Hoje o treino foi de transição (Ciclismo + Corrida).
A noite foi curta, cheguei de viagem de Franca (interior de Sampa) bem tarde, arrumei as parafernalhas da bike e corrida, fui dormir e o calor judiou bastante... Foram apenas 6 horas e 45 minutos com muitos movimentos durante a noite... QUE CALOR...
Treino de Transição (Ciclismo)
O treino planejado para hoje pela Run & Fun era:
B: 10' giro leve zr + 45´(15´zm+15´ze+15´zm) + R: 5´zr+10´zm+ 15´ze+ 10´zr
E o tonto aqui olhou a planilha errado... Pensei que o treino fosse este abaixo, mas este é o treino do sábado que vem.... Droga...
B: 10' giro leve zr +40km 53x17+R: 10km zr-zm
Não tem problema, porque também não fiz este treino mesmo :-)
O pessoal do triathlon da Run & Fun decidiu sair com a Route Bike ( http://www.routebike.com.br ) para uma volta um pouco mais radical. O trajeto era o que levava à Aldeia da Serra, em Baruerí.
Tirando o fato que deveríamos pegar a Rodovia Castelo Branco, o trajeto até a Aldeia da Serra é bem tranquilo. O problema era quando se chega lá. Conto isso mais a frente.
Nos encontramos na USP, as 7:00 da manhã na "sede" da Run & Fun. A Route Bike se reúne bem ao lado.
Fui com a Caloi Strada, porque é mais apropriada para um treino em rodovia, já que a Cervelo P3C é uma bike TT e a postura e ergonomia não é muito legal para fazer subidas longas e pedalar em pelotão em alta velocidade.
O problema da Strada é que ela é bem mais pesada, algo próximo a 14 ou 15 quilos. As rodas não estão muito boas, não está bem lubrificada, mas marchas não entram fácil e confesso que a maior parte dos problemas é falta de manutenção. Para ir no treino hoje, tirei a roda da frente e coloquei da Cervélo porque a da Strada está com um trincado grande, e pode dar problemas. Enfim, ela precisa de uma revisão completa e me deu bastante dor de cabeça hoje.
Ao chegar na USP e encontrar os amigos, precedemos que começou a garoar, bem leve mais começou. Isso poderia estragar bastante o passeio, até mesmo cancelar a saída. Nos reunimos na R&F e juntos fomos a Route Bikes para ver se teria ou não o treino.
O pessoal do staff da Route orientou esperar um pouco mais próximo as 7:30 para uma posição final. Ficamos girando na rotatória da reitoria e todos com os dedos cruzados contando com a ajuda de São Pedro.
As 7:30 voltamos a Route e o pessoal confirmou a saída, já que algum dos membros da Route moram na região de Baruerí e lá o céu estava aberto. Fizemos o pagamento da taxa, escutamos as orientações e começamos a brincadeira.
Saímos em pelotão dois-a-dois e tive a sorte de ir ao lado da Vera... Sorte sim, porque fomos conversando muito desde a saída da marginal pinheiro até o início da subida da Aldeia da Serra. A Vera, além de uma ótima atleta, é uma companheira fantástica. Ela que organiza quase todos os eventos de pedal, além de estar presente nas provas de corrida e nos treinos de final de semana.
E hoje o treino da Route Bikes foi basicamente um treino da Run & Fun. Estávamos em 11 ciclistas, e deveria ter mais uns 8 (sei lá, imagino que isso) entre outros ciclistas. Tinha mais staff do que "outros" pedalando com nós.
Saímos em 2 pelotões, P1 e P2, mas basicamente na mesma velocidade. A divisão foi apenas por segurança e para não ter problemas com policiais na rodovia.
Depois de sair da Marginal Pinheiros e pegar a Rodovia Castelo Branco, o pedal ficou "de adulto". O pessoal da cabeça do pelotão começou a colocar velocidade de 40 km/h de média, até encontrarmos uma descida e atingirmos o pico e 52 km/h. E, engraçado, os caras da Route Bike estava pedalando a 40 km/h no plano como se estivessem passeando, parecendo super normal girar naquela velocidade.
Depois de passar pela entrada de Jandira, saímos da Castelo Branco e chegamos a Aldeia da Serra. Neste momento tentei trocar de volantão para volantinho (coroa grande para coroa pequena) e a Caloi Strada não respondeu. Já tinha acontecido isso outra vez, o que fiz foi dar um chute e a marcha entrou. Fui fazer isso esta vez e minha sapatinha bateu nos raios traseiros, e isso me deu dor de cabeça que relato mais a frente.
Chegamos ao pé da subida de Aldeia da Serra, os carros de apoio pararam no posto de gasolina e começamos a subir, cada um na sua velocidade.
Como eu estava sem o volantinho (coroa pequena) tive que fazer muito mais força para subir, e isso me deu mais velocidade, mas por outro lado me cansou muito mais do que devia. E o início da subida é muito íngreme, então fiz muito mais força no começo e minou minhas energias bem rapidamente.
Estava subindo rápido, estava atrás do Caio e dos staffs da Route Bike, mas estava bem porque tinha que pedalar forte na marcha errada.
Já no meio tive que parar para forçar a entrada do volantinho. Parei a bike e forcei com um novo chute (agora certeiro) o câmbio dianteiro, que entrou na coroa correta. O problema é que eu estava no meio de uma subida muito forte, não dá para simplesmente subir na bike, encaixar a sapatilha no pedal e sair pedalando. Tive que descer um pouco, me posicionar e voltar a subir.
A parte ruim disso foi o "balde de água moral" que dei no Tozzi. Ele me viu parando e desanimou de continuar subindo. :-(
Bom, marcha encaixada e sem mais muita motivação, voltei a subir e tentar alcançar o pessoal. Fui até o final e consegui completar a enorme subida de 5 km de comprimento.
Lá em cima fiz a volta numa rotatória e comecei a descida. Tentei trocar a marcha para tirar do volantinho e colocar no volantão, mas o câmbio novamente não funcionou. Ou seja, teria que descer em marcha errada também, o que é menos mal, porque na descida de Aldeia da Serra pouco se usa o pedal.
Uns poucos metros depois de iniciar a descida o Gui passou por mim. Neste momento, por coincidência, dois cachorros saíram de uma vila e vieram atrás de mim. Era só o que faltava, passar apertado com cachorros. Mas eles não iriam me morder, só queriam fazer barulho e correr ao lado da bike.
Depois disso foi só soltar a bike, apertar muito o freio e descer. A descida é muito, mas muito mesmo, forte e desci ela inteira freando.
Quase no final vi o Caio e o Tozzi subindo novamente. O Caio pela segunda vez e o Tozzi pela primeira-e-meia, já que na primeira tentativa ele desanimou ao me ver parado. Que bom que ele animou de subir de novo.
No final da descida, uma nova rotatória e paramos no posto de gasolina para descansar, lanchar e conversar.
Bisnaguinhas, coca-cola, bolachas, água e gatorades a postos, tiramos as fotos tradicionais e voltamos para a rodovia.
Ao parar notei que o pneu traseiro não estava legal, porque ele não dava uma única volta sem fazer muita força... Pensei que estivesse pegando no freio e senti a borracha de freio super quente e era só um ajuste. Ao rodar a roda notei que ela estava toda torta, e um dos staffs da Route Bikes veio me ajudar. Ele notou que alguns raios traseiros estavam quebrados ou soltos. Associei logo ao "chute" que dei na roda logo ao chegar na subida, e minha sapatinha deve ter soltado os raios.
O que isso significa? Significa que subi o monstro da rodovia com a roda traseira brecando e ainda no volantão (coroa grande). Fiz muito mais força do que deveria, e ainda mais numa subida com 15% de inclinação. Eh, a bike precisa de uma revisão urgente...
O cara da Route fez um ajuste rápido nos raios e a roda voltou a girar livre, mas ainda um pouco torta. Pedi para ele também dar uma ajustada no guidão (guidon) que estava desalinhado com a roda dianteira.
A bike ficou "menos ruim" e era hora de subir na bike e voltar.
Voltei ao lado da Kami e também viemos conversando o caminho todo. Cada vez que pedalo com ela escuto histórias que está sem treinar, está machucada, está resfriada, etc. e sempre vejo ela muito na minha frente :)
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Kami de Rosa à direita |
A volta é tradicionalmente mais forte, e o staff da Route estava animado. Na parte plana giramos em média de 43 km/h por um longo período e o pessoal estava bem tranquilo.
O único incidente que aconteceu foi um carro de polícia rodoviária estacionado próximo a entrada de Alphaville e de sinalizaram para saírmos para uma via lateral, mas como eles só aviaram em cima da hora, não deu tempo de desviar e seguimos na Castelo Branco mesmo.
Chegamos na Marginal Pinheiros pela pista expressa, e o asfalto lá é muito melhor do que na via local e tivemos poucos problemas em entrar na cidade.
Ao chegar na altura da USP (ainda na marginal) o pessoal costuma fazer um sprint final, já que temos o muro da cidade universitária nos protegendo e o carro atrás segurando o transito. Não é uma distância muito grande, mas chegamos a velocidade de 48 km/h no meio da marginal. Hahahahahaha, quase dá para tomar multa de trânsito :-)
Terminado o "tiro", entramos na USP e acabava ai o passeio coma Route.
Não choveu em nenhum momento, não pegamos o asfalto molhado e não teve problemas com carros ou caminhões. A temperatura variou de 22 a 26 graus, bem quente por sinal.
O treino de ciclismo teve quase 72 quilômetros de distancia percorridos em 2 horas e 25 minutos, com velocidade média de 30 km/h e cadência de pedaladas de 70 rpm.
Pré-treino: Assault + Goiabinhas (carbo)
Meio-treino: Bisnaguinhas + Coca-Cola
Pós-treino: Isotônico
Excelente treino... Ótima maneira de começar o ano.
Treino de Transição (Corrida)
Chegando na USP, paramos na "sede" da Run & Fun e os treinadores ainda estavam com a estrutura montada, mas quase não haviam mais alunos.
O pessoal guardou a bike, ficamos conversando sobre o passeio "leve" e fizemos uma hidratação. O Carlão estava animado para correr e eu havia levado o tênis, então era hora de trocar de roupa / acessórios e ir completar o treino.
Tomei um gel Gu antes de sair, sabor chocolate... Bem gostoso, por sinal, primeira vez que tomo este sabor.
Esqueci o Garmin 620 e o 910xt em casa, e tive que fazer o treino com o Garmin Edge na mão. É um chato, nada anatômico e pouco preciso para correr, mas quebrou o galho.
Saímos para correr as 10:20 e o sol estava bem mais forte. O Carlão disse que ia dar uma volta de 6 km comigo e eu iria completar os 10 km sozinho, então saímos para fazer o trajeto tradicional de 6 km.
Ao chegar na avenida da Raia Olímpica o Carlão disse que iria abortar o plano original, voltar na alameda dos bancos e completar apenas 4 km. Nos despedimos e pensei em fazer a volta de 10 km direto, passando pelo Hospital Universitário, mas este trajeto é mais afastado e tem poucas pessoas, achei mais prudente correr mais próximo ao trajeto comum e ficar perto de pessoas / segurança.
Ao chegar no "pé" da subida do Cavalo, aonde a Run & Fun tem uma sede de água, dei uma paradinha para descansar, mas não tomei água porque o pessoal já havia recolhido a estrutura. Voltei a correr, subi o Cavalo e fui em direção a rotatória da Biologia. Contornei a rotatória, voltei ao Cavalo, desci e peguei a avenida da FEA.
O sol estava muito forte, eu estava com blusa de ciclismo bem quente e apertada, e os 70 km de pedal começou a fazer pressão na corrida, mas continuei a correr sem parar.
Desci a Av. Mello Moraes e segui até a rotatória da Reitoria, olhei para o Garmin Edge e vi que faltavam 1.5 km. Isso dá, em média, 3 voltas na rotatória e comecei a girar lá. Vi o Chicão (treinador da Run & Fun) saindo e ele me deixou 3 águas na "sede" da assessoria. Também vi o Tozzi saindo bem tarde de lá.
Finalizei as 3 voltas e finalizei o treino.
Poxa, foi pesado... O ano só começou e os treinos vão ficar cada vez mais intensos. Mas foi muito bom, deu para ver que tenho que melhorar bastante meu condicionamento físico.
O treino de corrida teve 10 quilômetros de distância percorridos em 51 minutos, com pace médio de 5:04 min/km.
Pré-treino: Gel Gu
Pós-treino: Água
Deveria ter levado um Endurox R4 para recuperação e também deveria ter levado protetor solar (ainda bem que não tinha sol no pedal de quase duas horas e meia).
Mas, analisando todo o treino de bike e corrida, foi excelente. Um início do ano super forte, e espero que seja apenas o primeiro passo forte de muitos até o Ironman.
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