terça-feira, 3 de março de 2015

Treino de 03/03

Hoje os treinos foram de Ciclismo, Corrida, CORE (Abdomen) e Natação.


A noite de sono não foi lá estas coisas, mas tem uma explicação. Ontem fui treinar a noite no Ibirapuera e até voltar para casa, tomar banho, jantar e escrever o blog, já eram quase 22:00 horas e a cabeça não desacelera tão rapidamente na cama, por mais que o corpo esteja cansado.



Foram quase 6 horas e 30 minutos de sono, com alguma movimentação, e a sensação de sono ao acordar as 4:25 da manhã. 

Bora para os treinos que chorar e ficar de mimimi não completa Ironman :-)

Treino de Ciclismo

Acordei 10 minutos mais tarde, porque a USP tem barrado a entrada de ciclistas antes das 5:00 da manhã. Como nas últimas 2 ou 3 vezes fiquei esperando o horário do lado de fora, resolvi me adequar ao horário deles e curti um pouco mais da cama.

Hoje as coisas não estavam no carro, tive que descer com a bike e a mala de acessórios e arrumar tudo no carro para poder ir pedalar, ainda reflexo do treino tardio de ontem. Mas não atrapalhou muito, tudo já estava arrumado, só precisava descer para o carro.

Ao chegar na cidade universitária, ainda faltando uns 10 minutos para o horário de abertura dos portões, percebi que já estavam abertos e não havia filas. Agora não sei se eles liberaram 10 minutos mais cedo ou pararam com esta frescura.

Parei o carro, outros atletas da Run & Fun já haviam chegado, preparamos as bikes e fomos para o aquecimento.

O treino programado para hoje era:

Bike: 10´giro leve zr + 25km 53x19 zm com subidas leves

Esta é uma semana "meio que" leve,  depois da pauleira do Triathlon Internacional de Santos, e é hora de recuperar um pouco para começar um volume maior no meio de março.



Bom saber.... Só descobri isso já dentro da cidade universitária, porque não tinha olhado na planilha para os treinos desta semana.

Sai para aquecer com a Lu Porto, Luiz Vergueiro e o Leandro Capucho. O assunto não poderia ser outro, a prova de Santos no final de semana. Ótima conversa com a Lu, que fez a prova com seu pai e incentivador para ela se tornar uma ótima atleta amadora. 

Até vi o Pelotão do Jockey formando e saindo para a primeira volta, mas resolvi ficar com meus amigos e fofocar um pouco até pararmos para o briefing dos treinadores da Run & Fun. 

Hoje a conversa foi mais longa, os treinadores parabenizando os participantes da prova no final de semana citando nominalmente as pessoas e seus feitos. Em especial o Cássio que pegou primeiro na categoria, a Vera que ficou em terceiro e a Kami que ficou em segundo.

Mas todos mereciam uma menção especial, a prova foi ótima.

Após o blablabla, hora de dividir as equipes e sair para o treino. O treinador Cássio (o monstro) saiu com o pessoal do Ironman (Caio, Alvarito e eu) e alguns agregados, Fernando Diedericshen, Gustavo e Leandro Capucho, já que o treino seria leve e com algumas poucas subidas.

Só esqueceram de avisar ao pessoal que era leve... Ah, tá.... foi relativamente leve sim, com velocidade média de 34 km/h, considerando as subidas ao Cavalo e FEA. Também passávamos pela Portaria, e sempre tem uma redução de velocidade nesta rotatória.

Revezávamos a frente, mas confesso que fugi da cabeça do pelotão quando podia. O pedal de hoje, mesmo leve, foi sofrido.... A recuperação da prova de domingo, o treino tardio ontem e ainda o pouco sono não ajudou muito na motivação de puxar o grupo hoje. O Caio e o Cássio fizeram a maior força, o Alvarito e Fernando também. 

Sem incidentes, sem novidades.... A diferença do treino foram as subidas do Cavalo (forma 4 ou 5) e nada incidentes ou apertos com outros ciclistas ou veículos. 

Ahhhh a USP estava cheia.... lotada.... Teve momentos que passamos por dois ou três pelotões juntos e as ruas pareciam estar mais cheia que a rotatória da Reitoria :-)

Ao chegar 6:20, fiz a última subida com o pessoal na subida do Cavalo, me despedi deles e voltei para a "sede" da Run & Fun para guardar a bike, pegar meu capacete e sapatilhas que havia esquecido em Santos e os treinadores trouxeram para mim, guardar a bike e ir para casa.



Foi bem complicado o treino hoje.... O pessoal não respeitou muito a relação 53x19, mas o "podre" mesmo era eu que não estava rendendo como todos os outros. Mas foi bom, treino feito e conversa em dia.



O treino teve 40 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 19 minutos, com velocidade média de 30 km/h e cadência de pedaladas de 74 rpm.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Nada

Treino de Corrida

Voltei para casa, deixei a bike e acessórios e carro e troquei de roupa para uma mais confortável para correr.

Ao invés de ir de Mountain Bike para o Ibirapuera, resolvi inovar e sair já correndo de casa, copiando o Luiz Vergueiro e o Carlão que vão "aquecendo" até o Ibirapuera e de lá começam o treino de verdade.

Existem alguns problemas para esta minha estratégia: o primeiro e mais importante é a subida desgraçada que tem já na saída da minha casa; o segundo é o número de travessias de ruas que preciso fazer para chegar ao parque, e em muitos momentos tenho que parar e esperar os carros pararem; o terceiro é a condição das calçadas, razoáveis para caminhar, mas perigosas para quem está correndo e pode torcer o pé.

A subida de casa é também a subida da volta, que força a respiração no início do treino e quebra o ritmo na volta. Este é o gráfico de altimetria do treino de hoje.


A parte do desafio do novo trajeto, o treino programado para hoje era:

Run: 30' zr/zm

Teoricamente um treino leve, tranquilo, sem esforço, até um pouco chato... 

Mas... A subida das ruas até chegar na Av. Domingo de Morais / Senna Madureira foi bem devagar à pace de 6:00 min/km. Algumas paradas para esperar o semáforo e atenção com os carros.

Depois na descida até o parque foi mais bacana a pace de 05:00 min/km, mas prestando muita atenção nos buracos da calçada.

Ao entrar no parque e correr na pista, deu para encaixar um pace melhorzinho de 4:40 min/km. O parque nem estava tão cheio, mesmo com um lindo dia na cidade de São Paulo.

Antes de sair do parque, passei na Run & Fun para tomar um Gatorade e conversar com os treinadores. Conversa rápida, só para dar tempo de recuperar um pouco.

A volta com um pace médio de 5:20 min/km foi tranquila, a subida é menos íngrime do que para ir ao parque. Mesmo tranquilo, tive que mostrar a faixa de pedestre para uma senhoria que não queria parar para eu passar. Sem maiores problemas.


Ao chegar em casa, percebi que o trajeto de ir, dar uma volta no parque e voltar deu quase 10 km. Da próxima vez, vou fazer uma perna maior no parque para completar os 10 km e fechar um número cheio (frescura, eu sei :-)

Gostei de já sair de casa correndo, já "mata logo" parte do treino e evita ficar dando voltas no parque. Em compensação, preciso ficar com a atenção redobrada com carros e buracos no piso, porque até chegar ao parque, não tenho segurança que estou pisando em locais planos.


O treino teve 9 quilômetros de distância percorridos em 48 minutos, com pace médio de 5:12 min/km e cadência de passadas de 170 ppm.

Pré-Treino: Barras de Cereal
Pós-Treino: Nada

Treino de CORE (Abdomen)

A aula de CORE teve baixa audiência hoje. Os exercícios foram legais, nada de novo. 

Ainda sofro fazendo pranchinha... Mas to melhorando.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Treino de Natação

Desci para a piscina na Planet Sport e o Marcelo esperava na borda para passar a orientação do treino de hoje. A sequência de exercícios ficou assim:
  
Aquecimento:
   500 metros de nado crawl
   100 metros de nado costas
   500 metros de nado crawl
   100 metros de nado peito    

Série 1:
   10x   25 metros de nado crawl forte (i=20'')
   10x   50 metros de nado crawl forte com flutuador (i=20'')
   10x 100 metros de nado crawl forte com nadadeira (i=20'')

Série 2:
      50 metros de nado peito

Ao terminar os 3.000 metros o Marcelo perguntou se eu queira fazer mais alguma coisa, eu agradeci e fechei a brincadeira, porque as séries de 50 e 100 metros judiaram bastante.


   
O treino teve 3.000 metros de natação em 1 hora e 3 minutos, com um ritmo médio de 2:05 min/100m e 14 ciclos de braçadas a cada piscina de 25 metros.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada


Contatos:

Para quem desejar seguir meu blog através de atualizações pelo facebook ou me acompanhar nos sites de esportes, seguem os links:


E-mail: daniel.abib@gmail.com

Um comentário: