Como preparação para o Ironman, vou realizar muitas provas de corrida, natação e bike individuais (não dentro de Triathlon, que tem todas as modalidades juntas). A grande prova de corrida deste ano é a Maratona de Chicago, que será realizada no dia 12 de Outubro, e como preparação para esta prova, vou fazer outras pequenas provinhas para medir como está o meu progresso.
Hoje foi a vez da prova de Meia Maratona (21.093 metros) da Asics chamada Golden Four. Esta prova é realizada em 4 capitais do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília). Fui para lá curtir o evento e testar meu desempenho. Esta foi minha segunda meia maratona e a segunda vez que participo deste evento.
Para mim, é a melhor prova de corrida de São Paulo, por diversos fatores: Organização, percurso, suporte (banheiros, água, Gatorade, etc.), temperatura (normalmente mais fria), animação, a distância, altimetria, etc.
Acordei as 5:20 da manhã, tomei café e os suplementos (vitamina e BCAA), todo o material já estava preparado da noite anterior, e fui para o Jockey Club em Sampa (Zona Sul) no local de realização da larga da prova. Não estava frio, próximo a 15 graus, sem vento, bem agradável.
Um trânsito considerável para estacionar, mas tudo sobre o controle.
Lá dentro do Jockey estavam armadas todas as tendas das assessorias esportivas, fui para a tenda da Run & Fun e comecei a encontrar os amigos.
Sabe o que percebi fazendo esportes? Fazemos amigos para vida toda. Reencontrei vários amigos de Ericsson, de Ibirapuera a noite, de Triathlon, de Ibirapuera manhã. Cada um com seu objetivo, velocidade e história para contar. Foi ótimo rever o pessoal, saber das novidades, desafios e da vida.
O esporte não me deu apenas uma saúde boa, um melhor preparo físico, uma mente mais equilibrada e calma... O esporte me deu grandes amigos para sempre.
Entre os amigos, encontrei o Rafael Mattos e o Eduardo (amigo do Rafa), e combinamos de largar juntos. O Rafa é fortíssimo na corrida (relatei aqui em um post no passado) e percebi que o Eduardo também. O Rafa já teve maratona para 3:07 e está recuperando a forma. O Eduardo eu conheci nesta manhã, treina na Run & Fun mas nunca havia visto ele.
Tomei um gel Gu (carboidrato) uns 25 minutos antes da largada, pois aprendi que em provas longas o "gás" acaba e o corpo sente falta de energia depois de alguns longos quilômetros.
Fomos para o aquecimento, e haviam muitas pessoas da nossa assessoria se preparando para a prova. Fizemos exercícios leves para "tirar a teia de aranha" dos músculos e tendões, mas no fundo acho que o ritual de aquecimento é muito mais uma confraternização do que realmente um aquecimento de prova.
Escutamos algumas recomendações do treinador Chicão para quem iria usar a prova como preparação para uma maratona (meu caso): "A prova é um treino, não vão se matar". "Mantenham o foco num ritmo bom, tenham tranquilidade e faça uma ótima prova".
Uns 5 minutos antes das 7:00, fomos para a rua do Jockey, rumo a linha de largada.
Uns 5 minutos antes das 7:00, fomos para a rua do Jockey, rumo a linha de largada.
Na largada haviam setores separados para atletas de elite, depois um setor para quem tinha tempo (expectativa) de 1:40, 1:50, etc. divididos por cores. Infelizmente no Brasil isso não é respeitado, então nas divisões haviam todos os tipos de corredores, dos mais rápidos ao que foram passear.
Fui para a largada com o Rafael e Eduardo e lá encontramos a Vera, Denise e o Vagner, estes três fazem triathlon comigo.
Largada dada pontualmente as 7:00 da manhã, e vamos nos divertir :-)
No início não dá muito para correr rápido, tem muitas pessoas juntas, cada um na sua velocidade e passando na frente dos outros. Depois do túnel que liga o Jockey a USP e mais ainda depois da ponte da Marginal Pinheiros, as pessoas começam a se espaçar e ai dá para colocar um pace mais "encaixado".
O trajeto da prova é excelente, com poucas variações de altitude e poucos cotovelos. O circuito é este abaixo.
Já antes do túnel já deixamos a Vera, Denise e Vagner para trás e seguimos eu, Rafa e o Eduardo na mesma balada / pace.
Já no inicio o Rafa e o Eduardo ficaram enchendo um o saco do outro, falando "tá rápido, diminui", outro respondendo "tá rápido você, estou te seguindo", etc. Achei engraçado, mas não falei nada....
Fizemos os primeiros 5 km em pace de aproximadamente 4:35 min/km (forte), mas ainda sem encaixar o ritmo porque o corpo não estava quente.
No quilômetro 7 fizemos o primeiro "cotovelo" no parque Villa Lobos. O Rafa e o Eduardo tomaram mais um Gel, e eu tive um pouco de dificuldade de tirar o meu gel do bolso, mas tomei antes ainda do quilômetro 8.
Ai, o corpo já estava quente, a velocidade encaixada e foi muito tranquilo administrar a prova.
Começamos a girar em 4:33 min/km por alguns quilômetros, e depois reduzimos para fazer a subida da ponte. Chegamos na USP bem tranquilos.
Mantivemos o pace próximo a 4:40 min/km até a subida da Av. Politécnica, com um sol gostoso contra os olhos, mas sem atrapalhar muito. A subida foi tranquila, a descida foi mais forte e fizemos girando a 4:33 min/km.
Na subida da Av. Politécnica ganhamos um gel de carboidrato e tomamos imediatamente. Já eram 14 quilômetros percorridos. Ou seja, o primeiro gel 25 minutos antes da corrida, o segundo no 7o. quilômetro e o terceiro no 14o. quilômetro. Bem divididos para ter energia a prova toda. Foi uma excelente estratégia que aprendi com os dois companheiros :-)
Durante o trajeto, conversamos relativamente pouco, o Rafa e o Edu que vieram brigando a todo momento que um estava mais rápido que o outro, outro que o um, e a discussão do "casal" era até divertida. Mas o Rafa me disse que era normal a discussão, eles já corriam juntos a 15 anos, é o jeito deles se entenderem.
Entramos na USP no quilômetro 17 e só faltavam 4 km para correr. Tudo estava muito tranquilo, sem dores, sem nenhum músculo "puxando", sem problemas com hidratação. Tudo estava muito bem....
Fizemos um cotovelo dentro da USP, e seguimos sentido a portaria 1. O Rafa estava com algumas dores nas costas e a panturrilha começou a dar sinal de existência, mas nada muito preocupante.
Na saída da USP o Rafa e o Eduardo começaram a "discutir" sobre como seria na chegada. O Eduardo dizendo que o Rafa passou na largada antes, o Rafa dizendo que ambos tem que chegar juntos na linha de chegada. Foi tão DR (de casal) que as pessoas que corriam juntas começaram a rir. Eu só ria, estava "sobrando", dava para ir muito mais forte, mas queria terminar com eles.
O Eduardo disse que se eu estivesse sobrando poderia abrir, mas preferi continuar acompanhando eles. Amigo é amigo, saímos juntos, um deu força para o outro, vamos terminar juntos.
Antes da descida do túnel do Jockey o Rafa achou que iria sentir dores e pediu para diminuirmos. Descemos sem problemas e ai era só completar a prova.
Foi ai que as dores do Rafa sumiram e ele ligou o turbo. O nosso pace médio que era de 4:40 min/km passou para 4:18 min/km. Faltava apenas 1 quilômetro, mas estava forte... Deu para acompanhar os dois.
Na entrada do Jockey encontrei meu treinador e grande amigo Marcos Tadeu (Marquinhos) e ele gritou: "Poxa, Abib, vai fechar em menos de uma hora e quarenta, muito bom". Deu mais animo, sabia? Coloquei mais força para terminar.
Dentro do Jockey, faltavam apenas 500 metros, demos "um gás" e fomos os três juntos para a linha de chegada. E nós conseguimos... Terminamos todos juntos e abraçados como mostra a foto acima.
A prova foi absolutamente perfeita. Não tenho o que reclamar... A temperatura foi excelente, amigos antes, durante e depois da prova, suplementarão de carboidrato perfeita, água na medida certa, trajeto bem gostoso, solzinho para esquentar...
Não tenho o que dizer de ruim do dia, da prova e de minha performance, só agradecer aos treinadores e os amigos que me acompanharam.
Em especial, quero agradecer muito ao Rafael e Eduardo que me permitiram correr e curtir a prova com eles durante todo tempo, e deram uma força no sprint final. Vocês são feras.
Agradecer os treinadores da Run & Fun, sem eles não estaria feliz da vida como estou hoje.
Amigos que me apoiam sempre, mesmo me chamando de louco / doido / desocupado, mas que torcem por mim.
Em especial, quero agradecer muito ao Rafael e Eduardo que me permitiram correr e curtir a prova com eles durante todo tempo, e deram uma força no sprint final. Vocês são feras.
Agradecer os treinadores da Run & Fun, sem eles não estaria feliz da vida como estou hoje.
Amigos que me apoiam sempre, mesmo me chamando de louco / doido / desocupado, mas que torcem por mim.
A minha previsão era para fazer a prova em 1:40:00, e acabei fechando em exatos 1:38:00 (oficial, cravados no cronômetro).
O pace da prova foi bem constante, mas deu para segurar bem a velocidade / pace devido a companhia dos meus amigos... Se eu estivesse sozinho, possivelmente teria forçado no inicio e teria quebrado no meio ou final.
O pace foi constante, com pequenas variações, mas bem controlado. A linha preta abaixo mostra um "pace positivo", mas é irreal porque o último quilômetro fiz em 4:18 min/km.
O pace foi constante, com pequenas variações, mas bem controlado. A linha preta abaixo mostra um "pace positivo", mas é irreal porque o último quilômetro fiz em 4:18 min/km.
A linha vermelha mostra bem um pace constante, por mais que seja um pouquinho positivo (ou seja, mais forte / rápido no final) conforme manda o manual dos corredores.
O que eu tiro desta prova? Meu condicionamento está muito bom, terminei a prova sem dor alguma e sem me esforçar mais do que podia. Melhorei muito o tempo do ano passado (1:43:28) e não senti nenhum desconforto durante todo o trajeto.
Levo também a amizade de muitos colegas de treino, de prova, de traithlon, de conversas, de amigos de amigos que acabaram virando grandes amigos.
Também me deu esperanças que posso baixar mais meu tempo, tirar mais 2 ou 3 minutos nas próximas, e que ainda tenho muito chão pela frente.
Colhi também dois novos recordes pessoal, o de melhor meia maratona em 1:38:00 (no Garmin está 1:37:34) e também melhor 1 hora com 12.99 km percorridos.
Provas assim são especiais. Muita saúde e muita alegria em correr. Que venham as próximas, porque nesta eu me diverti muito.
Pre-Prova: Multi-Vitamínico + BCAA + Gel (Carboidrato)
Durante: Gel + Água
Pós-Prova: Gatorade + Salada de frutas
Nenhum comentário:
Postar um comentário