quarta-feira, 22 de abril de 2015

Treino de 17/04

Hoje fiz treinos apenas de corrida


Descanso faz parte do Treino

Como tive a comemoração de aniversário de 40 anos ontem a noite com a Mandi e amigos, fui dormir bem tarde e o desanco não foi lá dos melhores. Até pensei em cancelar o treino de hoje pela manhã, mas engoli o mimimi e deixei para descansar mais tarde.


Foram apenas 5 horas de sono, bem relaxado, mas curto. Para quem costuma dormir 8 horas por noite, deixou a desejar.


Pronto, acabou a celebração dos 40 anos, já estou velho e posso parar de comemorar isso :-)

Treino de Corrida

Hoje o treino era para ser muito divertido... Mesmo cansado, fui para a USP porque a distância do treino prometia um grande desafio de resistência, sem velocidade.

O treino programado para hoje era:

Run: 28 km zr-zm

Levei copos de água mineral, duas caramanholas de ciclismo com Malto + Dextrose + BCAA e lá na USP eu fiz a mistura da água e pozinhos e devolvi aos copos o líquido bem avermelhado. Deixei 6 copinhos no capô do carro, que estava estacionado próximo a Reitoria, e torci para que ninguém compartilhasse comigo minha hidratação.

Coquei o frequencímetro, liguei o Garmin, coloquei gel de carboidrato no bolso, duas pírolas de sal, viseira, liguei o iPod e as 6:45 da manhã comecei a correr. É, era tarde sim... Deveria ter começado as 6:00 ou até antes, mas....

Escolhi fazer a volta de 6 km, o padrão da cidade universitária. Poderia ter escolhido a de 4 km para poder hidratar com mais frequência, mas achei psicologicamente pior fazer 7 vezes o percurso mais curto. Até pensei em subir a rua do Cavalo para "esticar" o trajeto chegando a quase 8 km por volta.

Como se fosse tanta diferença assim fazer quase 5 vezes o circuito de 6 km, ou 7 vezes o de 4 km  :-)

Bom, relatar volta a volta ficaria meio monótono, mesmo porque quase nada de diferente aconteceram nas voltas. Tomei um gel de carboidrato no final da segunda volta (ou seja, com 12 km girados), tomei uma pírola de sal no final da terceira volta (18 km), ao final da quarta tomei outro gel (este não precisava), e quando completei os 28 km parei.

Estava do lado oposto de onde parei meu carro, se eu continuasse correndo chegaria a 31 km no total do treino, mas como eu sou um aluno respeitador de planilhas (#SQN), parei para não colocar muito mais volume do que meu último treino longo que teve 21 km na sexta passada.


De manhã, ao chegar na USP, estava friozinho. Optei por correr de camisa de mangas compridas e não havia me atendado que se saísse sol teria problemas com o calor da cor preta da camiseta e shorts. No final do treino o sol estava mais forte e o corpo ficou bem mais quente com esta roupa.

Notei, analisando os dados posteriormente no Garmin, que no final da quarta volta (24 km percorridos) a frequência cardíaca estava bem mais alta, nada de muito acelerado, mas o calor, o cansaço e o tempo de treino já faziam efeito negativo no batimento cardíaco. O Esforço que precisava fazer para correr já era maior.



De resto, tudo bem. Não senti dores, incômodo ou problemas pelo pouco sono da noite. Estava com um pouco de sede no final, mas deve ser por causa do calor e camiseta de mangas compridas, já que me hidratei em todas as voltas de 6 km.


A última vez que corri 28 km deve ter sido na Maratona de Chicago, em outubro do ano passado e havia me esquecido como é gostoso correr longas distâncias sem pressão de olhar no relógio. Até passei o olho no início do treino, mas depois desencanei das intermediárias e só pensei em correr na velocidade que dava.

Outra coisa, correr longo é gostoso, mas se não estivesse com meu iPod tocando músicas eu teria ficado louco, conversado sozinho ou parado para conversar com alguém, porque correr por 2 horas e 25 minutos sem alguma distração é phoda.

A USP estava com cara de universidade (risos), três ou quatro ciclistas pedalando, algumas poucas pessoas correndo, um atleta com camiseta do Ironman passou muito forte por mim quando eu já estava terminando, mas, no geral, apenas alunos e professores na cidade universitária.



O treino teve 28 quilômetros de distância percorridos em 2 horas e 25 minutos, com pace médio de 5:05 min/km e cadência de passadas de 173 ppm.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA e Bisnaguinhas
Meio: Treio: Maltodextrina + Dextrose + BCAA, Gel de Carboidrato e Pírola de Sal
Pós-Treino: Endurox R4

Normalmente faria natação, alongamento e musculação hoje, mas cheguei tarde da corrida, peguei muito trânsito, perdi a hora da aula de natação e acabei emendando a folga para as outras atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário