quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Treino de 04/02

Hoje os treinos foram de Corrida, Natação, Alongamento e Musculação.


A noite foi boa, temperatura gostosa o sono constante.... A recuperação muscular deve ter acontecido com sucesso (risos). 

Hoje foi dia de estreia de novo brinquedinho, de treinos pesados e de agenda cheia. Vamos aos treinos. 

Treino de Corrida

A semana de treinamentos continua leve, mas mesmo assim tem treino. Leve??? Quero só ver quando chegar a pauleira, porque o treino de hoje não foi nada tranquilo.

A Run & Fun programou o seguinte exercício para hoje:

5' zr + 5' zm + 5' ze + 3km ze + 1km zt + 25' zr/zm

O complicado da sequência de hoje eram os 3 quilômetros em velocidade rápida e logo em seguida mais 1 quilômetro em velocidade muito rápida. Ou seja, 4 km sem intervalos.

Cheguei uns minutos mais cedo no parque do Ibirapuera e fiquei brincando com o Garmin 920xt para ver como funciona, falo sobre ele ainda neste post. As 6:30 o pessoal chegou e começamos fazer o alongamento.

Engraçado, hoje não havia muitos atletas não. Do Triathlon, apenas eu, Carlão, Gui, Cássio e o Luiz Vergueiro. Os corredores estão bem desanimados, e não tem ido com tanta frequência. 

Após o alongamento, fomos para o aquecimento para soltar as pernas. Apenas o Cássio, Luiz e eu fomos no mesmo ritmo. Sem novidades, aquecimento progressivo com o finalzinho mais tranquilo do que deveria. A conversa com o Vergueiro nunca acaba, o cara é uma máquina de assuntos aleatórios, 90% deles de esportes.

Depois de uma volta de 3km (15 minutos) no parque, paramos na "sede" da Run & Fun para uma hidratação e divisão dos treinos. O pessoal foi fazer tiros, e eu fui sozinho para a pista aberta fazer o meu.

Pela distância definida pela minha assessoria, eu deveria dar uma volta completa no Ibiraquera em ZE (A3 - velocidade forte) e depois terminar com 1 quilômetro muito forte. Depois desta volta e pouco, fazer mais um desaquecimento longo, visando ganhar volume de corrida.

Estava bem animado para fazer força, mas não sabia como o corpo ia se comportar por tanto tempo em velocidade puxada. Abri a volta e tentei não olhar no relógio durante a volta.

Senti que saí um pouco mais forte do que deveria, mas mantive a passada. Fiz o primeiro quilômetro bem e inteiro, sobrando disposição. Para completar o segundo já comecei a achar que o último trecho em ZT (A4) seria bem complicado, mas continuei firme. O terceiro trecho tem uma subidinha mais chata, o pace caiu um pouquinho e o fôlego já não estava mais 100%, mas consegui terminar.

Ai chegou o último trecho em velocidade máxima, o batimento cardíaco já estava em 179 bpm (zona de batimento de tiro - ZT) e aumentando, a respiração bem ofegante e as pernas já um pouco mais moles. Legal (se é que alguma coisa nesta velocidade seja legal) ver as pessoas na minha frente olhando para trás para ver quem é o idiota respirando ofegante e em uma passada rápida se aproximando. 

No meio deste último quilômetro em ZT (A4) dei uma aliviada para respirar, depois de uns 100 metros voltei à passada rápida para completar o trecho. E completei com grande esforço, mas completei.

Confesso, pensei algumas vezes em desistir e parar, mas a dor na consciência ia ser tão grande, mas tão grande que o impacto psicológico ia me torturar o dia todo. Fiz força sim, muita, mas valeu a pena... Vendo os dados no Garmin, fiquei orgulhoso.


Já fiz 5 quilômetros em 20 minutos durante o treino para a maratona de Chicago, e estes 4 quilômetros do treino de hoje em 16 minutos e 16 segundos (pace de 04:04 min/km) é inferior a esta melhor marca, mas mesmo assim é bom. Tinha a expectativa de fazer 10 km abaixo de 40 minutos, mas duvido que consiga isso ainda este ano... Vou tentar...


Depois dos exercícios de estímulo de velocidade caminhei por uns 3 ou 4 minutos e voltei a trotar para completar os 25 minutos em ZR/ZM (A1/A2). Ai foi mais diversão, deu quase 2 voltas no parque e deu para recuperar o fôlego e ganhar volume de corrida visando a maratona do Ironman.

Voltei para a Run & Fun, me hidratei e fechei o treinamento.


O treino teve 12 quilômetros de distância percorridos em 55 minutos, com pace médio de 4:36 min/km e cadência de passadas de 179 ppm.

Gostei do treino... Forte e longo, e consegui um bom tempo nos 4 quilômetros de velocidade, sem sentir cansaço ou dores.

Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina D, BCAA, Creatina e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Whey Protain e Gatorade

Treino de Natação

Ahhhhh ele voltou..... Depois de 53 dias de férias (sim, isso mesmo, 53 dias) o professor Vander da Planet Sport voltou a ativa. Eu sabia da volta dele e fui um pouco mais cedo para conversar sobre o Ironman.

Expliquei para ele que estou nadando 5 vezes por semana, comentei das aulas de CORE, alongamento e também da musculação e do plano de "pegar forte" por mais 16 semanas. 

Ele comprou o projeto na hora, disse que vai conversar com o outro professor de natação da Planet (o Marcelo) para não me arrebentar, e que vai me apoiar nos treinos.

E o Vander é um professor diferenciado, já chegou hoje monstrando serviço. No início do treino já corrigiu minha mão esquerda aberta e chegou colocando 2.800 metros na conta.

O treino foi assim definido:

Aquecimento:
   3x | 75 metros de nado crawl
        | 25 metros de nado crawl com respiração frontal

Série 1:
   2x | 100 metros de nado crawl com respiração 5x1
        | 100 metros de nado crawl com respiração livre
        | 100 metros de nado crawl com respiração 5x1
        | 100 metros de ondulação de costas

Série 2:
   100 metros de nado costas
   
Série 3:
   200 metros de nado crawl com nadadeira (50 últimos metros forte)
   200 metros de nado crawl com nadadeira (50 primeiros metros forte)
   200 metros de nado crawl com nadadeira (100 metros do meio forte)

Série 4:
   3x | 25 metros de nado crawl com flutuador
        | 25 metros de nado polo com flutuador 

Série 5:
   350 metros de nado crawl com flutuador

Série 6:
   500 metros de nado crawl com nadadeira

Ao sair da água me deu uma cãibra muito dolorida na panturrilha da perna esquerda. Nossa, como doeu... pensei em amputar minha perna (ooohhhhh exagero) para parar a dor (risos). Sério, doeu bastante por uns 40 segundos e depois passou.

O treino de corrida deu uma judiada nas panturrilhas, e o final da natação teve 500 metros com nadadeira que força também as pernas. Deve ter sido isso...



O treino teve 2.800 metros de natação (200 metros de pernas) em 1 hora e 1 minuto, com um ritmo médio de 1:59 min/100m e 13 ciclos de braçadas a cada piscina de 25 metros.

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada

Treino de Alongamento

Depois da natação, ainda com a perna doendo, fui para a aula de alongamento e pude relaxar um pouco os músculos.

A aula estava cheia, sala completa, e muitos tiozinhos e tiazinhas fazendo exercícios. Alguns alunos novos, e sem muita novidade.

Alongamento feito...

Pré-Treino: Nada
Pós-Treino: Nada


Treino de Musculação

Sem muita vontade, fui puxar ferro. Fui mais tarde, a academia estava bem cheia e tive que esperar várias vezes para usar alguns equipamentos.

Se fazer musculação é chato, imagina tendo que controlar as máquinas para saber quando se pode ou não usá-las? Uma delícia... 

Coloquei mais peso no Pulley Triângulo, o resto foi tudo igual... E CHATO....


Pré-Treino: Creatina

Pós-Treino: Whey Protein + Sementes de Chia

NOVIDADE

Ontem eu recebi meu novo relógio / GSP / Frequencímetro da Garmin. É um Garmin Forerunner 920xt, especializado para multi-esporte ou triathlon. 


Teoricamente, não precisava trocar meus relógios, mas eu sou apaixonado por tecnologia e por gadgets e desde o lançamento do 920xt eu estava paquerando ele.

Ele é a evolução do 910xt, um relógio já muito bom e difundido entre os triatletas. Dificilmente você vê um triatleta sem este modelo, mas há aqueles que preferem uns modelos da Timex, outros da TomTom e alguns guerreiros (as) como a Lu Porto que não tem nada :-)

O que tem de diferente? Pouca coisa realmente útil, mas muita coisa prática. 

As funcionalidades de conexão wifi e bluetooth quebram um galho para subir os treinos para os sites de acompanhamento de esportes. 

Gosto também da bateria que saiu de 12 horas para 40 horas com o GPS ligado. 

Outras funcionalidades não são bem novidades, porque já estavam presentes no Garmin 620 que eu já tinha, como a cinta frequencímetro que calcula tempo aéreo nas corridas, tempo de contato ao solo, etc. Também já tinha o calculo de VO2 máximo estimado, previsão de término de corridas e tempo de recuperação.

As funcionalidades de contagem de passos, controle do sono e calorias já estava presente no Garmin Vivofit que eu tenho, então não é novo para mim, mas é novo para um relógio multi-esportivo.

De realmente novo, apenas as notificações inteligentes aonde podemos receber no relógio mensagens de celular, identificador de chamadas, notificações do facebook, instagram, whatsapp, etc. e isso não é realmente nada útil para quem está treinando (útil para um relógio do dia-a-dia).

Não precisava deste relógio, mas estou amando ele. Já me desfiz de 2 dos meus relógios, vou me desfazer de mais um e estudo também passar o Garmin Edge para frente. 

Um agradecimento especial a Mariana Rayol que trouxe o brinquedinho para mim e pela Mandi que intermediou o processo todo. Obrigado meninas.

Vou escrever um novo post sobre minha paixão pelos gadgets e ai poderei me expressar porque estes brinquedinhos fazem parte da minha vida esportiva, se não forem a causa maior de minha motivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário