sábado, 9 de agosto de 2014

Treino de 09/08

Hoje foi dia de treino longo de corrida. MEUS PRIMEIROS 30 KM...



Treino de Corrida

Este é o final de semana dos pais, e vim para Franca, interior de São Paulo, cidade aonde meus pais moram e aonde tenho orgulho de dizer que nasci e que ainda sou "Francano".

Franca fica a 400 km de Sampa, no nordeste do estado, bem próximo a Minas Gerais e próximo a Ribeirão Preto. É longe pra car@*#$&^$&%( de uma forma bem resumida :-)

Mas aqui tem meus grandes amigos, meus irmãos (bom, eles visitam Franca mais do que eu), minhas memórias de infância e principalmente meus pais, que valem qualquer sacrifício que faço para ficar alguns dias com eles. Pensei que durante o ano sabático eu teria mais tempo para vê-los, mas está acontecendo o contrário, como tenho vários treinos durante o final de semana, especialmente os "longões" e a bike em rodovias, acaba ficando difícil vir para cá vê-los.

De qualquer forma, dia dos pais, era obrigação de vir ver e abraçar o Seu Mauriel e dar um grande beijo na Dona Heliet. (mesmo porque, se não fizer isso, fico sem presente do dia das crianças - risos).

Hoje o treino da Run & Fun programado para este sábado era de 30 km de extensão total, divididos em 8 + 8 + 8 + 6 com subidas do cavalo na USP. Como não estava em sampa tentei improvisar um trajeto que eu poderia parar para me hidratar e fazer as subidas. 

Franca é uma região com muita cana de açúcar, e estão fazendo "queimadas" para a colheita da cana, e isso deixa o ar bem cheio de sujeira. Além do fato de que não tem chovido quase nada na cidade (e no estado) e a umidade do ar está baixa. Claro que isso teve um bom impacto no treino.

Bom, 6:00 já estava fora da cama, café da manhã leve, roupa de treino de frio (camiseta manga longa e short mais comprido), vamos para a luta. 6:40 já estava correndo.

Os primeiros 12 km foram tranquilos (estava programado para parar em 10 km, mas puxei um pouco mais meio sem querer), sem muito esforço, girando abaixo de 5 min/km. Não queria forçar muito o pace porque sabia que o treino era de resistência, e não velocidade. Parei para tomar o primeiro gel de carboidrato com 56 minutos de corrida, peguei um pouco de água e fui para a segunda volta. 

DEVERIAM DAR UM PRÊMIO NOBEL PARA QUEM INVENTOU O GEL DE CARBO !!!

A segunda volta teve 10 km, e comecei a sentir um pouco de desconforto nos braços / ombros por correr muito "preso", ou seja, braços muito levantados fazendo força para move-los e não aproveitando muito a dinâmica do movimento da corrida. O treinador da Run & Fun Ricardo Ricci já me disse muitas vezes para melhorar o movimento dos braços, até me passou exercícios de "musculação" para corrigir isso. O meu outro treinador e grande amigo Marcos Tadeu delicadamente gritava: VAI HORÁCIO (fazendo referência ao personagem "braço curto" do Maurício de Souza), isso no meio do treino com todos escutando...  Confesso que a técnica motivacional do Marquinhos é muito mais eficiente :-)

Mas, falando sério, preciso realmente aprender a movimentar os braços em corridas longas, hoje fez diferença, mas não foi nada crítico. Só preciso melhorar mesmo para encarar a maratona de Chicago e o Ironman. Ainda dá tempo ;-)

Parei novamente para tomar o segundo gel e água com 1:48 horas de treino, e sai para a última volta de 8 km e fechar os 30 km de treino. Estava um pouco mais cansado, mas nada de desesperador, um cansaço normal de quem já havia corrido bem. Nesta terceira volta o pace subiu um pouco, começou a girar em torno de 5:10 min / km mas nada de absurdo. 


Fim do treino longo, primeiros 30 km feitos, sensação ótima de dever cumprido e saber que consegui sem tanto esforço e sem dores. 

O nariz e pulmões ainda estavam bem congestionados da gripe desta semana, e descobri que não há melhor descongestionante nasal do que a corrida.. Corrida é remédio, é terapeuta, é médico, é tudo !!!!

Recordes pessoais de maior distância, maior tempo em exercícios, calorias queimadas, etc., e no fundo, não faz diferença alguma estes recordes agora, devido ao fato que parei duas vezes para hidratar e tomar gel, conforme planilha da Run & Fun. Mas, vale a pena registar o PR.



O trajeto tinha 6 subidas mais chatas em cada volta (dá para ver as subidas no gráfico acima), que pegavam bastante por serem longas, mas nada que quebrasse tanto o pace. Lembrei que o plano era para fazer os 30 km com 3 subidas de cavalo da USP, então o treino foi dentro do esperado aqui em Franca mesmo.

Feliz com os 30 km realizados, sem dor, sem esforço fora do comum.... Feliz de ver meus pais e irmãos.  Pace médio de 5:01 min/km, duração de 2:30 horas, batimento cardíaco médio de 156 bpm, tudo dentro do esperado.


Reparei que o Endomondo.com (de onde tiro estas imagens) calcula errado a cadência de passos por minuto. No Endomondo está mostrando 92 mais no Garmin Connect está 185 ppm (passos por minuto). Acredito que o Garmin esteja mais correto.


E que venham os próximos longos. Corpo e mente estão respondendo muito bem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário