Hoje os treinos foram de Ciclismo, Corrida, CORE (Abdomen) e Natação.
Uma boa noite de sono... A segunda seguida, uma semana que começa com boas recuperações durante a noite. Tomara que continue assim...
Não tem segredo, uma boa noite de sono dá um pique fantástico para os esportes (claro, para o trabalho e para a vida toda) no dia seguinte.
Vamos tomar um café (de triathlon, como na foto abaixo), calçar as luvas ou tênis e sair de casa pois é hora de treinar.
Treino de Ciclismo
Fui para a USP e novamente não vi os portões fechados. Acho que pararam com a frescura de entrar apenas após as 5:00 da manhã, pois cheguei 10 minutos antes e tudo estava tranquilo para entrar.
O asfalto de casa até a USP estava bem molhado pela chuva de ontem, conversamos entre os atletas da Run & Fun por whatsapp para saber se teria treino, e o pessoal decidiu ir para o cidade universitária e rezar para não chover novamente durante nosso pedal.
O treino programado para hoje era:
10´giro leve zr + 10´subida do Cavalo + 20´subida da Química + completa 90´ zr
Hahahahahahha, tranquilo, não? 30 minutos de subidas, sendo que a Química é longa e tem partes bem íngremes, não como a Biologia, mas assusta um pouco.
Se minha BMC SLR01 estivesse pronta, ou se ainda tivesse minha Caloi Strada, iria com elas sem pensar muito, porque fazer subidas com uma TT fica um pouco mais difícil. Por falar nisso, a BMC está quase pronta :-)
Na USP, fiz o aquecimento todo com os amigos, porque quando tirei a bike do carro muitos atletas da Run & Fun já haviam chegado. Conversa boa, velocidade baixa, tudo tranquilo. A rotatória da Reitoria estava muito cheia, mas sem incidentes.
Paramos na "sede" da Run & Fun para a orientação dos treinadores. Do Ironman, estávamos eu, Caio Magano e Alvarito e saímos para o treino sem presença de treinadores, porque os outros pelotões estavam com muitos atletas e eles teriam treinos com intervalos de tiro (acredito eu) e precisariam de mais orientação do que nós.
Na saída para nosso treino, falamos para tomar um cuidado redobrado com as curvas, rotatória do Cavalo e principalmente as faixas pintadas no asfalto que escorregam muito com a chuva e asfalto molhado.
A altimetria das subidas não é lá assustadora, mas é interessante ver no Gráfico do Garmin o trajeto de hoje e ver o tamanho da encrenca.
Fomos para a subida do Cavalo e começamos a brincadeira. Eram 10 minutos de subidas, e na descida só soltar a bike para recuperar o fôlego. Deu tempo de fazer 5 subidas, com velocidade média de subida e descida e 26 km/h. Justificável, porque na subida fazíamos força, e na descida não pedalávamos, então a velocidade era baixa mesmo.
Depois os 10 minutos de subidas, nos dirigimos para a Química e começou realmente a diversão. A Química tem quase 1 quilômetro de extensão e aproximadamente 45 metros de diferença de altimetria, com uma inclinação logo no início de 9%.
Depois do meio da subida, tem um pequeno trecho de "leve subida" e no final a subida volta a ficar pesada chegando a 7.3% de inclinação.
Fizemos 4 subidas, e na penúltima e última já era necessário dividir as pistas com muitos carros, porque o horário já era mais avançado e muitos motoristas usam as ruas da USP para atravessar a cidade.
No final das subidas, o Alvarito agradeceu por estar ao nosso lado e pedalarmos juntos, e eu disse a ele que nós que agradecemos, ele é mais experiente e passa muita confiança, e sempre diz palavras de tranquilidade para nós. O que temos a mais de energia ele tem de sensatez e força de vontade.
Nosso grupo do Ironman está bem coeso, fazemos os treinos quase na mesma velocidade e ajudamos um a outro. Pena que dois dos nossos amigos tiveram que abandonar o projeto de participar da prova, mas nós estamos bem animados com os treinos.
Ao finalizar os 20 minutos de subidas, fomos para a rotatória da Reitoria porque o Alvarito iria embora e eu e o Cario fomos acompanhá-lo. Demos algumas voltas com ele e com muitos outros ciclistas que lotavam a rotatória, e assim que ele saiu, voltamos a pedalar na avenida da FEA.
Fizemos 5 vezes o percurso da FEA, algumas vezes acompanhando outros ciclistas que estavam passando (pegamos um pelote da BK que estava voando), outras vezes sozinhos de cara para o vento.
Quando deu o horário do Caio, fomos para a Reitoria e ele se despediu. Eu aproveitei e fui até a "sede" aonde a Ste (Stephania) estava oferencendo bolo de aniversário. Comi um pedaço do delicioso bolo de chocolate. Huuummmm... Estava simplesmente excelente.
Conversei um pouco com meus treinadores e tomei uma bronca generalizada dos 4 professores devido ao excesso de treinos e minhas "esticadinhas" aumentando o volume dos exercícios. Eu sei que eles tem razão, vou pegar um pouco mais leve, e espero não ter um décimo dos problemas que eles me relataram que eu poderia ter :-)
Ainda acho que estou com pouco tempo de pedal, vejo pessoas no Strava, nas outras assessorias, outros amigos que estão treinando ou já fizeram o Ironman, e todos estão com muito mais tempo de bike por semana do que eu.
Nesta semana, por exemplo, no grupo do Strava, estou em 23 lugar em tempo total gasto treinando de bike.
Na semana passada, considerando o final de semana, fiquei ainda mais atrás, em 85 lugar e bem longe de outras pessoas da Run & Fun que nem estão inscritas no Ironman.
Como falei, entendo que os treinadores só querem previnir e evitar lesões, e eles entendem muito mais disso do que eu, mas também não quero moleza e tenho confiança que forçar mais não vai me estourar.
Voltando ao treino, depois da "comida de rabo" totalmente justa e bem conduzida que tomei, voltei para a rotatória da Reitoria e girei mais 8 km para completar 60 km. Quando saí de casa, tinha o plano de fazer 100 km de bike, mas respeitei a orientação dos treinadores e fechei o treino de bike.
Final de treino, tranquilo e com bastante força para as subidas. Bronca justa, recado recebido e um bom giro na FEA + Reitoria.
O treino teve 60 quilômetros de distância percorridos em 2 hora e 2 minutos, com velocidade média de quase 30 km/h e cadência de pedaladas de 74 rpm.
Desta vez, perdi a foto com o pessoal comemorando o aniversário da Ste, mas ainda tinha bolo para mim :-)
Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Endurox R4
Treino de Corrida
Como pedalei um pouco mais, fiquei preso no rodízio na USP, mas já estava preparado para fazer o treino de corrida por lá.
Guardei a bike, tirei os materiais de ciclismo (sapatilhas, capacete, óculos e luvas), coloquei o tênis, tomei um pouco mais de água com Endurox R4 estava pronto para correr.
Antes de sair, ainda conversei com o treinador Sílvio e o amigo Fred Pescuma sobre as próximas provas e de relógios com GPS, e saí para treinar.
O treino programado para hoje era:
Run: 30' zr
Ou seja, só fazer um giro leve, sem tiros, sem volume.
E foi isso que fiz, seguindo as orientações dos treinadores (risos). O pace foi progressivo, melhorando um pouquinho a cada quilômetro, e sem sentir muito cansaço.
A dor de ontem? Nem sinal dela... Deve ter sido apenas um desconforto, uma pisada errada, um "choque" ou sei lá o que, mas está comprovado que não tenho mais nada e posso correr sem preocupações.
Fiz a volta normal de 6 km, passando pela Portaria, Raia Olímpica, Rotatória do Cavalo, FEA e retorno para a Reitoria.
Ao finalizar os 30 minutos (28 para ser mais exato), fechei o treino, mas queria mesmo dar mais uma outra volta e fazer 12 km de corrida. Mas tá bom, vou tentar pegar um pouco mais leve e respeitar "em partes" a planilha.
Gostei, velocidade boa, sem dores, pace progressivo, tudo certinho. O problema deste treino de corrida foi apenas ter que correr nas calçadas da USP que estão bem esburacadas, já que havia muitos carros andando na cidade universitária naquele horário.
Outra parte chata foi que acabei o treino as 8:30, então fiquei até as 10:00 "preso" na USP por causa do rodízio. Faz parte.
O treino teve 6 quilômetros de distância percorridos em 28 minutos,
com pace médio de 4:36 min/km.
Pré-Treino: Endurox R4
Pós-Treino: Banana
Treino de CORE (Abdomen)
Antes da natação, fui para a Planet Sport fazer uma aula de abdomen para fortalecer os músculos do CORE.
Aula cheia, 3 homens (ufa), e muita força.... Feito.
Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada
Treino de Natação
Ahhhh natação... Como é gostoso nadar :-)
O Marcelo da Planet Sport passou a seguinte seqüência de treinos:
Aquecimento:
200 metros de nado crawl
Série 1:
4x | 12,5 metros de nado crawl muito forte em apneia
| 12,5 metros de nado crawl fraco
| i=20''
Série 2:
1.200 metros de nado crawl com flutuador
Série 3:
200 metros de nado crawl com palmar
Série 4:
Série 5:
100 metros de nado crawl
Que delícia, não? Um pouquinho de velocidade e depois muito volume com algumas variações.... O Marcelo é phoda.... Excelente treino...
O treino teve 3.100 metros de natação em 1 hora, com um ritmo médio de 1:54 min/100m e 12 ciclos de braçadas a cada piscina de 25 metros.
Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada
Contatos:
Para quem desejar seguir meu blog através de atualizações pelo facebook
ou me acompanhar nos sites de esportes, seguem os links:
Página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Meu-Primeiro-Ironman/663774663710545
Garmin Connect: http://connect.garmin.com/modern/profile/Daniel_Abib
Endomondo: https://www.endomondo.com/profile/4252212
E-mail:
daniel.abib@gmail.com












Nenhum comentário:
Postar um comentário