quarta-feira, 1 de abril de 2015

Dia 1 de Abril - Dia do Vagabundo !!!!!

Dia primeiro de abril é dia da mentira????? É uma quarta feira sem graça???? É o primeiro dia de um novo mês? 

Nada disso... Dia 1 de abril é o aniversário de minha VAGABUNDICE !!!!


Há um ano atrás iniciei meu Ano Sabático visando me preparar física e psicologicamente a prova do Ironman de 2015. Este ano, que na verdade terá pelo menos 13 meses, está sendo repleto de surpresas e superações.

Descobri muita coisa sobre mim, sobre esporte, sobre amigos.... Percebi o quanto consigo me superar, cada dia mais um pouco, e quanto eu sou forte mentalmente... 

Consigo ver claramente que meu corpo tem limites, relembrar que nunca fui uma pessoa ativa e tenho que me adaptar a muitas barreiras físicas e da minha idade. 

Vi que a família, o namoro e amizades são nossas maiores riquezas, e que não há graça alguma ter de tudo e não ter a companhia de quem gostamos. 

Também descobri que esporte é caro.... Não, não é caro, é MUITO caro... Especialmente o triathlon, que temos que ter materiais, professores, acessórios, academias & piscinas, frescurinhas de cada uma das modalidades. Claro, há esportes muito mais caros, mas não imaginava que apena correr, pedalar e nadar fosse tão caro assim.

Do meu ano sabático tenho levado muita coisa de aprendizado. Acho que em tornei uma pessoa mais calma, determinada, "cabeça dura", perseverante, descobri o que esperar das pessoas e do que vou procurar numa empresa quando voltar a trabalhar, porque o trabalho tem que ser no mínimo prazeroso e o pagamento apenas suficiente para termos alegrias.

Consigo ver, com mais clareza, as relações interpessoais, "ler melhor" cada personalidade e também entender a dependência que temos do dinheiro e do conforto, valorizar coisas pequenas do dia-a-dia e como nossa vida passa rápido.

Além de completar em Abril meu ano sabático, faço 40 anos agora no dia 16... É metade de uma vida útil. Estou ficando velho, e por mais engraçado que pareça, só agora cheguei a uma forma física razoável. Daqui para frente é uma estabilização da "máquina" (espero) e depois só desgaste do corpo. Mas valeu.... 

De tudo, vi que a vida não é só trabalhar, trabalhar, trabalhar e descansar. Meus anos na PwC e Accenture foram muito pesados e trabalhei exageradamente, cresci e conquistei meu espaço no mercado de trabalho. A IBM não foi moleza, é uma empresa muito grande e com complexidades de um grande elevante branco que demora para engrenar. A Ericsson foi uma completa bagunça e uma grande confusão / erros (muitos erros meus) em muitos aspectos, mas foi na Ericsson que comecei a perceber que eu sou importante para mim, e se eu não cuidar de mim mesmo, ninguém vai fazê-lo. 

Foi na Ericsson que comecei a correr e me tornei viciado, mesmo sem performance, mesmo sem ser o primeiro (nem estar entre os 1.000 primeiros), virei um viciado em cuidar de mim. Ahhhhh endorfina.... Isso é muito bom.....

Mudei alimentação, hábitos & rotinas, horários de dormir e acordar... E sabe o que ganhei com meu vício? Amigos... Muitos amigos passaram pela minha vida depois que comecei a fazer esportes. 

Meus amigos do Triathlon da Run & Fun foram formidáveis. Cada um contribuiu um pouco, mesmo sem saber... Eles se tornaram minha família, meus amigos de "trabalho" (aqueles que você convive todos os dias), meus confidentes, meus apoiadores, meu companheiros.

Assustei muito o Seu Mauriel e a Dona Heliet (meus pais) com esta decisão de ficar sem trabalhar, acho que até hoje eles morrem de medo do que vai acontecer comigo, mas tenho certeza que eles me olham hoje e percebem a minha felicidade de ter feito esta loucura.

A Mandi tem sido uma namorada muito compreensiva, companheira e forte por me aguentar. Me acompanha nas provas, torce e apoia, me puxa as orelhas e tem estado presente em grande parte deste ano de treinamentos e provas, sejam aonde for.

Mas, enfim, voltando ao Ano Sabático, não sei o que teria feito diferente. Não sei ao certo se era necessário mesmo ficar sem trabalhar para encarar o Ironman, mas sei que está sendo ótimo.

No início, há 1 ano atrás, passei meses ruins, me sentia mal em não produzir e não receber salário. Depois passei por momentos excelentes, porque comecei a treinar para a Maratona de Chicago e consegui um ótimo tempo e tenho gravado na minha memória como foi sofrido e como foi gostoso fazer esta prova. 

Esqueci da dependência financeira, vi que meu planejamento estava indo de acordo com o que previa e "desencanei" da obrigação de ter que ter um trabalho.

Passei outros meses difíceis também, quando o corpo começou a "cobrar" um pouco o pagamento pelo esforço, o rendimento caiu e faltava motivação para treinar.

Agora a prova se aproxima, faltam apenas 2 meses e não há mais desculpas. Estou num misto de euforia, ansiedade, felicidade, preocupação e medo. A grana começa a ficar curta... A prova começa a ficar próxima. Mas o corpo está respondendo muito bem. 


Vou fechar meu Ano Sabático desfrutando de muitas memórias boas, a grande parte escritas neste blog, outras guardadas na minha cabeça e coração.

Fiz amigos no blog, servi de mau exemplo de como não se deve comportar em treinamentos fazendo sempre um pouco mais que os treinadores passavam, mas também posso ter ajudado alguns a ver que é possível mudar o estilo de vida e fazer algo em nome da saúde.

Vou contar com orgulho para filhos / sobrinhos / afilhados que um ano da minha vida eu dediquei somente a minha saúde, fiz uma prova de triathlon muito desafiadora e ganhei uma competição que nenhum outro poderia ganhar, porque a minha competição é e sempre será comigo mesmo.

QUE VENHA O IRONMAN  !!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário