quinta-feira, 26 de março de 2015

Previsão bastante realista - APENAS UMA PREVISÃO....

Todo mundo fala que o primeiro Ironman tem que ter como único objetivo terminar a prova.


Acho que vai dar para terminar sim. Espero muito por isso, foi um ano inteiro de treinamento, fortalecimento e preparação. 

Ontem estava conversando com a Mandi sobre a prova, falamos de ansiedade e expectativas e de tudo que tenho que fazer, e confessei que tenho mais medo é da Maratona. Vou explicar o motivo.

Eu sou péssimo na natação, mas tenho nadado constantemente e a mudança de treinar 5 vezes por semana foi primordial para me dar confiança. Eu ainda não tenho velocidade, e acho que nunca vou ter, mas já tenho resistência para aguentar a distância da prova (3.800 metros).

CLARO que pode dar mer!^&#^$(! na natação, pegar um mar muito mexido, tomar um chute e machucar o rosto, dar um bloqueio e não conseguir nadar, sair forte e cansar.... Mas as chances de ter um problema reduziram bastante.

Eu estou de bem com a bike, tenho feito treinos longos e não tenho sentido cansaço, consigo uma velocidade média bem adequada, consigo correr depois de pedalar por mais de 3 horas, tudo parece bem comigo e minha linda Cervélo P3C. 

CLARO que pode dar mer!^&#^$(! no ciclismo, posso cair, pode furar o pneu, pode estourar a corrente, passar num buraco e quebrar algo importante (freios, guidão, roda, quadro, garfo, banco, etc.), pode chover, posso sentir os 180 km de distância, o vento pode estar muito forte, mas até agora a relação Daniel x Bike x Longos está excelente.

O que me preocupa MESMO é a maratona. Comecei minha vida esportiva com corrida, amo correr mais do que todas as outras modalidades, me sinto confortável com velocidade e distâncias, os perigos são menores do que as outras modalidades, tudo deveria me dar confiança para correr a prova e me sair bem.


Mas.... (sempre tem um mas) fazer uma maratona depois de passar quase 8 horas em nadando e pedalando me assusta. Tenho medo de forçar a bike e quebrar na corrida (como aconteceu no Challenge Triathlon 70.3 de Floripa e em diversos Olímpicos que fiz), tenho medo de uma cãibra (e ai não tem o que fazer a não ser parar), tenho medo de uma contusão, do desgaste (lembro como eu terminei a Maratona de Chicago e não sobrou muito de mim no final da prova), de desidratar, de perder muito sais minerais e dar um mal estar, de empolgar muito e forçar no começo e faltar no fim....


Engraçado, a modalidade que mais me dá confiança é a que mais me assusta. 

Será que isso é normal???? 

Voltando ao título do post, já fiz várias previsões utilizando uma "calculadora" de triathlon com distância do Ironman ( http://www.triathloncalculators.com/ ). Cada época deste ano sabático eu fiz uma precisão, saindo de completar a prova em sub 13 horas até prever terminar em sub 10 horas como se eu fosse um profissional. Sonho meu....

Acho que uma previsão boa é terminar... Eu vou terminar, se eu puder mexer as pernas e me arrastar, eu vou terminar a prova. Se a bike não quebrar, se eu não morrer afogado, eu vou terminar a prova... 

Mas... se tudo correr MUITO MUITO MUITO MUITO bem, se nenhum imprevisto acontecer, acho que a prova tem tudo para ser divertida e sair com um tempo bom. Não é o objetivo principal, o primeiro goal é para completar. 

A última previsão otimista/realista é esta:


Porque estou usando estes valores na minha previsão? Vamos lá...
  • A minha natação é ruim, já fiz 3.9 km nadando no carnaval (bem recente) e gastei 1:29:00. Até um novo teste de natação em águas abertas, esta última impressão é a que fica.
  • Vi uma média de tempo de T1 e T2 e há pessoas que gastam 15 minutos, outros fazem em 5 minutos. Sei lá porque tanta diferença, mas como não quero fazer nada correndo e cometer erros, coloquei médias "normais" que tirei do site do Ironman de Floripa de 2014. Constatei também que a T1 é sempre maior que a T2.
  • O pedal é muito difícil prever, vai depender muito do vento, chuva, calor, etc. Meu pedal hoje é para mais do que 32 km/h, mas se forçar muito posso quebrar na corrida. Serei conservador na bike, ela é 50% do Ironman. Fiz 100 km na terça, 3 dias atrás, sem vácuo e a velocidade média foi 32.6 km/h. Neste treino teve tiro, teve pausa para hidratação, teve deslocamento da USP para a Ciclovia (e vice-versa), mas é o que tenho hoje para um treino sem vácuo. 
  • A maratona é que me assusta, então não sei como chegarei para correr e se forçar muito posso ter problemas de lesão, cãibras, sei-lá-o-que e acabar com a brincadeira na parte que gosto mais. Já fiz a Maratona de Chicago com pace médio de 4:38 min/km e nunca irei repetir este tempo num Ironmna, então fazer sub 4 é ótimo. 
Como disse, já fiz previsões pessimistas, outras otimistas demais, mas acho que esta é a mais realista que posso fazer.

Largando as 07:00 da manhã (todos no Ironman largam juntos), devo fazer as seguintes marcas:


Será que dá???? Se isso se realizar, estará ótimo.... Sub 12, quase chegando a 11 horas, para uma estréia no Ironman será uma grande vitória... APENAS cruzar o pórtico final será uma grande comemoração.


Dizem que a dificuldade do Ironman é chegar até a linha de largada, porque os treinos são pesados, desgastantes, solitários, intensos, sacrificantes, etc. Depois que vencemos a difícil fase de treinos, o objetivo da prova torna-se simplesmente se divertir. 

E vai ser divertido :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário