domingo, 21 de dezembro de 2014

Circuito Netuno de Travessias - 5a. Etapa

Para fechar o ano de treinos e provas, hoje foi dia de participar da 5a Etapa do Circuito Netuno de Travessias Marítimas, em São Vicente - SP.

A prova é organizada pela YPS que também é dona dos torneios de triathlons (Santa Cecília), biathlons e travessias de natação.



Já fiz esta prova em 06 de outubro de 2013, quando estava começando a nadar em águas abertas. Naquela época fiz a prova de 750 metros na categoria iniciante para poder me familiarizar com a água salgada e ondas. Fiz em espantosos 00:15:52 (no Garmin) ou 00:17:25 (tempo oficial) o que era muito bom para minhas condições naquela época.

Hoje fiz a prova na categoria adultos / travessia, com 1.500 metros de extensão e estava com mais segurança (sem medo) e força do que na primeira vez. Havia uma categoria que poderia usar roupa de neopreme, mas fui "na sunga" mesmo, já que era uma prova de natação e esta é o padrão das provas.

Combinei com alguns amigos da Run & Fun (Cássio, Kami e Luiz Vergueiro) e com o Luiz Fernando da Medley para fazermos esta prova. O Luiz Fernando me apresentou um outro amigo da Medley (esqueci o nome) e a Letícia, namorada do Cássio, também foi. 

Saímos todos da Run & Fun em um único carro, próximo as 6:30 da manhã de Sampa sentido Santos / São Vicente. Viagem tranquila, boa conversa e muito sono :-)

Chegamos no evento e fizemos a retirada do kit composto por uma toca (muito ruinzinha, diga-se de passagem), um chip de medição de tempo, uma camiseta e uma medalha. Não sei porque eu fui nadar, já estava com a medalha na mão antes de começar a prova, já podia ir embora :-)




Após a retirada, fizemos a marcação do número no braço e peito. Esta marcação foi feita pelo pessoal da organização com caneta de quadro / painel de papel e fica bem "simples", mas é o suficiente para nos caracterizar em caso de alguma penalidade.

Com isso feito, não havia muito mais o que fazer a não ser esperar o simpósio técnico (e  olha que demorou bastante),  que é basicamente uma explicação da prova e trajeto. Próximo as 9:00 horas foram dadas as instruções para os nadadores de 750 metros e posteriormente para o pessoal de 1.500 metros e começaram as largadas em "ondas" (grupos de nadadores).

Por falar em "onda", o mar da Praia dos Milhonários em São Vicente é uma piscina. Pouquíssimas ondas e quase nenhuma correnteza, o que proporciona um ótimo lugar para nadar. 

As 9:15 da manhã saiu minha bateria e, como sempre, o pessoal do meu grupo de idade foi correndo desesperado para a água. Eu fui num trote leve, sem muita afobação e cai na água tranquilo.

A primeira bóia de contorno era bem longa com quase 800 metros de distância. Estava tranquilo e percebi que estava no "bolo" de um segundo grupo de nadadores, o que me deixou feliz por não estar lá atrás com o pessoal mais lento.

Fiz o primeiro contorno à direita e seguimos para a segunda bóia próximo a uma "prainha". Neste momento vi um pessoal nadando bem aberto e pensei que eu poderia estar errado, mas estava no caminho correto para a bóia e continuei nadando. Vi posteriormente no Garmin que meu ritmo deu uma caída boa neste momento, mas foi até me reorientar e seguir nadando.

Ao passar a bóia 2, as coisas ficaram mais tranquilas porque era agora só fazer uma linha reta até a chegada, já que a bóia 4 era uma pequena marcação entre a areia e o oceano para as pessoas não seguirem no caminho errado. Então, com a confiança de ver que era só nadar em frente, aumentei um pouco o ritmo e tentei fazer um pouco mais de força.

Passado pela bóia 4 era uma questão de poucos metros (algo como 200 ou 300 metros). Consegui aumentar um pouco mais o ritmo e já via o pórtico de chegada a frente.

Ao chegar no pórtico senti uma sensação gostosa de ter feito uma natação boa e não me sentir tão cansado. Sai da água e junto com outros atletas e fomos orientados a seguir em fila até o ponto de marcação / leitura do chip. Nesta "fila indiana", pedi muito tempo porque o pessoal caminhava muito lentamente, e o meu tempo oficial caiu em relação ao tempo do Garmin, mas está bem.

Passamos por uma mesa que anotou os números dos atletas e o horário e fechamos a prova.

Meu tempo no Garmin 910XT foi de 00:26:42 numa distância de 1.388 metros (existe um erro no GPS e também as bóias podem mudar no mar, alterando a distância). Meu melhor tempo em uma distância de "1.500 metros".

Oficialmente o tempo ficou em 00:27:16, na 11 colocação num total de 21 atletas na categoria da prova.



O pessoal da Run & Fun foi muito bem. O treinador Cássio ficou em primeiro na categoria dele e 6 no geral da prova. A Kami ficou em 5 na categoria dela e o Marcelo e namorada (também alunos da Run & Fun) pegaram segundo e primeiro em suas categorias. O Luiz Vergueiro ficou em oitavo e eu em décimo primeiro.


Kami (5 na categoria) e Cássio (1 na categoria e 6 no geral)
Luiz Vergueiro, Marcelo, Namorada do Marcelo, Kami, Cássio e Daniel Abib

O óculos estava incomodando um pouco :-)
O Luiz Fernando ficou contente com a prova, mesmo achando que precisa melhorar porque a performance na piscina ainda está melhor. O amigo dele da Medley ficou também contente, fez a prova um pouquinho mais lento que eu. 

Ficamos em São Vicente para aguardar a entrega dos troféus e celebrar os pódiuns do pessoal e retornamos a Sampa bem cansados e famintos :-)

Ótima prova, com uma organização bem simples / modesta, mas que oferece segurança do acompanhamento na água com caiaques e SUP durante a prova, dá uma camiseta, toca e medalha bem simples e um suporte pre e pós prova. 

Pelo preço do evento (R$65,00 + R$5.00 de taxas), vale muito participar deste tipo de evento.



A prova teve 1.388 metros de natação (era para ser 1.500 metros) com 26 minutos e 42 segundos de duração, com ritmo médio de 1:55 min/100m e com 35 braçadas por minuto.

Poxa, ótimo tempo e excelente ritmo. É exatamente isso que quero para o Ironman de 2015, fazer os 3.800 metros em ritmo de 1:55 min/100m seria excelente.

Voltamos todos empolgados pela prova e ótimo tempo. O pessoal da YPS costuma colocar fotos e publicar o resultado oficial no site, e assim que eles disponibilizarem isso eu atualizo  o blog.

Ano que vem tem mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário