quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Treino de 07/08

Hoje os treinos foram de bike, corrida e musculação. 


Frio? Que nada... Estava congelante... os termômetros de rua marcavam 5 ou 6 graus, na USP cheguei a ver 4 graus, sem contar a sensação horrível de frio devida a elevada humidade do ar (87%) e o vento. Oficialmente a temperatura ficou em torno de 7 graus.



Estava muito frio, muito frio mesmo... Congelante... Pedal no Alaska :-(



Mas, como aqui ninguém é "mulherzinha" (como dizia meu treinador Marcos Tadeu), vamos levantar e fazer força.

Treino de Bike

4:20 da madrugada já fora da cama, bike e acessórios no carro, café da manhã leve, roupa de ciclismo com calça comprida e blusa acolchoada, capacete, sapatilha, tudo como deveria ser, menos a luva com os dedos descobertos. Este detalhe fez muita diferença nesta fria madrugada. 

Hoje teve manifestação / greve na USP e a portaria principal iria ficar fechada depois das 6:00, mas sempre chegamos antes da 5:00 para tirar a bike do carro e iniciar o aquecimento, então esta greve não nos impactou muito.

As 4:55 já estava tudo pronto, bike no chão, Garmin com sinal de satélite, e comei o aquecimento na bolinha da reitoria. 

Estava muito frio... Uma dor muito grande nos dedos pelo vento gelado nas mãos, já que a minha luva não protegia a "tampa" dos dedos, mas também doía os dedos do pé, mesmo com sapatilha e meia de algodão grossa. Foi complicado...

O treino da Run & Fun marcava: 15' giro leve + 30 km 53x19, percurso plano ritmado revezando a frente a cada 2 km. 

Comecei a girar leve (aquecimento), sem usar o clip, para realmente esquentar. Encontrei a Lu e começamos a conversar, jogando conversa fora sobre a prova da Asics, do carro novo e das próximas provas que ela ia fazer. Logo a Marcinha nos alcançou e ficamos conversando os 3. A Marcinha é muito engraçada, com frio então fica mais ainda :-)

O Luiz Vergueiro chegou com a Polly (esposa) e ai o pelotão da Run & Fun começou a ficar grande... O Guilherme chegou no finalzinho, conversamos um pouco da Meia Maratona e ele explicou que não foi por uma lesão no quadril. Que pena, o Gui estava treinando muito focado para a prova, mas não dá para correr com dor. 

Minutos depois a bolinha estava lotada, com muitos ciclistas de várias assessorias, deixando o aquecimento até perigoso. Acho que devido à chuva de terça-feira, todos que perderam o treino vieram tirar o atraso nesta manhã de quinta-feira. Quase congestionamento de bike na rotatória da reitoria. 

O aquecimento foi de quase 30 minutos, com média de 26 km/h a 27 km/h bem tranquilos. Cadência de 80 rpm, 13 quilômetros percorridos. 

Paramos na "sede" da Run & Fun, com muito frio, e os instrutores explicaram como seria o treino e dividiram as pessoas em pelotões. Nosso planejamento era girar 30 km com relação 53 x 19 (coroa / volante 53 e catraca / cassette 19). Esta relação é "leve", a velocidade não deveria ser muito elevada. Não deveria, porque o pessoal estava com sangue nos olhos, talvez devido ao frio e querendo esquentar fazendo força :-)

Ficamos girando na Av. da FEA / USP, em pelotão de umas 20 pessoas, e a cada 2 quilômetros os 2 ciclistas da frente saiam para dar lugar a novos. Com isso todos faziam força e a velocidade do pelotão todo se mantinha constante e forte.


Pelo que o treinador Silvio comentou, fizemos uma média de 34 km/h durante 30 quilômetros. Nada mal, o pessoal estava realmente animado. 

A greve fechou a portaria principal, o que foi bom e ruim. Bom porque os carros não entravam mais por esta portaria, e poderíamos usar parte deste trajeto para o treino. Ruim porque como os motoristas que já estavam na USP não sabiam deste fechamento, mas mesmo assim eles tentavam ir para a portaria, não conseguiram e ficavam andando pelas mesmas vias que nós utilizávamos. O pessoal de carro / ônibus fica com muito mau humor com estes transtornos, e acabam descontando com elevada velocidade nas ruas da USP e "tirando fina" dos ciclistas. Não houve incidente, ainda bem.

Terminamos o treino, fomos para a "cede" da Run & Fun, tiramos fotos para mostrar os heróis do frio, conversamos um pouco e todos partiram logo para não ter problemas de resfriado.  




O destaque do dia foi o treinador Fernando Sales... Ele estava empolgado, animado, agitado e falante... Foi ótimo, porque o pessoal estava num estado de hibernação pelo frio, e o Sales agitou todo mundo. O que ele encheu o saco da Vera e da Luciana sobre a prova da Asics não foi brincadeira. 

Foram uns 100 "parabéns" para a Vera por ter completado a prova e a mesma quantidade de "que decepção" pela Lu não ter acompanhado a Marcinha na prova. Tudo brincadeira, as meninas levaram tudo como diversão, mas ficou marcante no treino.

O Sales estava com "a macaca" hoje, além de encher o saco das meninas no pelotão de triathlon, quando passava o pelotão de ciclismo ele gritava algo e tirava sarro de alguém de outro pelotão. Achamos que ele esqueceu de tomar o "remedinho" dele hoje ou trocou por algum estimulante :-)

Tá ai a figura abaixo... 



As brincadeiras e o alto astral do treinador foi muito bom, levantou o ânimo de todos que foram pedalar com este frio dolorido.


O treino teve o total de 43 quilômetros rodados, com velocidade média de 30 km/h e cadência de 83 rpm em 1:31:00 horas.

Pre-Treino: Multi-Vitamínico
Pós-Treino: Nada

Treino de Corrida

Eu ia correr na USP e fechar o treino de corrida lá após a bike, mas estava muito frio, com possibilidade de fechamento total dos portões e resolvi voltar para casa e correr mais tarde. Ao passar pelo Ibirapuera, vi que a temperatura já estava na casa dos 12 graus, resolvi parar e treinar.

Na planilha da Run & Fun pedia apenas 40 minutos de treino em ZR / ZM, ou seja, 40 minutos de trote leve.

Estava com roupa de ciclismo, a calça que tem acochoamento entre as pernas e blusa bem pesada. Coloquei meu tênis (tirei a sapatilha de bike) e parti para o treino.

Tenho que parar com esta idiotice de não aquecer antes de sair girando, mesmo que seja um trote leve por alguns minutos. Não que eu vá me lesionar (e isso realmente pode acontecer), mas porque percebo que se eu não me aqueço antes e já saio girando, rapidamente me canso e o treino não rende.

No caso de hoje, acho que faltou um pouco de "gás". Levei gel de carboidrato, mas não tomei, e no final achei que fez falta. Era para girar pouco, não imaginei que fosse necessário e que tinha reserva calórica para correr tranquilo, mas os 43 km de bike tiraram bastante da energia para as pernas. 

Como dá para ver no gráfico abaixo, não houve picos de batimento cardíaco e tem 2 quedas de velocidade nos "cotovelos" do parque, mas o treino foi bem constante. 



O parque estava bem cheio, mesmo com o frio... Assessorias, atletas solos e muita gente passeando com cachorros ou apenas curtindo o "solzinho" do parque. 

Acho que hoje foi a primeira vez que a Run & Fun teve aulas as 7:20 da manhã às quintas feiras, e foi bom porque pude passar lá, cumprimentar o pessoal e pegar uma água para me hidratar. 

Reparei que tem sempre um senhor andando de cadeiras de rodas nas manhãs no parque... Vejo ele todas às segundas e quartas, e agora vi às quintas. Isso que é força de vontade, viu. Um frio polar, a deficiência dele, a cadeira não preparada para esportes, e o cara vai lá sempre para se exercitar. Um dia vou parar para conversar com ele, e dar os parabéns pela força de vontade. O cara é muito mais determinado do que eu.


Final do treino com 10 km de distância percorrida, a um pace médio de 4:51 min/km, durante 48 minutos (a planilha era 40 minutos, então "estou dentro" do planejado) e cadência muito forte de 94 passos por minuto.

Treino de Musculação

Hoje foi a segunda vez que fiz musculação com a nova seqüência de máquinas / exercícios. É sempre diferente trocar as séries, ainda preciso me adaptar aos novos esforços em músculos que nem sabia que existiam, mas a parte boa é que não tive nenhum problema de dor após a primeira sessão. 

Como na terça feira, dia 5 de agosto, foi a primeira vez que fiz a série, não coloquei muito peso e só "aprendi" a mecânica dos movimentos nas máquinas. Hoje já pude aumentar a carga em quase todos os aparelhos, e fazer um pouco mais de força puxando ferro.

Os itens em vermelho foram os que aumentei a carga de peso.




A academia PlanetSports estava bem vazia, com um grupinho de senhoras acima de 80 anos fazendo séries e revezando os aparelhos. Um ou outro cara fazendo força, meninas fazendo aulas de dança / Step / alongamento, e só.

Tempo muito seco, humidade do ar fechando o dia próximo a 15%, um contraste imenso de como o dia começou.

Semana quase no fim... Hora de descansar... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário