terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Treino de 03/02

Hoje os treinos foram de Ciclismo, Corrida, CORE e Natação.



Noite boa e longo sono... Estava tão cansado que nem lembrei de ligar o Garmin Vivofit para controlar a qualidade / tempo do sono... Apaguei e acordei apenas com o despertador para mais um dia de treinos.



Treino de Ciclismo

O dia amanheceu bem gostoso, com temperatura próxima a 21 graus... Havia buscado a Cervélo P3C na Run & Fun no final da tarde de ontem, deixei ela no carro para hoje de manhã junto com todos os apetrechos de ciclismo. Tomei um café rápido, vitaminas & suplementos e fui para a USP.

O treino programado para hoje era:

Bike: 10´giro leve+6x (cavalo 53x19 zm + 3km 53x17 ze) i = 2´+ completa 80´ zr

Estamos em uma semana mais tranquila, semi-regenerativa, e os treinos estão um pouco mais leves. Disse o professor Sílvio que semana que vem o bixo pega, então melhor poupar os músculos.

Fiz o aquecimento com o Carlão e com a Lu Porto, conversamos bastante e depois de uns 10 km de aquecimento percebi que meu Garmin Edge estava desligado... Hahahhaahaa, a sensação do treino perdido passou pela minha cabeça (se não está registrado, não treinei - risos), mas ignorei esta falha, liguei o Garmin e continuei o aquecimento.

Logo em seguida vi o Pelotão do Jockey se formando, pedi licença a ambos e fui atrás do pessoal. O Caio não estava desta vez, apenas o Victor da Run & Fun e eu estávamos no meio do pessoal do PJ. Eles se dirigiram para a FEA e fizemos o mesmo trajeto de todas as terças-feiras.

No final da volta, quando saímos da avenida da Portaria em direção a rotatória da Reitoria, um carro parou na rotatória para deixar os ciclistas passarem. Com isso, o pessoal que estava no PJ teve que desviar e passar pela direita e esquerda do carro, e o grupo se dispersou. Estávamos indo para a avenida da Raia Olímpica, e um grupo saiu mais forte e outro ficou para trás, e eu estava neste segundo grupo. Fiz força para alcançar o pessoal mas eles estavam muito longe e muito forte, não consegui continuar com eles. Voltei para a rotatória da Reitoria e não dei nenhuma volta, já era hora do briefing da Run & Fun.

Os treinadores dividiram os atletas em vários pelotões, e chamaram primeiro o pessoal do Ironman porque nosso treino seria diferente de todos os outros. O treinador Silvio veio com nosso grupo que estava apenas comigo, Willian e Alvarito. O Caio Magano chegou quando já havíamos saído da Reitoria.

O treino era simples, faríamos uma subida na avenida do Cavalo em velocidade controlada, retornaríamos para a FEA e pedalaríamos 3 km em velocidade forte, mas não ultrapassando 36 km/h. Revezaríamos a frente do grupo para que todos pudessem fazer força de "cara para o vento", mesmo que o vento não estivesse forte hoje, cerca de 9 km/h. 

Depois de cada volta (cavalo + 3km de FEA), fazíamos 2 minutos de intervalo, que dava um retorno da rotatória do cavalo até uns 300 metros da FEA.

O treino em si não teve nenhuma novidade... O Caio e o Willian estavam um pouco mais "famintos" hoje, mas o treinador Silvio puxava a orelhas deles quando eles exageravam. 

A USP estava lotada... Muitos ciclistas em grandes pelotões, ciclistas solos, grupos pequenos... Poxa, teve um momento que descíamos o Cavalo e um grupo enorme de dois ou três pelotões passavam lá embaixo. Comentei com o Silvio, quando todos andam organizados é até bonito ver todos passando.

Tivemos poucos momentos de stress ao passarmos por outros ciclistas ou carros, mas nada de muito grave, apenas uma atenção redobrada.


Analisando os dados, cada volta teve velocidade média de 34 km/h. Nas subidas a velocidade caia, nas retas o Silvio segurava o pessoal. Mas foi bom.

No final da sexta subida do Cavalo + 3 km da FEA me despedi do pessoal e fui para o carro para fugir do rodízio. O Alvarito veio comigo porque tinha musculação para fazer.


O treino teve 43 quilômetros de distância (na verdade deve ter dado mais do que 53 km) percorridos em 1 hora e 21 minutos, com velocidade média de 32 km/h e cadência de pedaladas de 75 rpm.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, Assault, BCAA , Creatina e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Bananas

Treino de Corrida

Voltei para casa, deixei o carro estacionado e a bike em casa, troquei a sapatilha pelo tênis, peguei a Mountain Bike e fui para o Ibiraquera.

O treino programado para hoje era:

Run: 5' zr + 30' zm +5' zr 

Ainda estou sem o Garmin 920xt, espero pegá-lo ainda hoje, e fui com o Garmin Edge no bolso e também levei o iPod para me fazer companhia durante o treino.

Deixei a bike na Run & Fun, tomei um Gel Gu e um pouco de Gatorade, acertei as músicas no iPod, liguei o Edge e coloquei de volta no bolso traseiro da camisa de ciclismo, e fui para o treino.

Era apenas giro, leve, sem tiros ou estímulos de velocidade. Comecei tranquilo e depois de um pouco mais de um quilômetro encontrei um grande amigo correndo no parque. 

O Alexandre Malheiro é carioca, trabalha na Accenture há muitos anos, e nos conhecemos em um curso da empresa nos Estados Unidos, em uma cidade perto de Chicago chamada Saint Charles. Estávamos num treinamento e nos convidaram a jogar uma partida de futebol de campo. Associaram brasileiros => habilidade no futebol, mas no nosso caso isso não era tão correto. Em uma bola sem muito perigo de gol ou lance marcante na partida, fomos disputar a bola no ar e batemos cabeça x cabeça. Eu abri meus lábios e sangrou, ele machucou a cabeça. hahahahahahah, hoje lembro e acho que foi hilário, na hora doeu demais.

Alexandre Malheiro
Eu sempre fui perna de pau, o Malheiro tem um histórico no futebol, surfe, etc., e depois do incidente conversamos bastante, ficamos amigos e parceiros de projetos e considero um grande camarada.

Ele vem treinando corridas há algum tempo, retornando a velha forma, e até se aventurou na São Silvestre de 2014 (ano passado). 

Fiz uma volta de menos de 3 km com ele, na velocidade que ele estava correndo, e viemos conversando sobre a família, trabalho, clientes, histórias da Accenture... Poxa, ele é um cara muito gente boa.

No final da volta (na rotatória dos porquinhos) ele saiu sentido Moema e eu voltei a correr em um ritmo um pouco mais forte, mas sem forçar muito, apenas girando tranquilo. Como estava sem o Garmin na mão, não consegui manter muito a velocidade (sou péssimo pace maker) e acabei variando um pouco a velocidade.


Ao dar mais duas voltas na pista do Ibirapuera, tirei o Garmin Edge do bolso de trás da roupa de ciclismo e vi que já havia corrido por 1 hora. Sem contar o tempo que corri com o Malheiro, o meu treino teria dado mais ou menos os 5' + 30' + 5' programado pela Run & Fun e finalizei o treino.


A velocidade não foi lá estas coisas, e também não deveria ser, mas foi ótimo encontrar o Malheiro e conversar, poder correr com um amigo e depois fazer um treino leve.


O treino teve 11.5 quilômetros de distância percorridos em 1 hora , com pace médio de 5:15 min/km.

Pré-Treino: Gel Gu e Gatorade
Pós-Treino: Gatorade

Treino de CORE (Abdomen)

Mais um sofrimento (oooopssss) uma divertida sessão de aulas de CORE. Hoje eu não era o único homem, o professor Vander de natação voltou das férias e fez uma aula comigo.

Foi legal, já aproveitei e adiantei alguns assuntos do Ironman com ele, mas ficamos de conversar com calma no dia seguinte.

Hoje a aula estava cheia, e duas novas meninas foram para lá. Uma delas ficou com o celular durante alguns minutos da aula, e o treinador disse que era para ela "dar o telefone para o titio e pegar depois da aula". Ela desligou no mesmo momento. 

Depois deste episódio a menina não aguentou fazer os exercícios, e o treinador disse educadamente GRITANDO: "Não desiste no meio do exercício senão te jogo um peso na cabeça". Ela riu :-)

Duvido que essa volte na aula de CORE.

Eu sofri, mas foi bom.

Pré-Treino: Nada

Pós-Treino: Nada

Treino de Natação

As aulas de natação do Marcelo são sempre boas... Hoje ele estava até brincalhão, fazendo piadinhas e rindo, coisa muito rara. 

Sai da aula de CORE e cai na piscina, e o Marcelo passou a seguinte sequencia de exercícios:
  
Série 1:
   200 metros de nado crawl
   200 metros de nado crawl com flutuador
   200 metros de nado craw com palmar
   200 metros de nado crawl
   200 metros de nado crawl com flutuador e palmar

Série 2:
   3x | 100 metros de nado medley
        | 10x | 12,5 metros de nado crawl forte
        |        | 12,5 metros de nado crawl fraco
        |        | intervalo de 20''
   
Série 3:
   10x 25 metros de pernas crawl com nadadeira

Série 4:
   300 metros de nado crawl com nadadeira

Aula fantástica.... Começou sem frescura, já caindo em 1.000 metros crawl de aquecimento. Depois uma sequencia com tiros que não fazia desde dezembro do ano passado. Depois força nas pernas, e completar 300 metros em crawl com apoio da nadadeira.

A aula foi mais longa do que os 45 minutos de aula, e mesmo com alunos esperando para entrar na segunda aula, o Marcelo me manteve nadando e tive que dividir raia no final, mas não atrapalhou (e nem atrapalhei) em nada.



O treino teve 2.600 metros de natação (250 metros de pernas de crawl) em 1 hora e 4 minutos, com um ritmo médio de 2:20 min/100m e 14 ciclos de braçadas a cada piscina de 25 metros.

Pré-Treino: Creatina
Pós-Treino: Melancia

Nenhum comentário:

Postar um comentário