segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Treino de 08/09

Hoje os treinos foram de Corrida, Natação e Pilates.


Estava fazendo aproximadamente 19 graus quando eu sai de casa, tomei um café mais reforçado e era hora de começar "os trabalhos" do dia. 

Treino de Corrida

Fiz muitas atividades (treinos longos) no final de semana, começando com os 32 km de corrida sem intervalos no sábado e os 92 km de bike no domingo, e fiquei muito feliz por não sentir dores musculares ou em ligamentos. 

Mas hoje, ao levantar, preparar o material de corrida e me dirigir ao carro, senti um incômodo na planta do pé esquerdo. Engraçado, não deveria ter este tipo de dor leve nesta posição do pé... Dei alguns passos até chegar o carro e o incômodo foi embora. Fiz a corrida e tudo estava bem, só não sei de onde saiu esta aporrinhação. 

As 6:20 da manhã já estava descendo no Ibirapuera. Fui de carro por pura preguiça, mas deveria ter ido mesmo de bike para aquecer. 

Na "sede" da Run & Fun haviam poucos alunos, acho que no máximo uns 15 e todos com cara de sono :-) Foi o retorno do Luiz Vergueiro, que se recupera de uma gripe forte e uma dor na lombar. Os triathletas Gui, Vera e Fred não foram, muitos maratonistas também não, e acho que o pessoal está tirando uns dias de descanso. 

O treino de hoje era bem puxado. Aquecimento de 15 minutos em ZR/ZM, tiros de 12 x 500m (90%)  i=30'' andando + 5' ZR.

Para explicar, depois do aquecimento teríamos tiros de 500 metros com 90% da freqüência cardíaca máxima com intervalo de 30 segundos em cada tiro. Ai um desaquecimento de 5 minutos.

O assunto tanto no "baile de" alongamento (não acredito em alongamentos pre-corrida) quanto no aquecimento foi o assalto da bike do final de semana... Ele é marido de uma corredora, todos conhecem o casal. Ainda é um choque para os amigos e colegas de treino.

Sai para aquecer com o Luiz Vergueiro, e para variar fizemos um aquecimento forte. Segundo a nova tabela de zonas cardíacas e pace estávamos girando a velocidade certa, mesmo eu achando que isso está muito acima do meu padrão atual, mas dá para me acostumar.


Bom, uma pausa para hidratação e preparar para os tiros. Haviam apenas 4 atletas para fazer os tiros de 500 metros, cada um marcando suas saídas com relógio (não haveria treinador apitando). 

Pensei que os tiros não iriam "render" pelo excesso de treinos longos do final de semana, mas me surpreendi pelo que consegui atingir. Atirei em média de 3:50 mim/km e só os últimos 2 tiros que foi a casa dos 4:00 min/km porque os treinadores Renato Dutra e Camila pediram para eu mudar a passada e "poupar" as articulações. Mas os tiros foram ótimos, muito bom saber que consegui manter uma boa velocidade fazendo força.



Confesso que os intervalos de 30 segundos eram realmente pouco para recuperar, mas dava para baixar um pouco o batimento cardíaco. Gosto de fazer tiros curtos de 500 metros, são os melhores. Foi um ótimo treino hoje de manhã.

Depois parti para uma volta de 3 km no parque, para desaquecer e completar o treino. Era só para fazer 5 minutos, mas fiz 15 minutos para poder dar uma volta inteira no Ibirapuera. 



O treino foi de 12 km em 58 minutos a pace médio de 4:47 min/km e cadência de passos de 180 ppm.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, BCAA, Frutas e Pão Integral (carboidrato)
Pós-Treino: Whey Protain + Chia + Gatorade

Treino de Natação

Hoje era dia de tiro, tanto na corrida como na natação... E hoje era dia de treino longo e forte dentro d'água, nada mal para uma segunda feira.

Fui para a PlanetSport com aquele ânimo de sempre de nadar... Hahahahahaha, para o Ironman tem que nadar, né? Vamos a aula.

Ao ver no quadro que o aquecimento tinha apenas 300 metros, perguntei para o professor Vander se ele estava com preguiça de passar treino para nós. Ai ele me mostrou o resto do treinamento, e me arrependi da brincadeira.

O treino foi assim definido:

Aquecimento:
    200 metros de nado crawl
    100 metros de perna de crawl

Série 1:
    10 x | 12.5 metros (meia piscina) de nado forte de crawl
            | 12.5 metros (meia piscina) de nado leve de crawl
         | 25 metros de nado crawl alternando braços (25 de braço esquerdo, 25 de braço direito)

Série 2:
    100 metros de nado medley

Série 3:
   1000 metros de nado crawl com palmar e nadadeira

Série 4:
     300 metros de nado livre (crawl)

Faca na caveira? Faca na caveira MODE ON !!!! Os indicadores de natação (ritmo médio e braçadas por piscina) ficaram muito bons, já que não teve muita variação de estilos e o material de natação ajudou bastante.


De vez em quando eu fico animado com a natação, mas é a minha pior modalidade do triathlon. É até gostoso nadar sim, mas não me "enche os olhos" ou "faz salivar a boca".

Hoje foi dia pesado, e sai de lá feliz pelo treino que durou 48 minutos no total.

Pré-Treino: Frutas (banana)
Pós-Treino: Nada


Treino de Pilates

Não estava muito disposto a fazer exercícios de Pilates hoje não. Não estava afim mesmo... Mas... 

Enrolei para começar os exercícios depois do almoço, porque  fui levar minha bike para arrumar o pneu traseiro que furou ontem no passeio da Route Bike e para trocar a mesa / avanço que era muito grande. 

Bom, o prego atravessou o pneu de fora-a-fora, acabou com minha brincadeira e me deu um prejuízo (pequeno, mas deu). 























Depois, como não dava para enrolar mais e teria que fazer os exercícios de Pilates, eu fui fazer, sem vontade mais fui. Fiz a série 2, que tem exercícios mais pesados. Já que era para fazer, vamos meter o pé na jaca. 

Fiz a série, mas deixei o último exercício fora da lista. Tá, consegui superar a vontade de ficar no sofá, mas também não exagera, né? :-)

Os exercícios feitos foram:



Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Frutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário