sábado, 23 de agosto de 2014

Treino de 23/08 - Teste de 5 KM

Hoje o treino foi apenas de corrida, corrida e corrida (risos). Já explico o motivo.


O dia amanheceu em uma excelente temperatura, aproximadamente 16 ou 17 graus, sol  gostoso, céu aberto e humidade do ar em 60%.

Hoje não era bem um treino de corrida, deveríamos fazer um teste de 5 km de força máxima (ZT). O teste é basicamente correr 5 quilômetros no menor tempo possível, como se fosse uma prova.

As 6:30 da manhã já estava na USP para iniciar as atividades do dia. 

Aquecimento Pré Teste de 5 km

Voltando ao histórico de treinos, já havia feito o teste de 5 km no início dos treinos para a Maratona de Chicago, teste este realizado no dia 14 de julho e terminei o teste em 00:20:35 (20'35'').

Neste teste de julho eu já sai super feliz, conseguir um pace médio de 4:07 min/km e conseguir ficar na casa dos 20 minutos, que para mim foi ótimo. Agora era hora de ver qual o resultado dos treinos nestas semanas desde 14/07 até hoje. 

Começamos o treino fazendo um alongamento na "sede" da Run & Fun na USP, que fica na rotatória da reitoria. Acredito que uns 15 bravos atletas estavam lá e o treinador Renato Dutra e o treinador Lucas começaram o alongamento e as primeiras intrusões.

Fizemos um aquecimento leve, saindo da rotatória da reitoria até o Portal 2 (P2), que fica no final da Av. da raia (Professor Mello Moraes). Aquecimento leve mesmo, girando a 5:25 min/km e conversando com o Hudson, Daniel Poli e Waldemar Hamburgo. Este trote teve 2.7 km em 15 minutos.



Teste de 5 km

Todos os alunos chegam no P2 e o teste seria executado na Av. da raia, na contra-mão. Recebemos a instrução do Renato Dutra sobre o motivo deste tipo de teste, e baseado nos tempos atingidos podemos ver as nossas zonas de treino, ver uma estimativa de tempo de prova (maratona) e também medir a evolução. 

Teste iniciado as 7:00 da manhã. Já na saída eu "marquei" um aluno da Run & Fun que no teste passado teve um pace bem próximo ao meu, e sai na cola dele. Sabia que se eu conseguisse acompanhá-lo eu não precisaria ficar olhando para meu relógio e teria um tempo bem próximo ao meu objetivo. 

Os primeiros 2 km foram até que confortáveis, o tempo e a humidade do ar estavam ajudando bastante, não tinha vento e o movimento dos carros estava até que razoável. 

Fizemos a volta no km 2.5, próximo a faculdade de Educação Física, e ai a coisa começou a ficar mais difícil. As pernas respondiam bem, mas a respiração já não era tão tranquila. Ainda tinha madeira para queimar, mas o esforço inicial foi forte. 

No km 3.5 eu já comecei a tirar um pouco o pé do acelerador e comecei a pensar mais seriamente em terminar o teste do que fazer um tempo excelente. O rapaz que eu estava "marcando" começou a abrir um pouco a distância, mas ainda estava "no vácuo" dele. 

Quando o Garmin apitou os 4 km, pensei "UFA, falta apenas 1 km" e vou conseguir chegar, mas.... Já estava notando que as pernas não respondiam tão facilmente à mente.

No final do teste, estava bem cansado, girando próximo de 4:09 min/km e só pensava em chegar e poder travar o Garmin e ver o tempo total do teste. Estava só no embalo, porque força mesmo eu não tinha mais.


FIM... Teste de 5km executado e para minha grata surpresa, o tempo foi fantástico. No Endomondo deu cravados 00:20:00, o que dá um pace médio de 4:00min/km, mas vou ficar com pace de 4:02 min/km do Garmin Connect e do Strava. 

FANTÁSTICO MESMO !!!! Nunca imaginei conseguir um tempo tão bom assim. Fiquei feliz de verdade.

Medalha do Nike+ (bem engraçada)
Trofeus do Endomondo 


Giro Pós Teste 

Depois do teste e também após a recuperação, saímos eu, Hudson e Waldemar para girar na USP. Estávamos no P2 e voltamos ao "trajeto de 7km" aonde passamos pela subida do Cavalo e regressaríamos para a reitoria. Como estávamos no P2, esta volta deu 5 km de distância, e paramos na "sede" da Run & Fun para uma hidratação.

Depois desta volta, o Hudson e o Waldemar queriam "fechar o buteco" e finalizar o treino, mas eu fiquei colocando pilha nos dois para fazermos mais uma volta de 6 km, bem tranquila. Conheço meus amigos, nunca é uma volta tranquila :-)

Consegui convencê-los (vai, não precisei fazer muita força para fazer os camaradas correrem) e começamos uma nova volta, desta vez sem subida para o Cavalo e com uma distância de 6 km. 

Voltamos a "sede" da Run & Fun, e agora sim, o treino estava finalizado. 

O giro pós teste de 5k foi de 11 quilômetros, com pace de 5:02 min/km em 56 minutos de duração.



Waldemar, Daniel e Hudson 
Pré-Treino: Multi-Vitamínico, BCAA, Gel GU (carboidrato)
Pós-Treino: Endurox R4 e frutas

Evento de Protesto / Luto

Estava programado para hoje evento chamado: "Black Run - RESPEITO AO ATLETA DE RUA - Luto pelo atropelamento criminoso do dia 16 de agosto". 

As assessorias e amigos se reuniram para uma corrida / caminhada de um clube próximo a USP e o final do evento seria uma reunião na praça do relógio para orações e para mostrar que o Alvaro era uma pessoa querida, e ainda mostrar a revolta em relação ao assassino / bêbado / idiota que atropelou as 5 pessoas. 

Evento triste, muita comoção e muitos atletas. Coisa triste :-(












No final, sai da USP a caminho de casa e vi este acidente na Av. Faria Lima, quase na esquina da JK. Acham que o cara estava bêbado para conseguir bater no poste uma reta? Não... foi "acidente".



Feliz da vida pelo tempo dos 5 km, ótimo dia com amigos e de treinos na USP. Hora de descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário