sábado, 21 de março de 2015

Treino de 20/03

Hoje os treinos foram de Corrida, Natação, Alongamento e Musculação.


De ontem para hoje um comprador veio buscar a minha Caloi Strada que eu estava vendendo e, por problemas de logística, combinamos de confirmar a venda as 21:00 horas. Ele chegou as 22:30... Tudo bem, acontece... Mas ai não trouxe a o dinheiro e queria pagar com cheque... Não dá, né?

Além de eu ir dormir lá pelas 23:00 e com um pouco de cabeça quente, não entreguei a bike, claro... Phoda viu... 

Foram apenas 5 horas e meia de sono, com bastante movimento. Mas.... Hoje é sexta feira de meia maratona, vamos nos divertir...



Treino de Corrida

O dia prometia... A planilha marcava um treino longo, o final de semana também tem um bom volume, e acordei cansado mas empolgado.

Fui para o Ibirapuera bem cedinho, ainda com pouca luz e tempo fechado, mas não chovia. Levei gel de carboidrato, iPod, água, maltodextrina e muita disposição, pois o treino da Run & Fun marcava:

Run: 18km zr-zm 

Show.... 18 km de corrida direto, sem intervalos programados. 

Cheguei no parque, parei o carro, preparei o som, tomei um gel e comecei a correr. Como sempre, a ideia era fazer um pace constante e evitar as oscilações bruscas, mas não tem como, o início do treino é difícil, depois o treino embala, depois vem a euforia e mais a frente o cansaço... Em cada uma das fases preciso fazer mais ou menos força.

Escolhi fazer a volta de 3 km no parque do Ibirapuera passando pelos dois "cotovelos", mesmo que isso implicasse em cruzar o trajeto das bicicletas 4 vezes a mais e ganhar muito pouco na distância percorrida. 

Comecei girando próximo a 5:00 min/km, depois o corpo foi aquecendo e o pace melhorando, melhorando, melhorando até chegar a 4:20 min/km no quarto quilômetro. Vi que estava forte demais, dei uma reduzida e fui mais tranquilo.

Ao completar 8 km, ou seja, duas voltas e um pouquinho, tomei o segundo gel de carboidrato e sabia que era recomendado tomar água para ajudar a diluir o gel no estômago. Fiz um teste de deixar um copo de água no para-brisas do meu carro para ver se teria a "sorte" dele continuar lá depois de alguns minutos, e para minha surpresa ao completar 9 km (3 voltas) o copo estava lá. 

Tomei a água e senti que foi na hora exata, estava começando a sentir sede e não havia água no parque para hidratação. 

A quinta volta foi um pouco mais sofrida, acho que o corpo ainda não tinha absorvido o gel e ainda estava com sede, e senti um pouco de dificuldade de manter o ritmo que caiu um pouco, girando próximo a 4:46 min/km.

Ao completar 15 km fiz uma parada no carro para pegar o último gel e toma água com maltodextrina com calma. Devo ter ficado uns 2 ou 3 minutos parado, até tirar a chave, pegar o gel, tomar a malto, guardar tudo e sair de novo. Foi bom para descansar e a hidratação foi muito melhor, quase 600 ml de líquido + malto.

O rendimento depois disso foi bem melhor, voltei a girar abaixo de 4:39 min/km e me sentia bem melhor e disposto.

Nos últimos 2 quilômetros fiz um vai-e-volta pela subida que tem na pista, porque se eu abrisse a volta novamente eu teria que dar mais uma volta inteira no parque, e só faltava um pequeno trecho, mas infelizmente era a subida. Não tive dúvida, fiz duas vezes e economizei um longo trecho, mesmo que caminhando.

Ao completar 21 km confirmei no Garmin a distância e garanti que corri 100 metros a mais (a meia maratona é 21.095 metros) para poder deixar registrado a distância oficial, finalizei o treino e fui descansar.


Fiquei bem feliz com o treino, está longe do meu melhor tempo de meia maratona, mas foi uma melhora de quase 3 minutos da semana passada para esta.

Além do tempo, terminei o treino inteiro, sem dor, sem respiração ofegante, tranquilo.... 


O treino teve 21 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 38 minutos, com pace médio de 4:40 min/km e cadência de passadas de 177 ppm.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA e Bisnaguinhas
Meio-Treino: Maltodextrina
Pós-Treino: Endurox R4

Treino de Natação

Hoje seria o última dia de trabalho do professor Vander, e fui nadar bem chateado esperando péssima notícia de quem seria o substituto dele. 

O Vander é gente boa, não é muito de conversar mais tem um papo legal, manja muito de dar aulas de natação e é diferenciado na Planet Sport. A saída dele ia deixar uma lacuna, tanto para a academia quanto para meu projeto do Ironman.

Mas.... Ao chegar na piscina vi ele com um sorriso no rosto. Perguntei se havia alguma novidade e ele disse que não iria mais sair, a academia recebeu vários protestos dos alunos, inclusive um email longo e bem dissertativo que enviei, e resolveu reverter a situação dele.

Poxa, que ótima notícia... Depois de uma conversa e a explicação do que aconteceu, ele fechou a cara e falou que a brincadeira acabou, para cair na água e fazer:

Aquecimento:
   500 metros de nado crawl

Série 1:
   6x | 50 metros de nado crawl com palmar com braçadas fortes (treinar finalização do braço)

Série 2:
   8x | 100 metros de nado crawl com palmar e flutuador
   
Série 3:
   4x | 50 metros de nado crawl respiração polo
        | 50 metros de nado costas

Série 4:
   1.000 metros de nado crawl com palmar e nadadeira

Série 5:
   200 metros de nado crawl

Na terceira série, ao fazer uma vidada no nado crawl, uma cãibra veio me visitar... mas foi embora logo. Na virada eu uso as pernas para dar um impulso, e ao esticá-la com mais força os músculos deram uma pequena travada. Sem muita dor, apenas um susto... Mas as sequelas da cãibra me acompanharam até a noite de hoje.

O treino foi ótimo, nem pelo treino em si, mas por saber que o Vander ia continuar me apoiando até o Ironman....

Mas o treino foi bom mesmo, foi a primeira vez que fiz 10 braçadas por piscina de 25 metros (ou seja, bem alongado) e o ritmo não foi nada mal. Muito disso porque o material (palmar, flutuador e nadadeira) ajudou bastante.


O treino teve 3.000 metros de natação em 57 minutos, com um ritmo médio de 2:52 min/100m e 10 ciclos de braçadas a cada piscina de 25 metros.

Pré-Treino: Banana
Pós-Treino: Nada

Treino de Alongamento

Aula normal, quase sem ninguém, fiz o que precisava. Tá começando a ficar chato fazer os mesmos exercícios sempre.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Treino de Musculação

Hora de puxar ferro.... Hoje foi dia de membros superiores e resolvi colocar um pouquinho mais de força na remada baixa e tríceps cross corda.

Fiz tudo rapidinho, em 1 hora e 8 minutos, estava com medo das chuvas de São Paulo e ainda tinha que atravessar a cidade antes que caísse o mundo.

Mas, fiz tudo certinho.... Como dói fazer a prancha declinada.... 

Pré-Treino: Creatina
Pós-Treino: Whey Protein

Adicional do Dia:

Hoje fui no médico cardiologista buscar o resultado dos exames de ecocardiograma que fiz esta semana, pois meus atestados estão vencendo. 

Resultado? Tudo 100% .... 




Contatos:

Para quem desejar seguir meu blog através de atualizações pelo facebook ou me acompanhar nos sites de esportes, seguem os links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário