segunda-feira, 16 de março de 2015

Treino de 16/03

Hoje os treinos foram de Corrida, Natação, Alongamento e Musculação.


... ou quase isso :-)

Como o treino de corrida da manhã de hoje era apenas um giro leve e eu poderia fazer em qualquer horário livre do dia, resolvi esticar um pouco o sono e recuperar um pouco mais do longo simulado de ontem.

O resultado desta brincadeira? Quase 10 horas de sono :-)


Tem como não ficar descansado? Não dá, né? Baterias recarregadas e pique total, que venha uma nova semana de treinos.

E a prova? Tá chengando.... Faltam APENAS 10 semanas para o Ironman....


Treino de Natação

Fui com animo total para a Planet para nadar... Tinha dormido bem, recuperado do simulado, passado uma ótima noite bem tranquila e era hora de nadar e fazer até uma recuperação ativa.

Cheguei na academia, troquei de roupa e desci para a piscina. O treinador Vander estava com uma cara estranha, me chamou para conversar e informou que estava saindo da Planet. Putz, que chato.

Ele explicou os motivos e fiquei decepcionado com a Planet, e não acho que a decisão será revertida. Fiz meu protesto com a gerência da academia e com os coordenadores da natação, e espero que eles me escutem, junto com o protesto de todos os outros alunos, e mantenham o Vander lá.

Sem ânimo, o Vander passou a seguinte sequência:

Aquecimento:
   2x | 100 metros de nado crawl
        | 100 metros de nado crawl com flutuador
        | 100 metros de nado crawl

Série 1:
   6x | 25 metros de ondulação de frente com nadadeira
        | 25 metros de ondulação de costas com nadadeira
        | i=10''

Série 2:
   6x | 25 metros de nado crawl com nadadeira e palmar
        | 25 metros de nado crawl com nadadeira para baixo (segurando) e palmar
   
Série 3:
   8x 100 metros de nado crawl com palmar para 1'50''

Série 4:
   100 metros de nado crawl

Série 5:
   100 metros de nado peito

Nos últimos treinos estava nadando 2.500 a 2.800 metros com o Vander, fazendo força e suando dentro d'água... Hoje o treino foi uma porcaria, curto e sem nenhum desafio. 


O treino teve 2.300 metros de natação (300 metros de pernas) em 46 minutos, com um ritmo médio de 1:57 min/100m e 11 ciclos de braçadas a cada piscina de 25 metros.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Treino de Alongamento

Depois da péssima natação, fui para a aula de alongamento. Até esta aula foi ruim, havia apenas 4 pessoas (eu e mais três), sendo que um tiozinho de uns 80 anos de idade e duas tiazinhas com mais de 60 anos.

O professor Sergio estava também desanimado e fez o "arroz com feijão".

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada
  
Treino de Musculação

Fui para casa, almocei e voltei para a academia para a musculação. Era a segunda vez da sequencia nova de membros superiores.


Consegui colocar mais peso no Pulley Triângulo, Remada Baixa e Desenvolvimento Smith.

De resto, nada de novo.

Pré-Treino: Creatina
Pós-Treino: Nada

Treino de Corrida

Bom, não teve corrida de manhã, e no final da tarde começou a chover forte em Sampa... muito forte...  E ai a corrida da noite começou a ficar ameaçada.... 

Mas, como tem aquela frase que temos que ser mais forte que nossa melhor desculpa, troquei de roupa, peguei o carro e fui para o Ibirapuera ver o que estava "pegando". Cheguei lá próximo as 18:20, vi que apenas garoava um pouco e animei de correr. 

Este blog tem o objetivo principal guardar lembranças dos meus treinos para quando eu terminar o Ironman posso ver a trajetória de treinos que me levaram até a prova. Mas acabou virando um pouco um relato de histórias e personagens. Hoje imaginei que não haveria nada para contar, porque o parque estava muito vazio pela chuva, cheguei mais cedo e nem fui para a Run & Fun encontrar o pessoal, não combinei com ninguém de ir treinar.

Hahahhahaha, tá difícil achar um dia que não tenho uma história para contar. :-)

Hoje é internacional, de lá da nossa terrinha mãe. Vamos ao treino. 

O treino programado para hoje era:

Run: 5´zr + 35´zm + 5´zr 

O treino era para ser de giro leve depois do simulado de triathlon de ontem no Riacho Grande... Leve, tranquilo, pouco tempo de corrida. 

Comecei a correr e como sempre os primeiros quilômetros são um pouco mais chatos. Chovia um pouco, pingos grossos mais não volumosos. O pace não foi muito baixo, comecei a 4:41 min/km e segurando um pouco para poder aquecer.

O segundo quilômetro chegou, um pouco mais rápido e o corpo aquecendo... Passei pelo terceiro quilômetro, tudo ia bem... Quarto quilômetro e a velocidade já estava encaixada e estava girando a 4:19 min/km.

Ai que entra a conversa do dia. Ao abrir a segunda no parque volta passei ao lado de um cara e ele com um sotaque estranho perguntou a quanto eu ia. Disse que estava correndo entre 4:20 min/km e 4:30 min/km e ele disse que ia comigo. 

Até ai, sem problema, é legal correr com alguém e melhor ainda correr com alguém mais forte. Perguntei de onde ele era, parecia com sotaque gaúcho, mas ele riu e disse que era Português. Ora Pois... Um patrício.... 

A conversa até poderia ser boa, mas acontece que o portuga queria correr. Eu que já estava quase entrando numa zona cardíaca desconfortável (meu ZT começa a 4:11 min/km) comecei a ver o portuga correndo um passo a frente, mas olhando para trás para ver se eu o acompanhava. Eu apertava o passo, e ele se distanciava um passo mais. E foi assim por alguns quilômetros, girando a 4:07 min/km ou próximo disso. 

Hahahahaha, e ainda estávamos conversando, perguntando quanto tempo ele treinava, qual a próxima prova, quanto tempo estava no Brasil, etc. E ele respondendo com tranquilidade, e ainda me dava dicas de como pisar mais "leve" para poupar os joelhos.

O portuga se chama João, mora no Brasil há 2 anos, corre há mais de 15 anos, vai fazer a meia maratona de Lisboa neste final de semana, trabalha com alguma coisa ligada a agro-negócios que não entendi bem. Queria conversar e ter companhia, e tive a "sorte" (ou azar) de estar passando ao lado dele.

O treino "leve" programado para hoje foi pro saco. E eu, claro, achei fantástico. Acho que corro melhor com um coelho puxando a velocidade e impondo o ritmo, mas sem querer arrancar meus pulmões.

Pena que não consegui manter o pace de 4:07 min/km por muito tempo, disse para ele continuar rápido para eu não atrapalhá-lo e ele disse que poderíamos diminuir. Ele estava correndo a 4:40 min/km antes de puxar papo comigo, então não havia problemas em pegar mais leve. Começamos então girar a 4:25 min/km de média e jogar conversa fora.

Ao completar os 45 minutos da planilha, mais especificamente 10 km percorridos, me despedi dele, desejei boa Meia Maratona de Lisboa e parei na Run & Fun para uma hidratação.


O portuga me deu um ótimo treino, mesmo com uma chuva chata, tênis ensopado e noite um pouco fria. 

Na Run & Fun conversei um pouco com os treinadores, tomei um Gatorade e voltei para casa. Pouquíssimos alunos estavam treinando, acho que 4 ou 5 no máximo, bem normal pelas condições do tempo.

Dava para seguir o treino naquele ritmo um pouco mais, dar mais uma volta de 3 km por exemplo, mas era melhor não forçar muito, mesmo porque amanhã tem bike, corrida e natação.


O treino teve 10 quilômetros de distância percorridos em 44 minutos, com pace médio de 4:22 min/km e cadência de passadas de 184 ppm.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Gatorade 

Contatos:

Para quem desejar seguir meu blog através de atualizações pelo facebook ou me acompanhar nos sites de esportes, seguem os links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário