quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Treino de 29/01

Hoje os treinos foram de Ciclismo, Core e Natação.


A noite de sono não foi boa.... Foram menos de 7 horas com muita agitação durante a noite toda. Nem foi a temperatura, estava bem agradável, nem foi o horário que fui dormir... Não sei bem o que foi... Preciso descansar mais.


Como é bom o incentivo incondicional das pessoas próximas e que temos muito carinho. Esta imagem acima foi postada no meu facebook pela minha querida namorada Mandi (MiniInfarto). 

Creio que ela esteja me dizendo que é bom eu treinar senão serei apenas um Ironman passando roupas. :-)

Obrigado pelo apoio Mandi 

Treino de Ciclismo

Sempre deixo todos os acessórios e bike prontos no carro na noite anterior para poder acordar, tomar um café rápido e já sair de casa sem muito pensar, porque no fundo se eu pensar eu volto a dormir :-)

As 4:20 da manhã ainda era noite (escuro), o tempo estava agradável e as ruas desertas. Cheguei na USP as 4:45 e as 4:50 já estava iniciando o aquecimento. 

O treino programado para hoje era:

Bike: USP - 10´giro leve zr + 40km 53x17 zm- ze   

O aquecimento foi com o Victor, ciclista da Run & Fun, durante um bom tempo. Depois encontrei a Lu Porto e novamente um papo tranquilo. Até então a rotatória da Reitoria estava tranquilo até que percebi o pessoal do PJ já formado atrás de nós. Pedi licença para a Lu e sai com o Victor e o Caio para um aquecimento mais forte com o Pelotão do Jockey.

Às quintas feiras o trajeto é um pouco diferente, além da FEA, Cavalo e Portaria eles sobem a química e descem numa velocidade assustadora. Fui com eles para um giro, vi que o pelotão estava bem grande, me posicionei no meio do grupo e seguimos o trajeto. 

De diferente só a subida da Química mesmo, o pessoal vai passando um ao outro procurando um posicionamento ou "roda" melhor e segue forte. No final da Química o pessoal faz a rotatória com velocidade mais tranquila e depois desce a avenida muito, mas muito, mas muito forte. Chegamos a 60.5 km/h na descida, e olha que eu estava freando porque tenho muito medo de cair nas lombadas (umas 4 ou 5) que tem na descida, sem contar as 2 rotatórias. Na avenida da Portaria fiquei bem atrás do pessoal, clipei para poder chegar mais perto e só consegui no final da volta da Portaria, mas mesmo assim, bem atrás.


Eles seguiram o caminho e eu voltei a girar na rotatória da Reitoria até o horário do início do breafing da Run & Fun. Como os treinos do pessoal do Ironman é diferente, reuni com o Alvarino, Willian, Fragoso e Caio e não prestei muito atenção no treino que seria dos outros aluno da nossa assessoria.

Saímos juntos para treinar, combinamos de fazer uma velocidade média entre 35 km/h e 36 km/h, combinamos revezar a frente a cada volta completa na FEA + Portaria (sem Cavalo) e fomos nos "divertir". 

Hoje houveram dois sustos. O primeiro foi na rotatória da Fonte (antes de chegar na Reitoria), aonde estávamos na pista central e pegamos o pessoal do PJ passando pela esquerda. Só que eles iriam entrar a direita e nós a esquerda, e no meio do vai-que-eu-vou ficou uma bagunça e para evitar incidentes entramos a direita junto com os "cavalos" (digamos ciclistas pouco educados) do PJ. O outro incidente foi um carro de uma mulher passando muito rápido na rotatória da Portaria quase jogando o carro em cima de nós. 

Bom, nenhum dos dois "incidentes" realmente atrapalhou, apenas um pequeno susto. Houveram também momentos que pegamos dois ou três pelotões agrupados nas ruas da USP, mas nosso pequeno pelotão se comportou bem organizando uma ultrapassagem segura ou segurando para deixar o pessoal passar. 

Fora isso, nada de muito diferente. O pessoal está numa pegada muito boa, muito constante e bem homogênea. O Caio está com mais "sangue nos olhos" e quando ele fica na frente do pelotão puxamos a orelha dele, mas o resto está bem equilibrado. 

No meio do treino meu sensor do Garmin GSC desceu nos raios da roda traseira, tive que parar para arrumar e perdi uns 3 km do trajeto, mas em compensação comecei a pedalar bem ates do pessoal, e o treino de 40 km acabou sendo 60 km para mim.

Durante o treino todo, começando no aquecimento, o vento estava incomodando um pouco. Mas no final, especialmente na reta da avenida da FEA sentido rotatória do Cavalo, o vento estava muito forte (contra). As pernas foram exigidas no final, e já não tinhamos muita energia sobrando.

Faltando uns 5 km, o Alvarito saiu do pelotão porque tinha compromissos. Terminamos os 4 (Caio, Willian, Fragoso e eu) revezando apenas na FEA porque a Portaria estava com muito movimentos de carros. 


Gosto muito de analisar os dados do Garmin, mesmo porque é por isso que coloco os sensores na bike e subo os dados para o Endomondo / Strava / Garmin Connect. Tirando o aquecimento e a volta com o PJ, dá para ver que a velocidade foi, guardadas proporções de subidas, descidas e curvas, bem constante (melhor olhar na primeira imagem do que na imagem logo acima). Ainda não sei analisar muito os dados de cadência e frequência cardíaca, mas parecem bem consciente com o treino realizado.

Se era para fazer um treino constante e forte, fizemos nosso dever de casa. Tirando o tempo que perdi arrumando os sensores de velocidade, e usando os dados do Willian, a velocidade média do treino foi de 36 km/h nos 40 km rodados. Excelente.


O treino teve 60 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 48 minutos, com velocidade média de 33.3 km/h e cadência de pedaladas de 75 rpm.

Depois do treino, paramos para conversar um pouco com o pessoal na "sede" da Run & Fun e tiramos uma foto com o treinador Sales.

Fernando Sales, Caio, Fragoso, Daniel Abib e Willian

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA, Assault e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Bananas e Mamão

Treino de CORE

Pela segunda vez, fui para a Planet Sport para fazer uma sessão de exercícios de CORE para fortalecimento do abdomen.

Resumidamente, fiz os exercícios com um pouco mais de facilidade, mas nem por isso foi fácil. A aula do instrutor é dinâmica, musicas boas, ele motiva bem os alunos, mas eu sofro para fazer panelinha, levantamento de pernas e peitoral, entre outros.

Hoje passei menos vexame do que na primeira aula, daqui ha uns 6 ou 7 anos eu fico bom nisso.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada
   
Treino de Natação

Sai correndo da aula de CORE, troquei de roupa e fui nadar. Estava bem cansado, acho que a noite mal dormida e a quantidade / intensidade de exercícios me deixaram bem low energy.

No quadro de instrução haviam apenas 2 linhas de treino. Fiquei preocupado :-)

O professor Marcelo chegou passou a seguinte seqüência de exercícios:

Aquecimento:
   3x | 100 metros de nado crawl
        |   50 metros de nado peito

Série 1:
   4x | 500 metros de nado carril com palmar
        | 100 metros de nado costas
        |   50 metros de nado borboleta

Só isso... Quando o Marcelo falou a sequencia, fiquei empolgado por nadar mais de 2.000 metros direito. Comecei a série 2 todo alegre, achando que ia arrasar até que chegou o nado borboleta.

Na segunda série a velocidade do crawl já caiu, o nado costas foi daquele jeito e o borboleta foi arrastando.

A terceira série eu quase parei no meio do crawl, o nado costas foi horrível e o borboleta foi uma sequencia de mergulhos. Não dava para continuar. Abortei a quarta série e o Marcelo tirou um barato da minha cara dizendo que no dia que ele passa uma série longa eu afino.

:-(


O treino teve 2.300 metros de natação  em 49 minutos, com um ritmo médio de 2:05 min/100m e 12 ciclos de braçadas a cada piscina de 25 metros.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Mangas

Nenhum comentário:

Postar um comentário