Hoje os treinos foram de Ciclismo, Corrida e Musculação.
Noite fria, madrugada muito fria, princípio de chuva em Sampa. Será que vai dar treino? Ahhhh Teve treino sim... A temperatura era próxima dos 10 graus as 4:20 da manhã.
![]() |
Foto de cortesia da Amanda Moraes |
Treino de Ciclismo
Nossa, a manhã demorou para aparecer... ou melhor, eu demorei a sair da cama e encarar a manhã fria e com o tempo fechado. Estava tudo arrumado no carro, roupa separada próximo a cama, mas foi duro.
Eram 4:55 já estava parando o carro na cidade universitária e descarregando todo o material. Desta vez, com o Garmin Edge para ajudar na marcação de distância e velocidade.
Diferentemente dos outros treinos que saio rapidamente do carro e me junto ao pessoal girando na bolinha, encontrei a Marcinha, Luiz Vergueiro e Denise no estacionamento da reitoria e ficamos conversando lá mesmo. Entreguei o relógio do Lui (Luiz Santana) para o Vergueiro e ficamos esperando a Marcinha terminar de descarregar a bike e vestir a roupa de ciclismo.
Saímos os 4 juntos e eu fui conversando com a Denise. Um doce de pessoa, sempre com um sorriso no rosto e muita disposição. Pela segunda vez seguida ela estava com a bike TT, e ela não se acostuma com a outra bike porque é mais pesada e possivelmente acha a posição de pedalar mais desconfortável.
Fiquei girando com a Denise metade do aquecimento, depois fui fofocar um pouco com a Marcinha. Ela tem sempre assunto para colocar em dia :-)
Normalmente giro entre 15 km a 19 km na rotatória para aquecimento, mas hoje cheguei um pouco mais tarde, fiquei esperando a Denise, Luiz Vergueiro e Marcinha se aprontarem e giramos mais leve, então o aquecimento foi de apenas 9 km em 20 minutos de pedaladas a uma velocidade média de 28 km/h.
Esqueci de fazer a troca da configuração de bike no Garmin Edge da Caloi Strada para a Cervelo P3C, e por isso não tenho as informações da cadência de pedaladas hoje.
Durante o aquecimento escutamos alguns trovões e vimos alguns raios no céu, mas pareciam longe da USP. No final do aquecimento começou a chover / garoar com pingos grossos e gelados. Era só o que faltava, né? Mas rapidamente parou e a chuva não chegou a molhar o asfalto o que atrapalharia bastante o treino.
Paramos na "sede" da Run & Fun, e os treinadores explicaram o treino. Iríamos fazer 3 vezes 8 km em ritmo moderado / forte com 2 minutos de intervalo.
Os professores dividiram os atletas em 2 pelotões e saímos para a Av. da USP/FEA aonde iríamos fazer os 8 km girando forte, mas sem subidas (cavalo, química ou biologia). Na primeira volta os treinadores Cássio e Sílvio puxaram o pelotão, e nas outras 2 voltas de 8 km revezamos na frente puxando o pessoal.
Não estava ventado muito, mas estava um pouco frio sim. Fiquei na cabeça do pelotão por 2 ou 3 vezes, e sai de lado (fora do pelotão) em alguns momentos para pegar vento de frente.
Durante as voltas conversei com o Ricardo Sucupira que está nos ajudando a organizar a compra de uniformes (top, bermuda e macaquinho) para que possamos ir competir no Ironman 70.3 de Floripa e de Pirassununca "bonitinhos". Será que sai? A ajuda dele está sendo primordial, e nossos uniformes de cinismo da Run & Fun devem sair nos próximos dias.
Bom, o treino terminou próximo às 6:30 com aproximadamente 40 km girados, e fomos para a "sede" da Run & Fun finalizar o dia. Eu fui para lá conversar com o pessoal, mas retornei para a avenida da USP/FEA para continuar girando.
Girei mais 20 km sozinho, sem pegar muita roda (com a intenção de tomar vento na cara e fazer mais força). Consegui uma velocidade média bem razoável de 33 km/h, considerando que fiz 2 subidas do cavalo e também algumas subidas da FEA.
Será que dá para girar a 33 km/h no Ironman ano que vem? Vou tentar ganhar força e resistência muscular para tentar esta velocidade (ou um pouquinho mais) nos 190 quilômetros da prova ano que vem.
No total foram 60 quilômetros de treino (40 km + 20 km) com velocidade média de 32 km/h em quase 2 horas de treino.
Notei que a freqüência média de batimentos cardíacos ficou bem controlada (128 bpm) e que em alguns momentos a velocidade máxima foi de 51 km/h, o que é bem rápido para as minhas limitações e também as características da USP.
Pré-treino: Multi-Vitamínico + BCAA + Bisnaguinhas (carbo)
Pós-Treino: Nada
Treino de Corrida
Voltei para a Run & Fun, guardei a bike no carro, tirei a roupa de ciclismo e acessórios (sapatilha, óculos, luvas e capacete) e coloquei o tênis para iniciar a segunda parte do treino da manhã, agora correndo.
O planejado pela Run & Fun era 40 minutos ZR/ZM, um trote leve para ganhar volume de treino visando a Maratona de Chicago.
Novamente planejei fazer uma velocidade mais leve e fazer 2 voltas de 6 km (volta padrão sem subidas) na USP, sem forçar muito porque os 60 km de bike já haviam tirado um pouco das forças.
Sair para correr depois de pedalar sempre será uma emoção. Hoje, além das pernas estarem em "modo bicicleta", o pé estava bem gelado e os dedos doloridos pelo vento e temperatura fria. Começar a correr foi bem dolorido até aquecer um pouco.
Comecei a corrida as 7:15 da manhã, e fiz a primeira volta de 6 km com pace médio de 4:53 min/km. Parei na Run & Fun para tomar uma água que deixei no carro e recuperar um pouco o fôlego.
Sai para a segunda volta de 6 km e estava aquecido e "encaixado" na velocidade, então a segunda volta foi mais tranquila e estava girando na média de 4:43 mim/km. Definitivamente, eu não consigo controlar a corrida com velocidade tão leve assim, já que meu ZM termina em 4:39 min/km (ou freqüência cardíaca de 150 bpm).
Enfim, estava dentro da faixa de freqüência cardíaca (média de 147 bpm) e só exagerei um pouco o tempo, porque terminei o treno com 1 hora de exercício (era para ser apenas 40 minutos).
A cadência de passos foi de 188 ppm, o que é bem legal.
Voltei para o caro, tirei a roupa suada, bebi bastante água (estava com sede) e finalizei o treinamento da manhã.
Feliz da vida, treino bom, forte (tanto a bike como a corrida), longo e sem nenhuma dor ou desconforto. Tá tudo indo muito bem.
Pré-treino: Gel GU (carboidrato)
Pós-Treino: Nada
Treino de Musculação
Musculação é muito chato, já falei isso? Muito chato mesmo.... E hoje estava sem a menor vontade de fazer força. Mas fui....
Tudo normal, sem nenhuma mudança de peso ou de repetições.... Ainda bem que acabou, agora só semana que vem.
Pré-treino: Nada
Pós-Treino: Frutas (banana e maça)
Nenhum comentário:
Postar um comentário