sexta-feira, 13 de março de 2015

Treino de 13/03

Hoje os treinos foram de Corrida, Natação, Alongamento e Musculação.


Outra ótima noite de sono... Acho que a fada do sono reencontrou o caminho da minha casa, porque estou conseguindo dormir bem há vários dias. Até que enfim.

Só não consegui identificar o que era antes, para não deixar acontecer de novo. De qualquer forma, hoje foi um pouco mais de 8 horas de cama, com direito a acordar de noite para ir ao banheiro.


E hoje é dia de longão de corrida... Como eu gosto de correr. Então, hora de acordar, tomar café e suplementos, porque hoje tinha meia maratona no cardápio.



Treino de Corrida

Fui para o Ibirapuera antecipar o treino de amanhã de corrida. Acordei bem cedo, tomei todos os pozinhos e pípulas com o café da manhã e fui de carro para o parque.

Até que havia bastante pessoas fazendo treinos e passeando, o tempo estava tranquilo e sem chuva, então tudo certo para um dia de esportes.

Ao chegar, tomei um Gel Gu antes do treino, um copinho de água, coloquei o iPod para sortear as músicas, fiz até um alongamento meia-boca (não acredito em alongamentos e seus benefícios para a corrida) e fui correr.

Nos primeiros passos da minha corrida, cruzei com um boxeador fazendo treino no parque. Normal, tem de tudo e de todo gênero de pessoas no Ibirapuera, mas ver um boxeador correndo e golpeando o vento foi bem engraçado.

Decidi fazer a volta de 2.8 quilômetros, que é a volta aberta sem o "cotovelo" dos porquinhos, para evitar cruzar a ciclovia e ter que ficar desviando dos ciclistas, pelo menos neste ponto mais crítico. 

A idéia do treino de hoje era fazer 21 km, primeira meia maratona depois da prova do Challenge em Florianópolis. Tava na hora de correr mais longo e me preparar para o Meio Ironman de Brasília, que vai acontecer no dia 5 de Abril.

No trajeto de 2.8 km e a distância de 21.095 metros, eu teria que dar 7 voltas no parque. Dava para fazer um buraco no chão :-) 

No segundo quilômetro do meu treino percebi algo errado no Garmin. Ele marcou antes de 2 km (eu já sei decor aonde dá a divisão dos quilômetros) e além de marcar antes ele marcou um pace de 5:30 min/km, e definitivamente não estava nesta velocidade, e depois de mais um quilômetro marcou 4:13 min/km, e também não estava nem perto.

Sabia que ia dar problema mais tarde, mas.... erro de localização de GPS não tem o que fazer... Poderia parar e reiniciar o Garmin, mas continuei correndo. Depois do 4 km ele se acertou, achou os satélites corretos e me ajudou a controlar o pace durante o treino.

Ao fazer 7 km tomei outro Gel Gu, e ai começou o sofrimento. Procurei um local para beber água e estava seco. Fui até outro bebedor, e também sem água. O primeiro Gel Gu eu tomei com água que trouxe de casa, este segundo foi "a seco", o que não é nada bom. É o famoso controle da pressão da Sabesp, que limita a água de alguns bairros, e o parque do Ibirapuera fica sem suprimento de água.

Continuei tranquilo, passei pelo quilômetro 10 com aquela sensação de que 10 km é não é mais do que minha obrigação correr, mas já começou a ficar difícil. 

Passaram os km 11, 12, 13, 14 e era hora de tomar o terceiro gel. Ai não dava para descer a seco, porque já estava correndo há um bom tempo e precisava de hidratação com ou sem gel. 

Parei no meu carro, peguei um copinho de água que tinha levado para o pós-treino e tomei. Voltei para os 7 km finais e senti bastante cansaço. Até os 18 foi sofrido, depois ficou pior e o ritmo caiu bastante. 

Terminei os 21.1 km bem sem forças, sem dor, mas desconfortável. Acho que a ausência de treinos longos e o excesso de musculação para ganhar força podem ter feito o treino ficar mais complicado. A parte boa é que, escrevendo o blog agora a noite, estou inteiro e pronto para o treino de amanhã.


O pace subiu bastante a partir do 19 km, foi quando comecei a sentir a boca bem salgada, do mesmo jeito que senti quando treinava para a Maratona de Chicago. Isso quer dizer, faltou hidratação.


Mesmo assim, foi um treino bom... Fazer 21 km é sempre um desafio, mas é uma distância gostosa para fazer provas. 

Se não me engano, a partir da semana que vem as sextas começam a ficar pesadas sempre, e mesmo se não for, eu planejo instituir a Sexta da Meia Maratona, correr pelo menos 21 km ou mais neste dia.

O gráfico do trajeto ficou todo errado, porque o GPS não estava sincronizado com os satélites corretos, mas o trajeto foi o mesmo durante todo o treino. Pelo Garmin, eu corri por cima do lago e no meio das árvores :-)


O treino teve 21 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 41 minutos, com pace médio de 4:47 min/km.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA e Bisnaguinhas
Meio-Treino: Gel Gu
Pós-Treino: Endurox R4, BCAA

Treino de Natação

Fui mais cedo para a Planet Sport para nadar porque precisava ir ao banco pagar a taxa do simulado de triathlon de domingo. 

Comi um pouco de bisnaguinhas para ter mais energia para o treino, porque a reserva já tinha sido consumido de manhã no treino da corrida.

Ao chegar na piscina, vi que o Vander não estava lá e uma menina (se não me engano o nome dela era Pâmela) estava orientando os alunos. 

Perguntei se podia antecipar o treino e ela viu que a piscina estava bem vazia e me autorizou a começar mais cedo.

Ela me passou a seguinte sequência:

Aquecimento:
   100 metros de nado crawl
   100 metros de nado peito
   100 metros de nado crawl

Série 1:
   4x | 100 metros de nado crawl forte com nadadeira (i=45'')
        |   50 metros de ondulação com nadadeira

Série 2:
   2x | 100 metros de nado costas com nadadeira
        |   50 metros de ondulação com nadadeira
   
Série 3:
   200 metros de nado peito

Série 4:
   2x | 4x | 25 metros de nado crawl
        |      | 25 metros de nado medley (uma das modalidades)

Série 5:
   500 metros de nado crawl com nadadeira

Como estava cansado da meia maratona de manhã, o treino leve veio bem na hora certa. A treinadora não me conhecia, não forçava em tiros ou modalidades muito diferentes, então foi ótimo para relaxar.



O treino teve 2.400 metros de natação (300 metros de pernas) em 47 minutos, com um ritmo médio de 1:58 min/100m e 12 ciclos de braçadas a cada piscina de 25 metros.

Pré-Treino: Bisnaguinhas
Pós-Treino: Nada

Treino de Alongamento

A aula de alongamento está perdendo a audiência... Hoje haviam 2 homens e 3 mulheres, e considerando o professor, ficou 3x3 o placar.

Treino tranquilo, sem novidades.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Treino de Musculação

Saí da Planet Sports para ir ao banco e ao médico, voltei para puxar ferro e queria terminar logo para poder correr da chuva e dos protestos de Sampa. 

Então, deixei o facebook, whatsapp e browser de lado e foquei nos exercícios sem enrolar quase nada.

Hoje era dia de membros inferiores, e foi tudo tranquilo. Coloquei um exercício lombar no final das séries para poder fortalecer o abdomen. 



Sem segredo... Fiz os exercícios em 1 hora e 8 minutos, fechei o dia de esportes e agora é me preparar para o Sábado e Domingo.

Pré-Treino: Creatina
Pós-Treino: Whey Protein


Contatos:

Para quem desejar seguir meu blog através de atualizações pelo facebook ou me acompanhar nos sites de esportes, seguem os links:


E-mail: daniel.abib@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário