sábado, 7 de fevereiro de 2015

Treino de 07/02

Hoje teve treino de Transição de Ciclismo para Corrida (Transição T2)


Na tarde/noite de sexta estava bem cansado e sem pique para mais nada. Depois do jantar meus olhos já não ficavam mais abertos, e só pensava em dormir. E a noite de sono foi boa, um pouco mais de 8 horas de sono e bem tranquila.

Fôlego, pernas, braços e ânimo recuperados, vamos ao treino de hoje que era forte. O programado pela Run & Fun para hoje era:

Bike: 10' giro leve zr + 50km 53x19 zm + Run: 14km zr-zm 

Treino de Transição (Ciclismo)

Fui para a USP torcendo para o tempo ficar firme, confiando na previsão do tempo que dizia que não iria chover. Cheguei um pouco mais cedo que o pessoal do ciclismo & triathlon, parei o carro, abasteci a caramanhola de água, tomei o pré-treino (Assault) e comecei a montar a bike.

Vi que o Willian, meu parceiro de Ironman, tinha acabado de sair do carro e começava o aquecimento mais cedo, porque precisaria terminar rápido e iria para um compromisso. Apressei minha preparação e comecei a aquecer com ele na rotatória da Reitoria.

Ficamos na bolinha girando por quase 15 minutos, com velocidade baixa (próximo a 28 km/h) e jogando conversa fora. Aquecidos, começamos a girar nas avenidas da FEA e Portaria.

Nas primeiras voltas, tudo tranquilo porque haviam poucos ciclistas, corredores e carros na USP. Quanto mais passava o tempo, a quantidade de pessoas aumentava e a atenção com os outros também.

Não estávamos rápido, a velocidade variava entre 34 km/h a 35 km/h, caia um pouco nas subidas e com trânsito, acelerava nas descidas e nas retas da portaria. Conversei muito com o Willian, ele contou a história de como se tornou um triatleta, de como fez a primeira maratona, falamos de provas e de coisas ligadas ao esporte. 

Com mais ou menos 24 km de distância percorridos encontramos o pessoal da Run & Fun que começaram mais tarde a pedalar e entramos na "roda" deles. Eles estavam um pouco mais lentos e estavam em um pelotão grande, e se continuássemos com eles, não pegaríamos "vento na cara". Conversei com o Willian, ele topou sair do pelotão, chamamos o Caio que estava no meio do pessoal e ele se juntou a nós. 

Começamos a girar os 3 no mesmo percurso, a maior parte do tempo com todos pegando vento de frente e uma parte do tempo descansando na "roda" de um parceiro.

A USP neste momento estava lotada.... Muitos ciclistas, muitos corredores. E em especial, carros e ônibus, disputando espaço com nós de uma forma bem injusta. Mas não vi nenhum incidente.

Pedalamos assim por um bom tempo, mas como o Willian precisava sair mais cedo ele se despediu e foi para a transição. Eu e o Caio vimos o pessoal da Run & Fun passando do outro lado da avenida da FEA, puxamos o ritmo e alcançamos eles para terminar o treino juntos.

Só que o treino deles tinha uma característica: os últimos 5 km era em ZE/ZT, ou seja, era para fazer muito forte e eu já estava com quase 60 km de treino. Bom, o Vergueiro, Fred,  Cássio, Maurício, Rafa Niro e Caio esticaram e eu fui atrás deles para fazer esta última volta forte que foi feita com média de 39.5 km/h.


Terminado a volta rápida de 5 km e o pedal de 66 km percorridos, paramos na "sede" da Run & Fun e começamos a transição.

O gráfico acima não me mostra absolutamente nada (risos). Ah, é difícil ver a variação de velocidade ou cadência quando não há estímulos de força e descanso. Dá para ver próximo aos 45 km que teve um pico de velocidade (linha verde), possivelmente quando fizemos força para alcançar o pelotão que estava passando. Há outro pico de velocidade próximo a 63 km quando estávamos fazendo o tiro final do treino do pessoal do triathlon.

No início do treino até o quilômetro 20 a velocidade foi um pouco mais leve, ai quando o caio se juntou a nós fizemos uma velocidade maior (mesmo ele passando mais tempo na roda). 


O treino teve 67 quilômetros de distância percorridos em 2 horas, com velocidade média de 33.6 km/h e com cadência de pedaladas de 80 rpm.

Além de uma ótima distância percorrida, gostei de alguns detalhes do treino: 
  1. Fizemos, na grande maioria do tempo, o treino pedalando "de cara para o vento", o que dificulta muito mais o pedal e fazemos mais força;
  2. A velocidade média foi boa, fazer esta ou arredondar para 34 km/h no Ironman seria um sonho;
  3. Fiquei feliz com a cadência de pedaladas, girar com 80 rotações por minuto é ótimo. Acredito que dá para girar até um pouco mais, cerca de 90 rpm, mas vou ler mais sobre o assunto para saber qual giro devemos treinar;
  4. Conversei com muita gente... O Willian é um cara fantástico, conversei muito com o Caio (que diga-se de passagem está lendo um livro que me chamou atenção chamado Triathlon Bible), Vergueiro, um pouco com a Vera, Michel, Lu, Robson, Denise, Leandro Capucho, quase todo mundo (desculpe não citar o nome de todos)... Foi ótimo...

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Assault, BCAA e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Gatorade

Treino de Transição (Corrida)

Para não correr o risco de esquecer a bike como aconteceu semana passada, terminei o pedal e guardei a Cervélo P3C no carro. Assim, não deixo minha bike esquecida na USP :-)

Troquei a fita frequencímetro para o Garmin 920xt (estava com a fita do Garmin Edge), tirei as sapatilhas, capacete, óculos e coloquei o tênis. Tomei um Gel Gu e o Vergueiro perguntou se tinha um sobrando. Estava com 2, como o treino seria longo tomaria mais um no meio, mas passei o meu para ele.

Tomamos bastante água / Gatorade e saímos para a corrida. Foi um grupo até que grande, Rafa Niro, Ste, Vergueiro, Fred, Vera e outras 3 pessoas que não me lembro. 

Até a entrada da USP (portaria principal) o pessoal estava junto, mas já na avenida da Raia Olímpica apenas o Vergueiro e eu estávamos lado-a-lado. A propósito, o Vergueiro comeu um papagaio, uma vitrola (nossa, expressão velha esta) e um radio am-fm hoje. Desde o pedal o cara não parava de falar. E isso é muito legal, ele vai falando de vários assuntos diferentes, sempre com bom humor, e nem vejo o tempo passar. Só não consigo falar como ele fala.

No meio da avenida da Raia Olímpica o Cássio nos encontrou. Ele fez um atalho até chegar na Raia porque saiu para correr mais tarde, mas nos alcançou e ajudou bastante a puxar a corrida. Foi bom, o Luiz poderia conversar com 2 pessoas agora (risos). Pena que nem eu nem o Cássio somos de muito papo, mas foi legal.

Só havia um problema, o treino do pessoal era 3 km + 3 km + 2 km progressivos, e ao passar pelo Cavalo começamos a acelerar e chegamos a pace de 4:31 min/km. Deu para acompanhar bem, mas parei na Run & Fun ao completar os 6 km e eles foram fazer os últimos 2 km forte. 

No intervalo, fiz nova hidratação, conversei com o Waldemar Hamburgo (meu companheiro de Maratona), com o Raphael (companheiro de Asics Golden Four), com os treinadores e vi que a Kami estava se preparando para correr. Disse que iria acompanha-la e saímos para minha segunda volta (primeira dela).

Saímos forte.... Muito forte.... Depois de 1 ou 2 km corridos perguntei para a Kami se não estávamos muito rápido, ela disse com ar de tranquilidade: "Dani, para mim tá bem confortável". Olhei para o relógio, estávamos girando a 4:29 min/km. Hahahahahaha, a Kami é uma monstrinha....

Seguimos para a avenida da Raia Olímpica e vi o Marcelo, mecânico da Tutto Bikes, estacionado na "sede" da Trilopez (assessoria de triathlon). 

Mais a frente, na mesma avenida, a Mandi estava na Medley (outra assessoria) e já tinha terminado o treino. Ela acabou de comprar uma bike e precisávamos levar para algum mecânico para ver se a bike está inteira. Pedi licença para a Kami e parei na Medley, pegamos a bike e levamos para o Marcelo dar uma conferida. 

Neste caminho Medley -> Trilopez vimos muitos atletas da Medley fazendo o treino. Cumprimentei todo o pessoal, brinquei com outros, high five para o Luiz Fernando Chianca e o Sérgio.... O pessoal da Medley é forte como atletas, mas os vejo muito como amigos. Pessoal gente boa.... 

Deixei a Mandi com a perícia da do Marcelo, expliquei para ele a situação e como ele podia nos ajudar, e voltei a correr.


Na retomada, já estava bem recuperado e podia voltar a imprimir uma velocidade boa, não tão forte como estava junto com a Kami, mas forte para continuar bem. 

Passei pelo Áureo, amigo da Ericsson que fez a Maratona de Berlin, e disse para ele que ia procura-lo mais a frente para pedir dicas da prova & logística, já que vou fazê-la em Setembro.

Na Raia Olímpica também encontrei o treinador Marquinhos (Marcos Tadeu), desviei para comprimentá-lo e dizer que havia visto ele correndo quando estava fazendo o treino de bike.

Dei uma paradinha próximo ao Cavalo para uma hidratação, vi um pessoal correndo bem e fui atrás deles, mas eles não estavam num ritmo tão forte, passei eles e continuei sozinho. 

Nesta altura do treino, meus pés já estavam todos molhados de suor. O tênis já fazia barulho de água e fiquei feliz de ter apertado bastante o cadarço porque, caso contrário, teria machucado novamente meus dedos. 

Fiz a segunda volta, parei na Run & Fun de novo e mais hidratação. Hoje foi dia de rever amigos, encontrei o Willian Rodrigues, Ester, Roger conversando e fui lá falar um Oi para eles. A Lu Porto e o Vagner Tozzi já tinham terminado o treino, fui fofocar um pouco com eles.

Para mim, ainda faltavam um pouco menos de 2 km. Criei coragem e abri a volta de curta na cidade universitária. Passei pela Portaria e no meio da Raia Olímpica, próximo a Trilopez completei os 14 km. O treino havia acabado....

Parei e fui conversar com o Marcelo para saber se a bike da Mandi estava boa e ele deu o OK dele... A bike é simples, "de entrada", mas está inteira e vai ser ótima para a Mandi.

Continuei trotando só para chegar na Medley e ainda bem que passei lá, porque quando levamos a bike da Mandi para o Marcelo, eu fiquei com a chave do carro dela. Devolvi, conversei com ela e fiquei de papo com os camaradas de lá.... Fiquei feliz em ver o Nelsinho de volta aos treinos, ele vai fazer o Ironman comigo e estava um pouco afastado.

Vi também a Rafa treinando forte, vai fazer o primeiro Ironman dela e está muito dedicada. Fiquei conversando com o irmão dela (Adelar, um monstro na corrida e no triathlon) sobre bikes... O cara está me dando ótimas dicas. 

De novo, o pessoal da Medley é muito gente boa... As meninas super simpáticas, os caras são brutos e humildes (porque são fortes e não ficam se gabando).... São grandes amigos, fiquei uns 30 minutos conversando com eles.


O treino? O treino foi ótimo... Não só a bike que, por si só, teria me dado um excelente exercício, mas a corrida foi muito boa, com um ritmo constante e bem divertido.

Dá para notar muitas paradas durante a corrida. São elas: 
  • A primeira foi no Cavalo com 4 km percorridos para uma hidratação rápida com o Vergueiro e o Cássio. 
  • A segunda foi com 6 km na Run & Fun para um descanso rápido (primeira volta na USP completa) e hidratação. 
  • A terceira no 8 km foi para levar a bike da Mandi no mecânico. 
  • A quarta foi no Cavalo, novamente para hidratar, agora sozinho
  • E a última na na Run & Fun ao completar 2 voltas na USP e me preparar para os últimos 2 km.


O treino teve 14 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 5 minutos, com pace médio de 4:39 min/km e cadência de passadas de 182 ppm.

Pré-Treino: Gel Gu
Pós-Treino: Endurox R4, Banana e Gatorade

Nenhum comentário:

Postar um comentário