Hoje os treinos foram de "Corrida" e Natação.
Ainda estou em semana de "recuperação" da prova Challenge e sem treinos muito exaustivos, mas..... tá acabando a moleza.
Hora de nadar....
Treino de "Corrida"
Bom, não foi realmente um treino de corrida. Hoje pela manhã fui para a cidade universitária fazer um exame / teste / experimento de doutorado para o Departamento de Energética e Fisiologia Teórica da USP, que visa criar um novo protocolo de análise de esforço x ritmo cardíaco. Pela descrição do José Eduardo (pesquisador):
"... os detalhes do protocolo do teste podem ser encontrados no arquivo anexado, mas, resumidamente, ele envolve a corrida em variações da velocidade planejada para a maratona durante 20 a 25 minutos (é esperado que a duração total do experimento, incluindo a preparação, seja em torno de uma hora) ..."
O José Eduardo me deu as orientações sobre como seria realizado os exames, pediu algumas assinaturas sobre o consentimento do teste e também solicitou alguns dados sobre minha saúde e histórico de treinamentos, e fomos para o teste.
Ele me perguntou qual foi minha velocidade na maratona, passei o pace de 4:35 min/km e ele entendeu que tinha feito a prova em 4 horas e 35 minutos, e com isso fez os cálculos dos intervalos de teste baseado em pace de 6:10 min/km. Quando ele comentou este pace eu avisei que o valor já era o cálculo do meu ritmo e ele refez a criação dos intervalos.
Basicamente ele criou 5 ou 6 intervalos, sendo alguns mais lentos que meu ritmo de maratona e 2 acima. O teste consistia em correr 5 minutos em cada um dos intervalos de velocidade e medir meus batimentos segundo um protocolo definido por ele e sua equipe.
Depois de ligar os eletrodos nos cabos e afixá-los em mim, fiquei deitado por cerca de 10 minutos para medição dos meus batimentos cardíacos em repouso.
Fiz um aquecimento em uma velocidade até mediana na esteira e paramos por um minuto. Depois o teste realmente começou.
O primeiro trecho começou com pace médio próximo a 5:00 min/km, depois foi para algo próximo a 4:50 min/km, 4:35 mim/km, 4:20 min/km e 4:10 min/km como "quase" mostra o gráfico abaixo.
O gráfico não é fiel aos intervalos de pace porque o gráfico é montado baseado em quilômetros percorridos e o teste é baseado em tempo (5 minutos).
No final estava já um pouco cansado, dava para ir para mais um ou dois intervalos de velocidades e aguentar mais alguns minutos, mas para o teste era o suficiente e eles pediram para parar.
Durante o exame vi o José Eduardo e seus amigos de estudo comentando algo sobre alguns índices "caírem" e depois voltarem. Pensei que fosse algo ligado aos batimentos cardíacos, pois coincidentemente mudei a respiração segundos antes dos comentários. No final falei com ele sobre este fato e ele comentou que não era bem isso, que eles estavam analisando que em alguns momentos os sensores paravam de enviar dados e poderia ser por problemas dos eletrodos.
De qualquer forma, o José Eduardo disse que o teste foi excelente e agradeceu muito minha contribuição. Espero que o estudo dele seja aprovado e que um novo método de medição de esforço apareça no mercado.
Seja lá qual for o resultado do doutorado, gostei de participar e "treinar" ao mesmo tempo.
Até que foi legal correr na esteira, todo corredor de rua tem uma certa restrição a "correr em aquário", mas durante o exame pude perceber o movimento dos braços e controlar bem a respiração. O chato é ficar batendo o pé nas bordas da esteira e o calor que fica correr sem ventilação.
O "treino" teve
quase 7 quilômetros de distância percorridos em 37 minutos, com pace médio de 5:25
min/km e cadência de passadas de 164 ppm.
Pré-Treino:
Nada
Pós-Treino: Nada
Treino de
Natação
Saí do teste / exame na USP e fui rapidinho para a Planet Sport para encarar a natação, e cheguei um pouco atrasado. Deve ter sido por isso que o Vander "tirou meu couro" no treino (risos).
Sério, o treino hoje foi muito muito muito forte... Foi show, e teve a seguinte seqüência de exercícios:
Aquecimento:
200 metros de nado crawl
200 metros de nado crawl com flutuador
Série 1:
2x | 50 metros de nado crawl pegada dupla
| 50 metros de nado crawl submerso
| 50 metros de nado crawl respiração frontal
Série 2:
400 metros de nado crawl com palmar e nadadeira
Série 3:
3 x 100 metros de nado crawl a cada 1'40'' (i=30'')
Série 4:
4 x 50 metros de nado crawl a cada 40'' com nadadeira (i=20'')
Série 5:
100 metros de nado livre (menos crawl)
Série 6:
4 x 50 metros de nado crawl com nadadeira e palmar
Série 7:
4 x 75 metros de nado crawl com progressão a cada 25 metros
Série 8:
300 metros de nado crawl livre
Quer moleza? Vai jogar xadrez ou futebol.... Aqui á triathlon...
Gostei do treino, e para completar a piscina estava muito vazia e o Vander pode dar dicas boas de natação.
O treino teve
2.500 metros de natação em 56 minutos, com um ritmo médio de
2:03 min/100m e 11 ciclos de braçadas a cada piscina de 25 metros.
Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada






Nenhum comentário:
Postar um comentário