segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Revezamento Run&Fun (07/12)

No dia 07/12 aconteceu a prova de revezamento de corrida da Run & Fun.


A prova tem o objetivo de arrecadar fundos para uma instituição que apoia o desenvolvimento de esportes para crianças carentes e também é uma confraternização para os corredores que treinaram durante o ano todo.

Foi a segunda vez que esta prova foi organizada, e a idéia é que aconteça anualmente. Uma ótima iniciativa, sempre que é possível ajudar e incentivar o esporte e contribuir com o bem estar e a socialização de pessoas eu tentarei participar.

No fundo, todos que vão para este evento para confraternizar e rever amigos, mas sempre é uma competição, então não pode ficar de fora a competição entre os amigos.

O revezamento aconteceu na pista de atletismo do Centro Olímpico de São Paulo, com pista de corrida padrão olímpico e com 400 inscrições nas categorias infantil, solo, duplas e trios. 

Achei até que haviam poucas pessoas, mas as contribuições atingiram os objetivos da organização e trouxeram alegrias as crianças que foram acompanhar seus pais. Era até engraçado ver criancinhas pequenininhas correndo, acompanhadas ou não dos pais, e ao chegar recebendo suas medalhas. Elas exibiam as medalhas com muito orgulho, bem legal mesmo.



Este ano a Run & Fun convidou alguns atletas profissionais do Triathlon & Ciclismo e deram um tom de maior competitividade à corrida.

Fiz o meu trio com o Luiz Vergueiro e o Carlos Ribeiro (Carlão) que fazem triathlon comigo, e fomos para lá sem pretensão alguma de pódium, já que estávamos nos recuperando da prova do final de semana anterior e também sabendo que haveriam trios muito fortes competindo.

A Mandi foi comigo, e ficou lá embaixo de um sol (bom, sentada na sobra, mas com calor) e torcendo quando o pangaré do namorado dela passava. Obrigado gatinha pelo companheirismo.





A prova começou um pouco atrasada e como disse, havia um sol para cada um que estava competindo. Calor muito forte, e o consumo de água e gelo foi recorde durante a prova.

Estávamos em uma pista de corrida de 400 metros, piso emborrachado e havia uma área de transição para que as equipes de duplas e trios fizessem o revezamento. O tempo era marcado por chips presos aos tênis e o objetivo era fazer o maior número de voltas em 1 hora de prova.

Minha equipe utilizou inicialmente uma estratégia de 2 voltas de 400 metros para fazer a transição, mas pelo calor e desgaste, trocamos a estratégia para 1 volta por cada integrante, visto que a transição de atletas era bem rápida. 

O Carlão começou com a nossa corrida, fez as suas duas voltas e entregou para mim. Corri duas voltas e entreguei quase morrendo para o Luiz que repeliu as 2 voltas e retornou para o Carlão. Fizemos isso mais uma vez, e depois partimos para a 1 por volta.


No gráfico acima de pace por quilômetro dá para ver como a estratégia foi boa... As primeiras duas voltas, com todo o gás e energia, fiz para 3:30 min/km de média. As duas voltas seguintes já caiu para 3:45 min/km. Iria cair de novo, mas trocamos para 1 volta por atleta e ai deu para melhorar bem. A quinta volta (primeira que fizemos 1 a 1) o pace médio ficou em 3:19 min/km, por exemplo.

A quarta volta individual (8 volta no total) foi especial. O Renato Dutra, diretor técnico da Run & Fun estava correndo e apoiando alguns atletas e eu brinquei com ele nas voltas iniciais. Nesta quarta volta individual ele me acompanhou e disse que iríamos correr forte. O pace médio desta volta foi algo próximo a 2:58 min/km com picos de 2:51 min/km. Dá para ver no gráfico (na linha em verde) como esta volta foi muito acima das outras. 

Já na 7 e 8 volta o ritmo caiu muito e o sol já judiava todo mundo. Na 9 volta sai uns 80 metros atrás do treinador Sales e junto com o treinador Silvio. Passei ao lado do Silvio e disse que ia "pegar" o Sales só de sacanagem. Tanto que o pace fica bem mais forte e ao passá-lo o pace caiu. Era só para tirar um sarro mesmo.

Na última volta passei a Lu Porto e deu um grito de incentivo para ela fazer força que estava acabando, mas ai o locutor anunciou que faltavam apenas 9 segundos e prova e desaceleramos. O Sales nos alcançou e terminamos a prova juntos. 




Minha participação na prova de revezamento solidário teve 5.68 quilômetros de distância percorridos em 20 minutos e 40 segundos, com pace médio de 3:38 min/km. Só Que Não (SQN) !!! O tempo e a distância percorrida estão corretos, mas o pace médio não conta porque eu parava o relógio ao completar minha volta. Imagina o dia que estiver correndo 5 km a 3:38 min/km, vou ter que nascer de novo para isso acontecer. :-)

Foi legal, o pessoal que treina junto estava em peso, os treinadores todos estavam lá, muitas crianças, um dia lindo com sol e a organização foi boa.

O pessoal do triathlon fez bonito, ficamos em primeiro lugar no trio feminino com a Lu Porto e a Poly (mais a Simone, que não treina com nós) e primeiro, segundo e terceiro na dupla mista (Ana Lúcia e seu marido, Rafa e Stephanie, Ralf e esposa).

Não sei em que colocação a minha equipe ficou.... Quando descobrir, atualizo o blog.

Bom, ótimo evento e todos ficaram felizes pela confraternização e por ter ajudado a AES (Associação de Esporte Solidário).

Ano que vem estarei lá.



UPDATE:

Hoje, dia 11 de dezembro, saiu o resultado oficial da prova de revezamento da Run & Fun. Nosso trio ficou em 4 lugar e quase pegamos pódium :-)

Competir com o Gilvan e o Gideone não é justo. Os caras não são deste planeta.... O Francisco não conheço, mas também não deve ser fraco... Moralmente, terceiro lugar para nós (risos)

Valeu Carlão e Vergueiro.... Ano que vem tem troféu !!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário