sábado, 28 de fevereiro de 2015

Resumo do Mês de Fevereiro

Resumo do mês?  FOI UM MÊS DO CARA!*#&*$... Muito PHODA.... Excelente.....



Não tenho o que me queixar, fevereiro começou forte, terminou forte, treinos constantes e sem imprevistos. O carnaval atrapalhou um pouco, mas confesso que foi mais vagabundice do que realmente problemas. 

Houve sim problemas com a academia fechada e viagem para Franca, mas poderia ter feito as aulas de alongamento e adbominal em casa ou mesmo ter incluído outras modalidades no lugar da musculação nestes dias, mas analisando a grade de treinos, o mês foi perfeito.


Em um mês com 28 dias, fiz 79 atividades (2,8 atividades por dia), foram mais de 1.000 km percorridos nas três modalidades. Quase 90 horas de exercícios.  UAUUUUU !!!!!

Foram 17 treinos de corrida com 202 quilômetros percorridos
Foram 13 treinos de bike com 801 quilômetros percorridos


Foram 19 treinos de natação com 50 quilômetros percorridos

Vamos ao sumário:



Pontos Positivos:
  • 26 dias de treino em 28 dias de Fevereiro
  • Tirando o carnaval, fiz musculação e alongamento 3 vezes por semana toda as semanas
  • Tirando o carnaval, fiz CORE (Abdomen) 2 vezes por semana toda as semanas
  • Natação 5 vezes por semana
  • Treinos de corrida segundas, terça, quartas, sextas e alguns sábados
  • Ciclismo todos os sábados
  • Complemento de suplementação

Pontos Negativos:
  • Ausência parcial de treinos nos dias 16 e 17 (carnaval + viagem a Franca)
  • Me deu um day off no dia 22 e perdi um simulado neste dia no Riacho Grande
  • Não fiz muitos treinos longos de pedal com a Route Bike ou sozinho

O que eu teria feito melhor? 
  • Olha, não sei o que colocar neste tópico.... O mês foi excelente, muita motivação, nenhuma dor, nenhum aborrecimento mais marcante. 

Comecei a tomar Glutamina para auxiliar o sistema imunológico e também comprei Caseina, mas não tenho tomado muito a noite. Tenho tomado mais gel de carboidrato nos treinos longo de corrida.

Meu peso aumentou um pouco neste mês, mas minha massa gorda tem caído constantemente.



Comecei o mês de fevereiro com massa gorda de 15.86% e fechei o mês com 73.63 kg e com massa gorda de 14.68%. 

Um outro ponto relevante, este mês foi a estreia do meu Garmin Forerunner 920xt e estou absolutamente apaixonado por este relógio. Já me desfiz do Garmin 620 e emprestei o Garmin Swim, agora só tenho o 920xt e o Vivofit me acompanhando nos esportes.

Começaram os longões de corrida e de bike. Adoro treinos mais longos, mesmo sabendo que não são eles que vão me dar mais velocidade e força, apenas resistência.

De forma geral: 

  • Começo a sentir confiança de novo na corrida, tenho feito treinos mais a vontade, com mais alegria e menos esforço.
  • A natação está ficando até gostosa de fazer, não mais um sofrimento.
  • O ciclismo está gostoso, mas não tenho sentido muito progresso.

Minhas próximas provas são:
  • 01 Março - Triathlon Internacional de Santos - Modalidade Olímpica
  • 22 Março - UltraRACE Corrida de Montanha (pacing para a Mandi) - Distância 6 km
  • 29 Março - Circuito Athenas de corridas - Distância 10 km
  • 05 Abril - Meio Ironman de Brasília - Modalidade Triathlon 70.3

E que venha março... 




Treino de 28/02

Hoje teve treino de Ciclismo.


A noite não foi lá estas coisas... Mas tá bom, dormi relativamente bastante tempo e recuperei um pouco do dia intenso de treinos que foi a sexta feira.



Treino de Ciclismo

Normalmente aos sábados eu tenho treino de Transição 2 (bike -> corrida), mas devido a prova do Triathlon Internacional de Santos, a Run & Fun colocou apenas um treino de 60 km de bike em zr/zm (velocidade moderada).

O treino programado para hoje era:

Bike: 10´giro leve + 60km 53x19 zr-zm 

Ano passado, em uma prova do Troféu Brasil eu fiz a "besteira" de pedalar e correr um dia antes da prova, tomei bronca dos treinadores e fiz uma péssima prova no dia seguinte. Hoje teve bike, mas fui bem mais tranquilo e sem querer fazer força de cara para o vento. 

Cheguei na cidade universitária, desci a bike, abasteci de água e comecei a girar na rotatória da Reitoria com o Carlão. Conversa vai, conversa vem, outras pessoas foram se juntando e logo um pelotãozinho da Run & Fun estava formado.

Demos algumas voltas e paramos para a orientação dos treinadores. Basicamente os ciclistas iriam fazer subida da química, os triathletas fariam Transição 2 por duas vezes (30km + 3km duas vezes) e o grupo do Ironman iria fazer 60 km direto.

Do Ironman, estávamos eu, Caio Magano e Alvarito. Decidimos sair com o pessoal do triathlon para girar junto com eles até eles pararem para a transição e ai continuaríamos o treino sozinhos.

O treinador Rafael saiu com nosso grupo, que estava bem grande (uns 20 alunos), e fizemos o trajeto padrão (FEA + Portaria).

Ainda bem que estávamos com bravos amigos, porque devido a prova de amanhã, ninguém queria ficar na cabeça do pelotão junto com o Rafael. O Paulão, Robson, Denise se esforçaram revezando, mas quando alguém "quebrava" e ia para trás ficava uma lacuna ao lado do Rafa. Engraçado, em circunstâncias normais teria cotoveladas para ver quem assumira a ponta do pelotão, hoje pedalamos em alguns momentos em fila indiana sem um único corajoso. 

Eu peguei roda todo o tempo, encaixei atrás do Caio Magano (que está pedalando MUITO forte), o Caio encaixou atrás do Rafa e ninguém tirava a gente de lá :-)

Fato ruim. Passado poucos minutos do início do treino, passando pele a subida da avenida da FEA, vimos um acidente, e mais uma vez um atleta da Run & Fun. Mais um fato inesperado, a corrente da bike estourou e o ciclista caiu ao tentar pedalar e não ter tração. Ele machucou um pouco, esfolou o cotovelo, mas depois de arrumado a bike, já voltou a pedalar para fechar o treino dele.

Meu aquecimento já tinha dado uns 10 km, e depois de mais uns 30 km com o pessoal do triathlon encontrei a Mandi pedalando na FEA. Sai do pelotão e fui acompanhá-la no treino de 10 km dela.

O esforço que a Mandi faz para vencer o medo e ganhar confiança para pedalar é de encher os olhos. Ela ainda não tem velocidade, agilidade em curvas, mudança de marchas, mas se esforça para aprender. Eu fico todo babão ao lado dela vigiando os carros, corredores e ciclistas para não deixá-la em situação complicada.

Ficamos andando na avenida da FEA, bem leve, conversando para tentar tirar o nervosismo dela. Desliguei o Garmin neste período.

Depois de 10 km, deixei ela na "sede" da Medley e voltei para fazer mais 20 km de treino. Encontrei o pessoal da Run & Fun, mas eles já estavam terminando o treino, então fui para a rotatória da Reitoria girar lá sozinho, porque é mais seguro.

Devo ter dado por volta de 35 voltas (cada volta tem 500 metros) até completar os 60 km do treino, já estava me dando enjoo de ficar girando (risos), mas foi bom para poder manter uma velocidade mais constante em segurança.


O treino foi bom, passei quase 40 km "na roda" sem fazer muito esforço, depois uns 5 km andando com a Mandi e mais 20 km com uma velocidade maior e constante... O único fato ruim foi o acidente com nosso amigo, mas não teve nada de mais grave.


O treino teve 60 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 52 minutos, com velocidade média de 32 km/h e cadência de pedaladas de 81 rpm.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, BCAA e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Maçã


Contatos:

Para quem desejar seguir meu blog através de atualizações pelo facebook ou me acompanhar nos sites de esportes, seguem os links:


E-mail: daniel.abib@gmail.com

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Treino de 27/02

Hoje os treinos foram de Corrida, Natação, Alongamento e Musculação.


Opa... Olha a boa noite de sono ai, gente.... Além de um bom tempo "de cama", a noite foi confortável. Acordei próximo as 23:00 para tomar uma água, zapiei pela internet mas logo dormi.

Até pensei que o cochilo de ontem a tarde pudesse atrapalhar o sono da noite, mas nada disso, sou bom de cama (deito e durmo)... 

E como diz aquela música, "Ando devagar porque tá tive pressa.... ahhh não, eu não ando devagar" :-)


Treino de Corrida

E hoje era dia de treino longo de corrida... Adoro treinos assim. Sei que os treinos de tiros são os mais importantes, que nos fazem melhorar e ganhar força, mas um longão em velocidade constante é muito bom.

Sai de casa de carro, já que hoje não tem suporte da Run & Fun para deixar a Mountain Bike, e fui para o Ibirapuera no horário padrão de corrida. 

O parque estava bem movimentado, o clima estava gostoso e a temperatura próximo à casa dos 21 graus.

Porque gosto de longões? Bom, meu corpo demora uns 6 ou 7 km para "encaixar" a velocidade e até lá eu sofro. Depois disso a respiração e o corpo aquecido, correr se torna uma atividade muito prazerosa. Não parar para briefing dos treinadores ou parar para qualquer outro motivo é melhor para mim, parece que o corpo responde melhor.

O chato apenas é que fico sem hidratação. Até deixei um copo de água guardado no carro, mas ir até o estacionamento, pegar o copo e continuar correndo ia quebrar o ritmo, então preferi seguir sem beber água.

O treino programado para hoje era:

Run: 16km zr-zm 

Parei o carro, coloquei a fita frequencímetro, arrumei o iPod, tomei um gel GU e fui para a diversão.

Estava empolgado com os 16 km de corrida direto. Já havia feito a mesma distância na semana passada, mas foi um pouco sofrido, e queria que o treino de hoje fosse mais rápido e mais gostoso. 


O Gel do início do treino foi justamente para ter um gás extra no meio do treino (o gel é absorvido em 20 ou 30 minutos depois de tomado), e isso já me daria uma energia maior depois de uma volta de 4 km.

O treino em si foi sem novidades... Depois de encaixado a velocidade, foi até gostoso correr. Passei por várias pessoas treinando, alguns deles com camiseta de Ironman ou provas e triathlon. Muitos atletas da MPR e não achei ninguém (ou não reconheci) da Run & Fun.



A primeira volta de 4 km foi um pouco sofrida, o primeiro quilômetro teve pace alto de aquecimento, mas depois já foi aquecendo.

A segunda volta já foi boa, pace forte na média de 4:28 mim/km e só subiu um pouco no 8o. quilômetro quando tive que tirar o segundo gel do bolso e tomá-lo. 

A terceira volta foi boa, com um pace um pouco acima do planejado, com pace médio de 4:32 min/km, mas ainda assim, bem confortável.

Na última volta, aquela para acabar o treino bem, pace médio de 4:27 min/km e fim de papo.

O que pensei no treino de hoje? Em uma futura meia maratona a pace médio e 4:20 min/km. Acho que dá, mas será sofrido.


Ótimo treino.... Mesmo.... Constante, tranquilo, sem sofrimento e ainda com bastante confiança que dá para melhorar.

Tentei não diminuir a velocidade na subida do parque, consegui meu objetivo em 3 das 4 voltas, apenas na primeira volta (no 4o. quilômetro) que a velocidade caiu um pouco, mas nas outras a velocidade diminuiu um pouco mas não é visível. 

Correr escutando música é muito bom.... Corredores não costumam fazer isso, mas em treino dá para fazer uma excessão. Correr no Ibirapuera é tranquilo porque o número de corredores é maior do que de ciclistas e precisamos ter atenção em poucos lugares de cruzamento de pista, então estar escutando música "desligado do mundo" não é tão perigoso.


O treino teve 16 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 13 minutos, com pace médio de 4:32 min/km e cadência de passadas de 183 ppm.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA e Bisnaguinhas
Meio-Treino: Gel Gu (2)
Pós-Treino: Endurox R4

Treino de Natação

Depois de um bom banho, um pouco de descanso em casa e era hora de ir para a Planet Sport nadar.

Novamente a piscina estava vazia, 2 raias (das 7) ocupadas e o Vander estava esperando desesperadamente novos alunos para colocar para nadar. O treino que ele passou teve a seqüência:

Aquecimento:
   500 metros de nado crawl

Série 1:
   4x | 100 metros de nado crawl moderado com nadadeira
        | 100 metros de nado crawl forte com nadadeira (i=30'')

Série 2:
   100 metros de nado costas
   
Série 3:
   100 metros de nado peito

Série 4:
   12x 50 metros de nado crawl com palmar (25 metros moderado, 25 metros fraco) (i=20'')

Série 5:
   2x 100 metros de nado medley invertido (crawl, peito, costas e borboleta)

Série 6:
   500 metros de nado crawl

Treino até que leve, gostoso e sem muitos desafios, mesmo com os tiros de 200 metros e depois os 12 de 50 metros com "sangue nos olhos". 


O treino teve 2.800 metros de natação em 55 minutos, com um ritmo médio de 1:53 min/100m e 12 ciclos de braçadas a cada piscina de 25 metros.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Treino de Alongamento

Sem novidades... Aula boa, alguns exercícios novos, mas nada de novo... FEITO.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

  
Treino de Musculação

Hoje foi o último dia da segunda série de força do projeto Ironman que o treinador Guto passou. 

De forma geral, odiei a série porque odiaria qualquer coisa relacionada a musculação (risos). Falando sério, as séries foram boas, bastante força e ganho de musculatura que nem imaginava que existia.

O treino de hoje foi tranquilo, até aumentei a carga de alguns exercícios. 

A academia estava bem vazia, mas mesmo assim tive que esperar uma máquina ficar livre para usá-la... Nada de grandes transtornos.

Vamos ver o que me aguarda semana que vem.





Pré-Treino: Creatina
Pós-Treino: Whey Protein


Contatos:

Para quem desejar seguir meu blog através de atualizações pelo facebook ou me acompanhar nos sites de esportes, seguem os links: