terça-feira, 9 de setembro de 2014

Treino de 09/09

Hoje os treinos foram de Ciclismo, Corrida e Musculação.


Dia tranquilíssimo, madrugada gostosa e temperatura agradável ao amanhecer, algo próximo a 18 ou 19 graus. O dia promete....

Eu comprei um Garmin VivoFit que chegou esta semana a Sampa, e a partir dos próximos dias devo compartilhar como foi meu sono, qualidade e quantidade de horas dormidas.

Ontem chegou dois suplementos que comprei do site BodyBuild.com há mais ou menos três semanas atrás. Até assustei com a velocidade da entrega, esperava receber apenas em um mês e meio, e chegaram rápido desta vez.


Comprei só multi-vitamínico e umas barras de proteínas, mas agora vou precisar comprar Whey e logo logo terei que comprar BCAA.  

Treino de Ciclismo

Hoje é meu rodízio de carros... Vamos cair da cama logo cedo para poder aproveitar o dia. Eram 4:45 da manhã e eu já estava entrando na USP, parando o carro na Run & Fun e preparando tudo para pedalar. 

O treino de hoje planejado era: 10' giro leve + 4x (3km 53x15 i=2 + 2km 53x14 i=1'+ 1km 53x13 i=2') (ZE/ZT) + Completa 80'.

A sopa de letrinhas e números tá boa hoje, não? Mas é fácil.... 
  • Começaríamos com 10 minutos de aquecimento em giro leve. 
  • Repetiríamos 4 vezes a seguinte sequência: 
    • 3 quilômetros com a relação 53x15 (forte) e teríamos 2 minutos de intervalo. 
    • 2 quilômetros com a relação 53x14 (bem forte) com intervalo de 1 minuto. 
    • 1 quilômetro com a relação 53x13 (forte pra cara&@&#ˆ$!@) com descanso de 2 minutos. 
  • Completar o treino em giro tranquilo até dar 80 minutos totais

Bom, as 4:55 da madrugada eu já estava girando na bolinha / rotatória da reitoria e queria aproveitar o tempo de aquecimento para fazer uma distância boa rodada. Fiz a primeira volta com volantinho, segunda e terceira com volantão, e depois peguei o clip para fazer força em posição mais aerodinâmica. 

No meio do aquecimento encontrei a Lu e o treinador Sílvio Camargo, e como não conversava com ambos há muito tempo, diminui a velocidade e ficamos batendo papo. O "papai" Sílvio acabou de receber o filho Guilherme na semana passada e estava contando um pouco da gravidez, nascimento e de outras histórias do hospital. Contou sobre casos de pais, mães, avós acompanhando nenéns que foram um pouco mais apressados e anteciparam o cronograma de chegada, deixando muitos pais felizes, mas preocupados. 

Ainda bem que tudo está certo com o Guilherme, e daqui uns dias ele já deve estar andando de bike com o papai Sílvio. 

Ficamos girando um tempão, o aquecimento deu 16 km com 32 minutos de duração, numa velocidade média de 28 km/h ou 29 km/h. Na primeira parte do aquecimento eu estava mais forte, mas não dava para continuar fazendo força e conversando com o pessoal e diminui bastante minha velocidade.

Paramos na Run & Fun e tivemos algumas instruções dos treinadores sobre treinos, provas e competições. Palmas para a Vera (Risos), só para não perder o costume. Haviam muitos ciclistas hoje, as provas estão chegando e o pessoal vem treinar em massa.

Os alunos foram divididos e os atletas de Triathlon saíram com os treinadores Rafael e Sílvio para fazer os treinos na avenida da FEA. 

Começamos a primeira seqüência de 3km + 2km + 1km e o monstro do Fred puxou o primeiro tiro. O cara conseguiu manter uma média de 42 km/h em quase todo o trajeto de 3km e todos ficaram na roda dele. No tiro de 2km eu tentei puxar o pessoal, mas na subida da FEA eu quebrei e o pessoal passou. No tiro de 1km o pessoal foi basicamente na mesma velocidade. 

No final da primeira "volta" o grupo de triathletas já estava dividido, um grupo ficou com o treinador Rafael e outro com o Sílvio. Com o Rafa ficaram eu, Robson, Sucupira, Willian, Guilherme, Luiz Vergueiro e Fred. 

Começamos a segunda "volta" de 3km + 2km + 1km e vários ciclistas puxaram o grupo, que já não era um pelotão. Fizemos uma volta boa, cheguei a puxar o pessoal a 45 km/h no meio da reta da FEA, mas de novo quebrei na subida. Fizemos a terceira parte da "volta" de 1km, e ai a coisa ficou feia e estragou nosso treino.

Depois de desacelerarmos o último tiro de 1km desta segunda "volta", por alguma distração, o Luiz Vergueiro passou por alguma coisa no chão (talvez uma embalagem ou pote que estava na pista) e caiu. O Ricardo Sucupira vinha atrás dele e chicoteou (quase caiu e teve que se re-equilibrar) e até tocou o Luiz, mas não caiu e desviou para minha direção. Eu cheguei a balançar um pouco, mas não passei aperto e segui em cima da bike.

O Vergueiro ralou bastante o braço e perna direita, mas não bateu a cabeça e não teve aparantemente nenhuma fratura. Poxa, o susto foi grande para todos. Paramos e demos uma força para o Vergueiro até ele se recuperar do tombo e retomar o fôlego. Acabou o treino para ele.

Começamos a terceira "volta", fizemos o primeiro tiro de 3km, mas em uma velocidade bem menor que nas duas primeiras. O pessoal estava desanimado e preocupado com a queda.


Como já eram 6:25 da manhã, precisei sair (por causa do rodízio) e voltar para casa. O pessoal continuou pedalando, e não sei se eles fizeram as 4 voltas ou pararam na terceira.

Durante o treino conversei com o Sucupira, Sílvio e Luiz Vergueiro sobre o top + bermuda (uniforme de triathlon) que vamos fazer para a prova do final do ano. Como a proposta de cor é usar totalmente preto na roupa, disse que este uniforme iria ficar muito ruim para correr no calor ou com muito sol nas nossas provas. Todos concordaram e o Sucupira ficou de falar com a Run & Fun para reavaliar a cor. 

Bom, coloquei a bike no carro e era hora de voltar para casa e não pegar uma multa no rodízio.

O treino teve 40 quilômetros percorridos em 1 hora e 21 minutos com velocidade média de 30 km/h e cadência de 76 rpm. 

Gosto de treino assim com tiros e descansos, mas ficamos todos chateados pelo acidente.

Hoje a USP estava lotada de ciclistas de todas as assessorias. Muitos pelotões, velocidades diferentes, pessoas fazendo subidas, outros fazendo tiros... Tá ficando perigoso pedalar na cidade universitária, e tenho receio que em um futuro breve vai ter um acidente envolvendo vários ciclistas se todos não se conscientizarem que precisamos pedalar pensando que outros estão ao nosso redor. 

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, BCAA e Bisnaguinhas (Carboidrato)
Pós-Treino: Nada 

Treino de Corrida

Voltei para casa, deixei o carro guardado na garagem, desci a bike do carro e guardei ela em casa, troquei a roupa de ciclismo pela roupa de corrida, peguei minha Mountain Bike e fui para o Ibirapuera fazer a corrida.

Poxa, andar de Mountain Bike é muito tranquilo, não rede muito em termos de velocidade, mas é muito confortável. Ter 3 coroas / volantes ajuda bastante a controlar a força que precisamos fazer para andar bem. É um meio de locomoção, e não uma bike para provas ou performance. Gosto dela, só preciso levá-la para lavar :-)

O treino de hoje era apenas de 40 minutos em ZR/ZM (trote leve), ou seja, sem muito esforço e por pouco tempo de giro.

Cheguei no parque as 7:10 da manhã, conversei um pouco com os treinadores Fernando Bisonti e Renato Dutra, e comecei meu treino as 7:20.

Dá para ver no gráfico de acompanhamento de pace que consegui finalmente manter uma velocidade constante durante todo o tempo. 

Comecei girando a 5:00 min/km e fui aumentando a velocidade bem lentamente até estabilizar a 4:45 min/km, velocidade que girei a maior parte do treino.

Ao chegar em 10 quilômetros percorridos, comecei a sentir um pouco de cansaço. Acho que o treino de ciclismo mais cedo foi muito forte, as pernas estavam um pouco pesadas e depois de 48 minutos a minha reserva de energia já estava bem no final. Pensei em parar com 10 km no relógio, mas tinha me programado a fazer os 12 km, e não desisti. 

O pace não caiu tanto, mas estava um pouco mais difícil manter esta velocidade.

O parque estava bem cheio e notei que nas terças-feiras há muitos alunos da Run & Fun treinando. Neste dia acredito que somos a maior assessoria em número de alunos no parque, mesmo que a MPR tenha bastante gente treinando também.

Muitas pessoas passeando e treinando (solo) no parque, a temperatura estava excelente em torno de 17 graus e não ventava. Um dia bem bonito de sol.


O treino teve 12 quilômetros de corrida em 59 minutos de duração, com pace médio de 4:49 mim/km e cadência de passos de 182 ppm.

Pré-Treino: Bisnaguinhas (Carboidrato)
Pós-Treino: Gatorade + Barra de Proteina (que recebi ontem do Bodybuild.com)

Treino de Musculação

Assim como prometido há quase 2 semanas, eis que hoje foi dia de mudança de treinamentos de musculação. O que isso quer dizer? DORES :-) Dores em músculos que não sabia que existiam :-)

Para a falar a verdade, não está doendo tanto assim... 50% dos novos exercícios eu já havia feito há muitos meses atrás.



Destes exercícios o que "mais doeu" foi a seqüência de 3 abdominais no inicio do treino e o desenvolvimento em máquina. O resto é só chato, como toda a musculação, mas dá para fazer sim.

As séries tem poucas repetições, mas tem que ter muita carga. Ainda não consegui colocar muita força, mas nas próximas sessões eu vou me esforçar mais.



Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Barra de Proteína

Nenhum comentário:

Postar um comentário