Hoje os treinos foram de
Corrida e Natação.
A noite de sono foi até longa, com mais de 8 horas de "descanso", mas mesmo assim, picos de muitos movimentos a noite toda e um sono não muito relaxado. Mas foi bom.
Treino de
Corrida
Hoje o treino de corrida era "supresa". Todos da Run & Fun comentaram sobre este treino e por ser diferente haviam muitas pessoas no Ibirapuera de manhã. Povo curioso (risos)...
Fui de MTB para o parque, cheguei cedo e esperei o pessoal chegar. Os treinadores não quiseram antecipar o que era o treino, mesmo com a curiosidade geral dos alunos.
Muitos triatletas foram hoje, Luiz Vergueiro, Carlão, Fred, Vera, Gui e Fernando Diederichsen e eu.
Fizemos o alongamento e fomos para o aquecimento de 10 minutos de trote leve. Nem dava para dar uma volta completa no parque, fomos até o portão 9 e retornamos para a "sede" da Run & Fun.
E o parque estava muito cheio... Vários atletas de assessorias e pessoas fazendo seu treino livre. Em muitos momentos do treino tivemos que desviar ou fomos empecilho para quem estava correndo na pista principal. Legal ver o Ibirapuera cheio.
Ao regressar do aquecimento, os treinadores Camila e Marcus Vinícius nos informaram como seria o treino, e para a surpresa de todos, o treino era forte. Confesso, eu esperava um evento divertido, uma surpresa de comes e bebes, um treino de confraternização, mas não, fomos fazer força.
O treino era uma contra-relógio regressiva, ou seja, deveríamos fazer um percurso de 600 metros na alameda do Ibirapuera em 5 minutos e 30 segundos, e a cada volta o tempo seria reduzido em 10 segundos (posteriormente em 15 segundos). Se fizéssemos menos que o tempo limite, poderíamos descansar.
Por exemplo, a primeira volta o tempo de corte era 5'30''. Eu completei em 3'10'' e descansei por 2'20''. Na próxima volta, o tempo de corte era 5'15'' (houve uma aumento do tempo de corte), na outra 5'00'', na outra 4'45''e assim por diante.
Cada um fez sua estratégia. O Verguerio, Carlão, Ronaldo (corredor), Mariana (corredora), e outros mais rápidos saíram forte nas primeiras voltas iniciais. Eu tentei manter uma velocidade constante, terminando sempre tranquilo, descansando menos, mas por outro lado, me cansando menos também.
A cada volta o tempo de corte ia caindo e com ele o pessoal que corre um pouco menos foi saindo do treino. Acho que nas 2 ou 3 primeiras voltas não houve corte de atletas, mas com o cansaço das voltas e o tempo limite caindo não dava chance para eles continuarem na "competição".
Eu continuava na minha estratégia de manter a velocidade baixa e poupando o fôlego. Via sempre o Vergueiro e o Carlão lá na frente em todas as voltas, puxando forte, e como eles iam mais rápido, eles iam puxando outros alunos juntos... Estratégia do coelho em provas de resistência, só que eles faziam o coelho para mim. E o pessoal ia quebrando :-)
O Carlão sentiu um incômodo no músculo posterior da coxa e parou no meio do treino.
Nas últimas voltas o mais difícil nem era pensar no tempo de corte, e sim continuar correndo porque já estávamos girando há bastante tempo.
Na penultima volta lembro de ter passado a Mariana (ótima corredora) e o Roberto (o cara quieto que quase não conversa com o pessoal), e eles estavam se mantendo firmes nas voltas. Percebi, no entanto, que eles não estavam mais com fôlego para continuar.
Na última volta só lembro do Vergueiro e eu abrindo, outros 2 ou 3 atletas estavam com nós, mas não me recordo quem eram. Como o Vergueiro estava mais cansado, passei ele na primeira curva da alameda e acelerei um pouco mais.
Consegui terminar a volta com 20 segundos antes da abertura de uma nova volta, e nenhum outro atleta conseguiu abrir uma nova volta comigo. Eu não corri esta nova volta, quase não teria tempo de descansar e iria forçar muito. Já tava bom :)
Os meus tempos foram:
Ao analisar os tempos das voltas achei muito legal a constância dos meus tempos parciais das voltas até a 9 volta. Claro, uma variação pequena, mas girando muito próximo uma da outra até precisar acelerar forte para poder completar a volta no tempo. Isso me poupou muita energia para o sprint final.
A última volta teve pace máximo de 3:42 min/km antes da subida dos banheiros da alameda do Ibirapuera, e era o máximo que ia poder chegar depois de quase 9 quilômetros rodados.
Depois do treino fiz um alongamento junto com o pessoal. Nossa, não fazia alongamento pós-treino há mais de 2 anos e foi legal relembrar os movimentos que os meus primeiros professores (Marquinhos e Renatinha) sempre passavam depois da corrida. Como sempre, estava encharcado pela sudorese e molhei todo o colchete :-)
Gostei do treino surpresa, rolou uma pequena competição de estratégia e força, e chegar na frente me deu "moral" (mesmo que apenas psicológica) para encarar a última etapa do Troféu Brasil em Santos neste final de semana.
Precisava deste "empurrão" / motivação extra, estava bem chateado com os últimos resultados de minhas corridas.
O treino teve
9 quilômetros de distância percorridos em 43 minutos, com pace médio de 4:49 min/km e cadência de passadas de 179 ppm.
Pré-Treino:
Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Nada
Treino de
Natação
Depois de um breve descanso em casa, fui para a Planet Sport encarar a natação.
Se haviam muitos atletas / alunos na corrida, a natação estava bem tranquila de novo, como tem estado nestas últimas 2 semanas. O pessoal já está de férias e desencanou dos treinos.
Ao ver o treino na lousa percebi que a letra não era do Vander, então o treino não seria aquele que estava lá.... Foi bem pior (ou melhor, no meu caso).
O Vander passou a seguinte seqüência de exercícios:
Aquecimento:
200 metros de nado crawl
200 metros de nado crawl com flutuador
Série 1:
2x 200 metros de nado crawl com respiração 5x1 (i=30'')
Serie 2:
100 metros de pernas costas com nadadeira
Série 3:
4x 100 metros de nado crawl com respiração 7x1 com nadadeira
Série 4:
100 metros de nado peito
Série 5:
8x | 50 metros de nado borboleta com nadadeira
| 50 metros de nado crawl com nadadeira
Série 6:
200 metros de nado crawl com flutuador
Série 7:
200 metros de nado crawl solto
Os exercícios com respiração 5x1 são ruins... Os de 7x1 é quase a morte. A vantagem é que o 7x1 estava com nadadeira e atravessava a piscina em 3 respirações, então o sofrimento acabava logo.
O treino teve
2.200 metros de natação em 53 minutos, com um ritmo médio de
1:57 min/100m e 12 ciclos de braçadas a cada piscina de 50 metros.
Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada
Nenhum comentário:
Postar um comentário