Hoje os treinos foram de Ciclismo, CORE (Abdomen) e Natação.
Definitivamente a fase de não conseguir dormir já passou. Ainda tenho uma ou outra oscilação de sono, mas tenho conseguido descansar e recuperar com bastante eficiência (eu acho).
A noite de sono teve quase 8 horas, com uma pequena oscilação / movimentação para beber uma água durante a noite, mas o resto foi bem tranquilo. E ainda bem que dormi assim, hoje as pernas e braços precisavam de um "apoio".
![]() |
Doutor, por favor seja honesto: A bike está bem? |
Hahhahaha, morri de rir da imagem e confesso que muito de nós, ciclistas e triathetas, pensam muito assim em um acidente... Saímos todos arrebentados e perguntamos: e a bike, como está?
É engraçado... Ou triste :-)
Treino de Ciclismo
Acordei 10 minutos mais tarde para poder não ter problemas de entrada na USP antes das 5:00 da manhã, e ao chegar lá percebi que não tinha novamente a restrição de entrada. Não entendo, ou eles limitam todas as semanas ou liberam sempre. Agora precisa de loteria para saber se pode ou não chegar mais cedo?
Enfim.... cheguei na cidade universitária e as 5:06 já estava começando o aquecimento com a rotatória da reitoria bem cheia de ciclistas.
O treino programado para hoje era:
USP - 10´giro leve + 30 km com 6 subidas do cavalo 53x17 ze + completa 90´
Desta vez não fiquei girando na rotatória com a Lu Porto, passei quase todo o tempo aquecendo com o Claudinho, o Caio Crepaldi (dois monstros da bike) e Serginho conversando sobre bike (óbvio). O Claudinho vai fazer o Race Across America que é uma prova de 5.000 quilômetros de bike. Sim, isso mesmo, atravessar os EUA de costa a costa de bike.
E eu achando meus treinos longos... Semana passada o Claudinho fez 280 km de pedal... Hhahahahaha, que diferença dos meus treinos. Bom, cada um com seu objetivo.
Ao completar 10 km, parei na "sede" da Run & Fun pra o briefing dos treinadores. Como sempre o pessoal do Ironman já se agrupou (hoje com o Alvarito, Caio [posteriormente] e eu) para sair juntos, já que nosso treino seria diferente de todos.
Nem escutamos a conversa dos treinadores com todos os ciclistas, saímos eu e o Alvarito (o Caio chegou um pouco mais tarde) fomos para nossa diversão.
Como o treino tinha 6 subidas do Cavalo, fizemos o percurso completo da USP, iniciando pela FEA, passando pelo Cavalo, subindo até a rotatória da rua do Matão, voltando a FEA, descendo até a rotatória da fonte, pegando a avenida da Portaria, contornado a rotatória e voltando para a FEA.
E fizemos este mesmo trajeto por 6 vezes, uma para cada subida do Cavalo que precisávamos fazer.
Na segunda volta, descendo o Cavalo, encontramos o Caio que chegou um pouquinho mais tarde. Até então estava com o Alvarito, e ele continua mostrando que está super preparado para o Ironman, porque mesmo sendo mais experiente consegue acompanhar e muitas vezes liderar o grupo que treina junto.
As 6 voltas foram bem tranquilas, um pouco mais fortes quando o Caio se juntou a nós, sem muita confusão com outros ciclistas ou com carros. Teve momentos que precisamos pedir passagem para o pessoal, mas existe um código de conduta bem legal entre os ciclistas da USP e sempre dão passagem para quem está passando.
As subidas foram boas, tanto as do Cavalo quanto a subida mais leve da FEA. Nas primeiras subidas do Cavalo eu fiz clipado e as duas últimas eu já estava em pé na bike para poder fazer mais força.
Na quinta volta o Alvarito precisou sair e ficamos eu e o Caio. Tudo tranquilo, sem surpresas.
Fiz uma análise mais grotesca das 6 voltas, e sem pegar os dados precisamente no Strava pude ver que as 3 primeiras voltas a velocidade média ficou em 33 km/h (contanto as duas subidas e as quatro rotatórias) e nas 3 seguintes ficou com 33.5 km/h.
Fechamos a última subida, demos a volta e finalizamos o treino passado pela Run & Fun. Fomos para a "sede" da assessoria, vimos uma distribuição de capacetes, luvas e sapatilhas de um patrocinador aos treinadores, aproveitei para poder trocar minha caramanhola por outra cheia de Maltodextrina + Dextrose e BCAA.
Nesta parada, falei para o Caio que iria pedalar um pouco mais na ciclovia e ele se animou para ir comigo. O Muskate, ciclista que pedala com nós na Run & Fun, também disse que iria para lá e fomos os três.
Atravessamos a USP, passamos pela ponte, e ao chegar na ciclovia combinamos de girar a 35 km/h a 36 km/h e o Muskate desanimou pois estaríamos muito forte. Ele pedalou sozinho.
Saí então para girar com o Caio que ficou a grande parte do tempo na roda, porque está se recuperando de uma doença (acho que é virose), se não fosse isso eu estaria na roda dele ou ao lado, porque ele está muito forte.
Fizemos uma volta de 16 km na ciclovia, reparei que ,antes do Caio sair para voltar para casa, estávamos já em 4 ou 5 ciclistas em um pelotão, todos na nossa roda. Dá para ficar feliz em ver que eu estava puxando um grupo assim, quer dizer que estou fazendo meu treino e ajudando outros a pedalar forte. A primeira volta deu uma média de quase 37 km/h.
Na segunda volta estava ainda com o pessoal na minha roda, um deles gostava de conversar. Ele me passou uma vez e perguntou se eu queria descansar e ficar atrás dele, e claro que aceitei. Mas ele ficou apenas um ou dois quilômetros, e depois pedia para eu passá-lo.
Em um dos retornos, ele me disse que se sentia mal vendo eu puxar todo o tempo, mas que ele não aguentava pegar tanto vento e manter a velocidade. Disse que o pessoal chamava ele de "Senhor Vácuo", e que não era o objetivo dele agora fazer força.
Achei legal, o "Ceará" (ele se apresentou assim) foi sincero e no fundo não me atrapalhava ficar na roda, eu estava fazendo o meu treino e em poucos momentos podia descansar porque ele fazia um quilômetro me puxando.
Uma cena legal nesta segunda volta foi quando passou um cara de Mountain Bike por nós a uns 43 km/h. O cara estava de "trator" e passou assoviando ao nosso lado, já que estávamos a uma média de 38 km/h. Até tentei acompanhá-lo, mas como seria muito mais forte do que eu planejava, deixei ele seguir. Isso quando estávamos a favor do vento. Na volta, contra o vento, passamos por ele sobrando.
Na terceira volta tudo a mesma coisa, eu na frente, o "Ceará" na roda, e mais uma vez o cara de trator passou de novo. Até pegamos um pouco de roda dele, mas passamos ele no final. Dei parabéns para o cara, porque pedalar com uma bike de pneus largos, bike pesada, sem aerodinâmica alguma para o vento é coisa de super homem.
Voltamos contra o vento, no mesmo esquema. Ahhhhh o vento estava até comportado. A favor dava para chegar fácil a 39 km/h e quando vínhamos contra dava para pedalar a 35 km/h. Muito diferente da terça feira que foi muito complicado pedalar a 33 km/h com o vento na direção oposta.
Quando eu ia sair, já com 92 km pedalados, vi um grupo passando mais ou menos na mesma velocidade que eu estava. Pensei em fazer os 8 km restantes (me programei para fazer 100 km hoje) na rotatória da Reitoria, mas o pessoal estava indo na velocidade razoável e fui atrás deles para dar mais uma meia-volta na ciclovia.
Com 100 km girados, entrei na ponte de acesso para a USP e voltei pedalando bem tranquilo para finalizar o treino.
O treino? Excelente.... Muito bom... Fantástico... Além das boas subidas "de cara para o vento" e com retas de boa velocidade, um longão na ciclovia puxando pelotão e pegando um pouco de roda.
Quinta é dia de pedal... Então cada vez mais vou fazer treinos longos assim... Semana que vem deve ter mais do que 100 km. Espero :-)
O treino teve 103 quilômetros de distância percorridos em 3 hora e 5 minutos, com velocidade média de quase 33.5 km/h e cadência de pedaladas de 78 rpm.
Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA e Bisnaguinhas
Meio-Treino: Maltodextrina, Dextrose e BCAA
Pós-Treino: Banana
Treino de CORE (Abdomen)
A aula de hoje foi engraçada. Teve uma menina nova que não conseguia fazer nada, e o professor pegou no pé dela.... Tadinha, ele pegou pesado demais e tenho quase certeza que ela não volta.
Chegou ao cúmulo de ela não conseguir fazer um exercício com um elástico e o professor pegar o elástico dele e brincar de dar uma estilingada nela.
Exercícios feitos com muita dificuldade, mas tá lá....
Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada
Treino de Natação
Ao chegar na piscina o Marcelo nem quis saber de conversa... E passou apenas 2 sequências exercícios... Super leves....
Aquecimento:
QUE AQUECIMENTO?????
Série 1:
200 metros de nado crawl
100 metros de outro nado (fiz peito)
400 metros de nado crawl
200 metros de outro nado (fiz peito e costas)
600 metros de nado crawl
300 metros de outro nado (fiz peito, costas e peito)
Série 2:
200 metros de nado crawl com flutuador e palmar
100 metros de crawl com nadadeira
400 metros de nado crawl com flutuador e palmar
200 metros de outro com nadadeira
600 metros de nado crawl com flutuador e palmar
300 metros de outro com nadadeira
Só isso... Fiz um intervalo entre a série 1 e série 2, mas não estava programado. Sangue nos olhos...
Hoje vi dois caras, um de cada lado da minha raia nadando muito forte. Eu não sou lá um peixe nadando, mas os caras passavam por mim muito rápidos, e mesmo quando eu estava de material não conseguia acompanhá-los...
Se o treino foi bom? Excelente... Ganhei até troféu de melhor 1 hora de natação no Endomondo.
Cada vez mais vejo que não estou ficando mais rápido, mas não tenho me cansado tanto nadando... Muito bom esta sensação de tranquilidade na água.
O treino teve 3.600 metros de natação em 1 hora e 13 minutos, com um ritmo médio de 1:59 min/100m e 12 ciclos de braçadas a cada piscina de 25 metros.
Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada
Contatos:
Para quem desejar seguir meu blog através de atualizações pelo facebook ou me acompanhar nos sites de esportes, seguem os links:
Página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Meu-Primeiro-Ironman/663774663710545
Garmin Connect: http://connect.garmin.com/modern/profile/Daniel_Abib
Endomondo: https://www.endomondo.com/profile/4252212
E-mail: daniel.abib@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário