Hoje o treino foi de Transição 2 (Ciclismo e Corrida)
Boa noite de sono, mais uma vez... Passou aquela maré horrível de dormir mal e acordar cansado, já tem quase uma semana que durmo igual criança.
E nem precisa dormir muito, hoje foram 7 horas e 30 minutos, e mesmo assim acordei bem tranquilo. Sempre esqueço de ligar e de desligar o Garmin Vivofit, hoje registrou uns 20 minutos a mais, mesmo depois de acordado porque esqueci de apertar o botão dizendo que acordei.
Da imagem abaixo, foi mais ou menos assim que aconteceu, um dia, com motivos mais simples do que do Forest Gump, comecei a correr e não vou parar porque correr é muito bom.
Treino de Transição (Ciclismo)
Fui para a USP sabendo que hoje seria o dia de novidades. Primeiro porque aconteceu o "teste de convivência esportiva" no campus, aonde organizadores da USP reservaram espaços para corredores, ciclistas e veículos e fazem uma completa bagunça na cidade universitária.
Isso é bom para os corredores e péssimo para o ciclistas e veículos, porque o trânsito fica um caos.
A outra novidade era minha nova bike que chegaria hoje depois de umas 4 semanas de montagem no mecânico. Idas e vindas, peças para cá e para lá, hoje era finalmente o dia da entrega. Mas já relato sobre a bike nova depois, agora é hora do treino.
Cheguei na cidade universitária com o trânsito bem modificado pelo teste de convivência, parei na Run & Fun e peguei a bike nova com o Marcelo (mecânico). Guardei a Cervélo P3C no carro, troquei de roupa e estava pronto para o pedal.
Esperei o pessoal chegar e nos reunimos para a explicação dos treinadores sobre os treinos. Já de cara tomei uma bronca do Sílvio porque hoje não era dia de pedal para os alunos do Ironman, mas eu tinha ido lá para testar a bike nova.
Fomos divididos em dois grupos, ciclistas com o Rafael e triatletas com o Sílvio.
Ao invés de pedalarmos na USP, todos foram para a ciclovia da Marginal Pinheiros para poder treinarmos sem correr riscos. A ciclovia, como já relatei, é um bom local, mas pena que o vento atrapalha muito.
O treino do pessoal do triatlon era:
Bike: 10´giro leve zr + 40 km zr/zm + Run: 8 km zr/zm
Engraçado, há alguns meses o pessoal se acotovelava, dava rasteira, colocava dedo no olho dos outros para ficar na frente do pelotão. Hoje, quase que foi preciso colocar uma arma na cabeça de "voluntários" para ficar de cara para o vento.
No início eu e o Sílvio puxamos, mas o Silvio saiu para poder acompanhar um aluno mais lento e a frente do pelotão ficou comigo, com o Fred e o Robson. Só que quando eles cansavam ninguém queria mais puxar o pessoal.
O Alain e a Vera ficaram revezando um pouco, mas a turma (que até era grandinha) não queria saber de fazer força.
O treino em si não teve muita novidade, mas conversei bastante com a Vera e a Lu Porto. Também com os rapazes da frente (Fred, Robson e Alain), mas a conversa flui fácil com a Vera e a Lu que são dois amores.
Ventava muito, como sempre.... Muito mesmo... Engraçado como sempre venta na ciclovia.
Passavam vários pelotões de outras assessorias treinado no mesmo local, mas marcante mesmo eram os pelotões da Race que estavam grandes de rápidos. Outras assessorias e atletas solos também faziam a ciclovia ficar bem cheia, mas sem incidentes (até aonde sei).
Fizemos quase 3 voltas cheias na ciclovia até completar os 40 km, e ai voltamos para a USP para finalizar o pedal e começar a transição para a corrida.
Para testar a bike nova (já falo sobre ela), por ter feito um pedal após o treino forte de corrida de ontem (meia maratona no Ibirapuera) e ainda pedalando com o vento contra todo o tempo, o dia foi ótimo.
O treino teve 43 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 30 minutos,
com velocidade média de 29 km/h e cadência de pedaladas de 74 rpm.
Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA e Bisnaguinhas
Meio-Treino: Maltodextrina e BCAA
Pós-Treino: Isotônico
Treino de Transição (Corrida)
Já na cidade universitária, paramos na Run & Fun, guardamos as bikes e trocamos as sapatilhas por tênis. Era hora de correr.
O pessoal estava afim mesmo de conversar, todos ficaram na saída da Run & Fun mas ninguém saiu para correr e só ficava esperando um, esperando outro, esperando mais um.... A Lu Porto resolveu o assunto, ligou o Garmin e saiu com a Denise. Eu e o Gui vimos as duas saindo, e fomos atrás delas.
No começo fomos todos juntos, mas depois de alguns minutos a Lu colocou um ritmo mais forte e a Denise e o Gui ficaram um pouco para trás. Como eu nem devia estar lá, segui no ritmo dela e fomos conversando.
A Lu é um doce, uma monstra, uma grande amiga. Fomos conversando um tempo, depois só corremos quietos, aceleramos e diminuímos quando ela pedia, enfim, foi um treino de corrida mais gostoso do que dolorido.
Fizemos o trajeto de 8km, passando pela Portaria, Raia Olímpica, subindo pelo Cavalo, indo até a rotatória da Biologia e voltando a FEA. Paramos uma vez no "pé" do Cavalo para uma rápida hidratação.
Pegamos, em quase todo o percurso, a pista reservada aos corredores definida pelo "teste de convivência" da USP, que para quem corre é uma ótima iniciativa, pois isola os atletas dos carros. Mas também atrapalha um pouco, por exemplo, no Cavalo e no final da subida da FEA.
Tirando a subida do Cavalo (no quilômetro 5) e a descida para a FEA (no quilômetro 6) a corrida foi muito constante com pace médio de 5:04 min/km mais ou menos, graças a Lu que controla bem o ritmo, porque eu sou péssimo em manter uma velocidade linear.
Não fiz muito esforço, e nem era o objetivo, mas foi bom ver que depois de 40 km de bike (puxando o pelotão boa parte do tempo) que as pernas estavam boas para correr 8 km sem sofrer, ainda mais na ótima companhia da Lu que é uma amiga extraordinária.
Além de conversar comigo por um tempão na bike, ainda me deu a honra de acompanhá-la na corrida e fechou o treino com chave de ouro.
O treino teve 8 quilômetros de distância percorridos em 41 minutos, com pace médio de 5:07 min/km e cadência de passadas de 172 ppm.
Pré-Treino: Gel Gu
Pós-Treino: Endurox R4 e Isotônico
Nova Bike:
Hoje foi a estreia da nova bike. Comprei um quadro de um BMC TeamMachine SLR01, uma bike speed com o perfil Road / Montanha do ano 2011.
A ideia inicial era colocar as peças da Caloi Strada nela e não gastar muito, mas.... O vício é muito mais forte que eu :-)
Acabei colocando um grupo Ultegra 6800 (STI e câmbios traseiro / dianteiro), um par de rodas ZIPP 404 (ano 2010), Cassette Ultregra e um banco Adamo Road. Da Caloi Strada ficou o movimento central, pedivela, coroas, pedais, freios traseiros / dianteiros, três porta caramanholas, pneus, mesa e guidão.
De uma forma geral, a bike ficou "quase" ótima, um pedivela melhor realmente faz falta, mas é muito caro para colocar agora e não vou gastar mais neste momento. Mais a frente, se precisar mesmo, eu troco por um melhor.
A primeira impressão foi maravilhosa, dei uma voltinha rápida na rotatória da Reitoria e achei ela muito boa... Leve, "esperta", as mudanças de marcha muito rápidas / precisas e a bike ficou linda.
Já a segunda impressão, durante os 40 km do treino, foi ainda melhor. A bike "veste" muito bem, mesmo sem um bike fit, tem uma aerodinâmica ótima e os acessórios (banco Adamo, rodas ZIPP, grupo Ultegra) deixaram a bike perfeita para pedais longos e para subidas.
Pode parecer que a velocidade hoje não foi forte, mas se analisar os dados sem os intervalos (retorno, hidratação, travessia USP-Ciclovia, etc.) a velocidade média dos trechos de "apenas pedal" foi de 35 km/h.
Então a bike é ótima para velocidade também, não é preparada para um contra-relógio, mas para treinos longos e principalmente de subidas, é uma perfeita.
Estas agora são minhas duas paixões de duas rodas... Uma Cervélo P3C 2010 (contra-relógio) e uma BMC TeamMachine SLR01 (speed/road).
Então a bike é ótima para velocidade também, não é preparada para um contra-relógio, mas para treinos longos e principalmente de subidas, é uma perfeita.
Estas agora são minhas duas paixões de duas rodas... Uma Cervélo P3C 2010 (contra-relógio) e uma BMC TeamMachine SLR01 (speed/road).
Contatos:
Para quem desejar seguir meu blog através de atualizações pelo facebook
ou me acompanhar nos sites de esportes, seguem os links:
E-mail:
daniel.abib@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário