terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Treino de 10/02

Hoje os treinos foram de Ciclismo, Corrida, CORE e Natação.


A noite de sono foi boa, mas não foi longa.... Foram apenas 7:00 horas de sono e deu para descansar bem. Teve um pico de movimento a meia noite e quarenta, mas o resto foi bem tranquilo.


Ontem comecei a tomar Glutamina e Caseina a noite, antes de dormir. Vou fazer um post sobre os suplementos alimentares que tomo, mas basicamente estes dois servem para fortalecer o sistema imunológico e fornecer proteína de baixa absorção durante a noite (respectivamente).  


Hoje, considerando todos os treinos, foi dia de fazer um Triathlon Olímpico. Pedalei 46 km, corri 10 km e nadei 2.400 metros... Só não fiz tudo junto :-)

Treino de Ciclismo

Hora de acordar, tomar café, entrar no carro e não deixar o cérebro descobrir o que está acontecendo. Depois de uns 15 minutos que acordo já estou no carro indo para a USP, nem dá tempo do corpo entender o que está acontecendo ;-)

O dia demorou para amanhecer hoje, estava saindo da USP no final do treino e ainda estava bem escuro com nuvens. Como é rodízio do meu carro, tive que sair antes das 6:30 e parecia noite.

O treino programado para hoje era:

Bike: 10´giro leve zr + 8x 1´30´´ 53x13 zt i=3´+ completa 90´ zr 

Treino diferente dos que acostumamos fazer. Este treino teria 8 tiros em ZT (A4 - Desconfortável) por 1 minuto e 30 segundos, com intervalos de 3 minutos entre cada estímulo de força. Depois, só giro leve para completar os 90 minutos de treino.

Comecei o aquecimento tranquilo, de boa, sossegado... E como isso é chato pra cara!&ˆ#ˆ$$, encontrei o Zanoni e outro cara da Run & Fun passando um pouco mais forte e peguei a roda deles. No final do giro com eles chegamos a pedalar a 36 km/h na rotatória da Reitoria e como começou a ficar muito cheio desacelerei e me posicionei junto ao pessoal do Pelotão do Jockey. 

Demos umas 2 voltas na rotatória, aproveitei para trocar figurinhas com o Claudinho (Claudio Rosa) da Run & Fun e o pessoal do PJ saiu para a primeira volta. Como comentei com o Claudinho, tenho medo quando o PJ vai leve na FEA, isso significa, normalmente, que a descida do Cavalo e a volta na FEA será com sangue nos olhos. Desta vez, não foi bem assim.

A volta completa da FEA + Cavalo + Raia Olímpica + Portaria nem foi tão forte assim, teve média de 36 km/h. Se desconsiderar a parque da FEA que o PJ estava "jogando conversa fora", a média sobe para 39.5 km/h, bem mais forte.

Ao terminar a volta, entrei de novo da rotatória da Reitoria junto com o Vagner Tozzi, mas nem deu tempo de conversar muito, já estava na hora de parar para a preleção da Run & Fun.

De novo, o pessoal do Ironman foi chamado no início da conversa para se posicionar e sair mais cedo. Com nós, outros triatletas que tinham objetivos semelhantes, então o Schumaker, Paulo, Fernando e outros foram com nós. Do Ironman, apenas o Caio, Alvarito e eu (Willian e Fragoso não foram).

Saímos com o treinador Silvio que orientou como seria o treino. Iríamos pela FEA até o Cavalo e após a rotatória iniciaria o tiro em ZT (A4) até completar 1 minuto e 30 segundos, quando o Silvio apitaria. Voltaríamos descansando até chegar no Cavalo e ai começaríamos novamente.

Bom, todos prontos, pau na jaca. Os tiros foram ótimos, medias boas e máximas excelentes.


Destaque para a quinta volta com velocidade máxima de quase 53 km/h e a última volta com média de 45.2 km/h.

Ficou claro neste treino qual o "poder" do vácuo. Nas voltas que fiz de cara para o vento , eu ficava para trás no meio/final porque o pessoal vinha atrás de mim. Quando eu pegava a roda deles, no meio para o final dava para esticar forte e eu chegava na frente e sobrava força... Impressionante.

Ao terminar os 8 tiros, deu para dar uma volta leve na FEA e ainda encontrar outro pelotão da Run & Fun que estava passando. Conversei um pouco mais com o Schumaker e fui para o carro guardar a bike e correr do rodízio.

Treino muito mais que excelente.... Muita força, muita intensidade e um descanso longo para recuperação. Além disso, um aquecimento forte com o Zanoni e uma boa volta com o PJ. 

Não tenho o que reclamar, tudo perfeito.


O treino teve 46 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 30 minutos, com velocidade média de 31 km/h e cadência de pedaladas de 73 rpm.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, Assault, BCAA e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Nada

Treino de Corrida

Voltei para casa, com o céu ainda bem escuro começando a clarear. Deixei o carro (rodízio), guardei a bike, troquei a roupa de ciclismo para corrida, peguei a Mountain Bike e fui para o Ibiraquera correr.

O treino programado para hoje era:

Run: 5' zr + 25' zm + 5' zr 

Ou seja, treino apenas de rodagem. Chato, né? Mais ou menos :-) 

Cheguei no parque, parei a bike na Run & Fun, conversei com o treinador Fernando Bisonti, tomei um Gel Gu e fui para o treino.

Como fiz novos exercícios de musculação ontem, as pernas começaram a corrida bem duras e demorei um pouco para engrenar. O parque estava cheio, então no comecinho foi bom para evitar correr forte e deixar os músculos se acostumar com a troca de modalidade de treino.

Depois de 1 quilômetro as pernas já estavam boas e comecei a soltar o treino. 

Comprovação do dia (ou do mês): Eu sou péssimo marcador de pace, não consigo me controlar ou saber se estou indo mais forte ou mais fraco sem olhar para o relógio. Tá, eu já sabia disso ano passado, mas hoje ficou mais claro isso.

Quando eu tentava me controlar, achando que estava correndo a 4:40 min/km, olhava para o Garmin e via 4:18 mim/km. Ao ver isso, tentava me segurar e manter um ritmo bom, e depois de alguns minutos tava lá o relógio marcando abaixo de 4:20 mim/km de novo.

O fato é que quando tento correr com uma maior amplitude das pernas, fico mais rápido. Ai perco a noção do pace e vou acelerando até esquecer de fazer o movimento correto. Falta concentração, preciso corrigir isso.

Em compensação, esta falta de controle me dá, normalmente, um treino mais forte. Hoje era para ser um giro leve, só para ganhar volume, acabou sendo meu melhor 10 km do ano.


Vendo os dados do Garmin, dá para ver que depois que percebo que estou rápido (4 km) eu dou uma diminuída para segurar o pace... depois esqueço e começo a forçar de novo (7 km) até olhar no relógio e diminuir novamente.


De forma geral, o treino foi muito bom pela velocidade / pace médio, mas ruim pela falta de controle da sensação de esforço. 

Preciso urgentemente aprender a me controlar, manter o ritmo, escutar o corpo e ver que estou forçando demais a velocidade.


O treino teve 10 quilômetros de distância percorridos em 45 minutos, com pace médio de 4:28 min/km e cadência de passadas de 186 ppm.

Pré-Treino: Gel Gu e Gatorade
Pós-Treino: Gatorade


Treino de CORE (Abdomen)

A aula de core / abdomen hoje foi uma nova sequência da franquia CXWorx da bodytech (acho que é isso). 

Eles fazem um revezamento da sequência de exercícios com alguma periodicidade que não sei qual é, mas os exercícios são bem semelhantes. Achei mais chato, sequências que não se encaixam nas músicas, mas como não estou lá para aprender coreografia e sim fazer força, valeu.

A sala estava cheia... Foi bem legal. Desta vez, 3 homens fazendo as aulas e a vergonha diminuiu cada dia mais :-)

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Treino de Natação

Cheguei 5 minutos atrasados na piscina e já cai na água.

O Marcelo passou a seguinte seqüência de treinos:

Aquecimento:
   200 metros de nado crawl
   100 metros de nado medley
   200 metros de nado crawl com flutuador e palmar

Série 1:
   4x | 2x   25 metros de nado crawl forte com nadadeira (i=20'')
        | 2x   50 metros de nado crawl forte com nadadeira (i=20'')


        | 2x 100 metros de nado crawl forte com nadadeira (i=20'')


Série 2:
   200 metros de nado crawl com flutuador e palmar
   100 metros de nado medley
   200 metros de nado crawl

Só pauleira... 1.400 metros de crawl com sangue nos olhos. A primeira vez, tudo bem... A segunda já foi complicada... A terceira tava phoda e a quarta já estava morrendo.

Ainda tive o azar de nadar ao lado de um cara forte, e eu tentava ir na velocidade dele e tomava pau toda hora. Um pouco de desânimo rola, mas passa logo :-)

O treino foi forte e isso é bom.... 


O treino teve 2.400 metros de natação em 50 minutos, com um ritmo médio de 2:02 min/100m e 13 ciclos de braçadas a cada piscina de 25 metros.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Contatos:

Para quem desejar seguir meu blog através de atualizações pelo facebook ou me acompanhar nos sites de esportes, seguem os links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário