quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Treino de 15/01

Hoje o treino foi de Ciclismo.

Mesmo indo dormir logo após as 21:00 horas, dormi apenas 7:00 horas totais e houve bastante movimento durante a noite...

  
E nem estava tão quente assim, a chuva de granizo do final do dia de ontem (chuva assustadora) deu uma aliviada na temperatura e a madrugada deve ter feito algo próximo a 24 graus.

Vamos pedalar....



Treino de Ciclismo

O treino de hoje prometia. A Run & Fun decidiu mesclar os pelotões e revezar os atletas em grupos, promovendo uma maior integração e forçando o pessoal a sair da zona de conforto.  Foi uma decisão da assessoria, mas tem a cara do Sales inovando novamente. 

O treino planejado era:

Bike: 10´giro leve zr + 4x5km ze i = 2´+ completa 80´ zm

Recebemos no dia anterior um email com a formação dos pelotões e definições de líderes, que seriam responsáveis por controlar o tempo dos estímulos de força, manter o pelotão coeso, dar instruções e não apenas puxar o grupo.

Sai em um grupo fortíssimo (talvez o mais forte) que teria:

- Alexandre Thompson (Líder)
- Caio Crepaldi
- Cláudio Rosa
- Fernando Sequerra
- Bernardo
- Victor
- Daniel Abib
- Caio Magano
- Alvarito
- Ralf

O Luiz Vergueiro se juntou a nós também, e forçou um pouco mais a qualidade do pessoal.

Sair neste pelotão foi bom, espero poder participar sempre dele, porque pedalando com os mais fortes vamos melhorando.

Cheguei na USP no horário tradicional (4:50 da manhã) e já haviam muitos ciclistas pedalando ou parando o carro. Logo já estava pedalando na rotatória da Reitoria para aquecer.

O Vergueiro e o Taiguara se juntaram a mim, e o Vergueiro estava empolgado. Fomos acelerando progressivamente até atingir 33 km/h, quando notamos a formação do Pelotão do Jockey (PJ) e encaixamos atrás do grupo para girarmos uma volta com eles.

Pensei que eles iriam sair imediatamente, mas ainda demos umas 4 ou 5 voltas na bolinha antes deles saírem. Muito, mas muitos mesmo, ciclistas estavam lá, não só o pessoal do PJ mas como ciclistas de outras assessorias. Ao sair, pegamos a Av. da FEA e a velocidade foi muito abaixo do normal. Achei estranho, estes "cavalos" nunca andam lentos e algo diferente estava acontecendo.

Subimos o cavalo quase parando, muito devagar para o nível do pessoal. Descemos a rua do Matão sentido Biologia também devagar. Voltamos devagar... Descemos o Cavalo devagar... No início da Av. da FEA o pessoal deu um tiro assustador. Pelo Garmin, eu estava 49 km/h e não consegui acompanhar o pessoal que estava mais rápido. Quebrei na reta, quase não acreditava. 

O pessoal seguiu em frente, eu voltei para a rotatória da Reitoria e encontrei o pessoal terminando o aquecimento.

Na preleção da Run & Fun os treinadores reforçaram o treino do dia, a divisão dos grupos, o papel dos líderes e o pessoal se dividiu para iniciar os treinos. Muitas pessoas no pedal hoje... Impressionante, só dava Run & Fun na USP.

Nosso grupo era muito experiente e forte, o que é bom para motivar o grupo, mas por outro lado o pessoal forte queria fazer o treino "estilo corrida", fazendo muita força e não mantendo o pelotão. O Bernardo até tentou manter o grupo unido, avisando sobre o início e fim do tempo, alertando sobre outros ciclistas passando, mas no final a organização não foi a melhor possível.

Posteriormente conversando com o treinador Cássio, ele deu uma ótima dica. Se o grupo estivesse realmente coeso e os fortes escapassem, deveríamos manter a velocidade em grupo, revezando a frente, e logo logo engoliríamos o pessoal que esticou.

Mas, não havia muito esta noção e sentimento de grupo, era "cada um pra si".

De novo, não foi ruim, porque com estando junto com o pessoal mais rápido, forçamos mais a cadência para alcança-los ou manter a "roda" (vácuo) e ai acabamos treinando melhor.

Fizemos o trajeto básico, Av. FEA + Portaria, com uma primeira passagem pelo Cavalo. 

Em alguns poucos momentos, consegui puxar o pelotão, mas quebrava rapidamente porque a velocidade era muito alta.



No final do treino, o Sales e o Cássio se juntaram a nós e demos mais uma volta na USP. Meu sensor de cadência + velocidade do Garmin saiu justo quando o Sales se juntou, parei para arrumar e ele ficou me azucrinando dizendo que meu problema não está na bike, está no "motor" :-)

Estava um pouco chateado por não ter acompanhado o PJ, que iria subir a química e fazer uma volta na Portaria, mas pensando bem, ter poupado as pernas foi bom para poder acompanhar os ciclistas fortes da Run & Fun.

No final, uma conversa boa e uma foto (com poucos ciclistas) para constar nos históricos do facebook ;-)




O treino teve aproximadamente 49 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 33  minutos, com velocidade média de 31 km/h e cadência de pedaladas de 71 rpm.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA, Assalt e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Nada

Triathlon Internacional de Santos

Por recomendação da Run & Fun como parte do meu treinamento para o Ironman e checkpoint de progresso, me inscrevi para o Triathlon Internacional de Santos, organizado pela NASports (a mesma empresa que oferece o Troféu Brasil de Triathlon), que acontecerá no dia 01 de Março em Santos.

É uma prova bem conceituada, a bike acontece grande parte na Rodovia Anchieta e o piso é bem melhor do que nas provas do Troféu Brasil.

A corrida é na orla da praia, totalmente plana e a natação é uma incógnita, normalmente tranquila mas ano passado ela foi cancelada devido às condições do mar.

Vamos ver como será este ano....


Nenhum comentário:

Postar um comentário