puxou o ritmo.
Eu fui conversando muito com o Rafa, que trabalha na Trek e me deu dicas sobre bikes, pois quero trocar a minha Caloi Strada por uma outra road. Também deu uma aula sobre câmbios, mountain bike, provas off-road e outros assuntos de bike.
Até o Caio que é quietinho conversou hoje... Impressionate... O Tozzi manteve um bom ritmo e tirou bastante risadas do pessoal. O Tozzi tem um ótimo astral sempre, impressionante.
Bom, fizemos o trajeto de 6km tradicional da USP, com direito a uma parada próximo ao Cavalo para uma hidratação rápida. Voltamos a Run & Fun e o Rafa, Ste e Tozzi terminaram o treino.
Durante o treino o Caio me disse que iria fazer o Ironman de Floripa e acertamos de fazer os treinos longos juntos, e o cara está pedalando muito, será uma ótima companhia. Como ele também tinha 10 km de corrida hoje, saímos para completar o restante dos 4 km.
No início da volta encontrei a Gabriela Pedron, amiga virtual que treina na Trilopez e parei para dar um Oi para ela. Ao passar pela avenida da Raia Olímpica, passei na Medley para dar um beijo na Mandi que já estava finalizando o treinamento.
Continuamos na Raia Olímpica, pegamos uma travessa até chegar na FEA e fechamos os últimos 4 km que faltavam para completar os 10 km.
As duas paradas no gráfico acima são a da hidratação no Cavalo (4km) e na Run & Fun (6km).
O treino teve 10 quilômetros de distância percorridos em 55 minutos, com pace médio de 5:26 min/km e cadência de passos de 171 ppm.
Pré-Treino: Gel Gu e Isotônico
Meio-Treino: Água
Pós-Treino: Endurox R4 e Isotônico
Correr com o pessoal é sempre legal... Vamos conversando, trocando experiências, falando de provas e coisas assim.... Mas é mais gostoso correr com pessoas mais fortes, e ai nosso ritmo fica mais puxado e o treino fica mais efetivo. Correrei com amigos sempre, mas preciso fazer meu treino para o Ironman, e isso vai significar muitos treinos sozinhos.
Bom treino, legal começar o ano com todos juntos e animados.
E que venham os próximos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário