segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Treino de 18/08

Hoje os treinos foram de Corrida e Natação 


Treino de Corrida

Bom, as vezes eu penso muito em porque diabos eu corro ou acordo de madrugada para correr. Hoje foi um dia assim, sair da cama não foi fácil. Nem era cansaço, era só desânimo e vontade de ficar quietinho dormindo. 

Não estava frio, cerca de 17 graus, tempo nublado, sem vento, mas não estava ruim de treinar... Apenas uma vontade inexplicável de dormir. 



Acho que este é o treinamento mais difícil de fazer: O DA MENTE... Ela sempre vai te forçar a não sair da inércia, da zona de conforto, da tranquilidade. Estava conversando isso com a Amanda Moraes (http://miniinfarto.blogspot.com.br) ontem, e hoje senti na pele.

E sabe o que fazemos em situações assim? Temos que ser mais fortes que nossa melhor desculpa. 


Eu venci minha mente hoje... E meu corpo respondeu muito bem... Mas, fácil fácil, não foi. Se eu perdesse o treino eu iria ficar me punindo mentalmente o dia inteiro, ia ficar muito mais chateado e não iria poder recuperar este treino nunca mais....  Treino perdido é treino que nunca mais poderá ser recuperado. 

Então... Eu fui treinar :-)



Preguiça 0 x 1 Daniel

Então vamos lá. O treino programado pela Run & Fun era:

5´zr+ 5' zm +5' ze + neuromuscular + 6 x 500m zt i=1' andando + 10' zr + 12' (sobe e desce zm) + 10' zr

Explicando: 
  • Iniciar com 15 minutos de aquecimento progressivo, sendo 5 minutos em ZR, 5 minutos em ZM e 5 minutos em ZE. 
  • Depois exercícios neuro-musculares 
  • Após a neuro, faríamos 6 tiros de 500 metros em ZT (velocidade máxima) com 1 minuto de intervalo andando entre os tiros. 
  • Depois, 12 minutos de subidas e descidas em ZR (trote) 
  • E para finalizar 10 minutos de giro leve. 

Começamos o aquecimento as 6:40 da manhã, e sai com o Luiz Vergueiro e um amigo maratonista dele (não sei o nome). Iniciamos leve e progressivo (5:10 min/km, 4:50 min/km 4:40 min/km). 

Depois fizemos uma volta "recreativa" na alameda para esperar o treino de neuro-muscular poder começar. Fui girando com dois amigos da Run & Fun que vão fazer a maratona de Amsterdan e que tem um pace mais leve. Giramos a pace de 5:50 min/km na alameda do Ibirapuera só para distrair. 

Mais uma vez, treino de neuro com aquela mesma pergunta de sempre: Será que isso serve para algo? Bom, não acho que eu vou saber desta resposta de forma definitiva. Tem que fazer, eu faço.

Ai fomos para os tiros. Foram 6 tiros de 500 metros em força total. Confesso que os treinos de sábado e o simulado de Triathlon Olímpico no domingo me deixaram cansado, e os últimos 2 tiros foram "meia boca", mas foi bom colocar as pernas para fazer força com muita intensidade. Devo ter girado os primeiros tiros a 3:30 min/km e os últimos a 4:00 min/km (péssimo, mas....). 


Terminada os tiros, hora de fazer subidas. Ficamos entre a alameda e os banheiros no Ibirapuera, bem tranquilo porque só estávamos 3 alunos da Run & Fun e não passava ninguém na alameda neste momento. 

Eram 12 minutos de subidas em ZR/ZM, bem leve e sem forçar muito. Fiz girando a 5:40 min/km e dei dois últimos tiros em 3:44 min/km e 4:40 min/km só para fechar o pacote. 

Subidas finalizadas, vamos desaquecer e girar leve por 2.5 km a pace médio de 5:00 min/km... Leve mesmo. 


O treino total teve 11.5 quilômetros, em 1:02 horas de treino com pace médio de 5:26 mim/km. A cadência de passos foi de 171 ppm, mas todos estes indicadores são difíceis de analisar porque os tiros e as caminhadas de recuperação, tanto quanto as subidas, distorcem bastante os números. 

Para quem não queria sair da cama, ótimo treino e muita disposição para fazer os exercícios programados. 

Pré-Treino: Bisnaguinhas (Carboidrato)
Pós-Treino: Whey Protein + Chia 

Treino de Natação

Hoje era dia de tiros, e tivemos um "tiroteio" também na natação :-). É sempre bom fazer este tipo de estímulo seguidos de descanso, pelo que converso com professores e profissionais de educação física, os músculos "aprendem" a suportar maior carga e ajuda para melhorar a performance em curtas e longas distâncias.

A piscina estava cheia, com 2 raias separadas para crianças (que mais fazem bagunça do que nadam) e outros alunos fazendo suas aulas. 

O treino teve a seguinte configuração:

Aquecimento:
2x |  300 metros crawl
     |  250 metros de pernas crawl com nadadeira

Série 1:
    14 x 25 metros crawl com intensidade moredada / forte (com 20 segundos de descanso)

Série 2:
 2x | 100 metros medley
      | 200 metros crawl com palmar e flutuador

Série 3:
   200 metros crawl / livre

Os tiros da série 1 eram para ser só 10, fiz 14 porque estava empolgado :-)

As séries de medley não foram tão ruins, mas o nado borboleta continua me cansando muito, mesmo agora eu tendo uma melhor performance. Não iria morrer afogado, mas nadar muito borboleta acabaria com minhas energias. 

No total foram 2.200 metros sendo 350 metros com sangue nos olhos. 

Lembrando que o Garmin Swim não armazena os trechos que tenham apenas pernas, e por isso a discrepância entre o nadado e os números abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário