Hoje teve treino de Transição T2 (Ciclismo e Corrida)
Noite de sono razoável, bastante calor e muito movimento na cama.... Mas consegui descansar bem... Foram quase 7 horas e meia de sono, dá para o gasto...
Hoje é sábado de carnaval, vamos colocar o bloco dos treinos na avenida.... Segura mocidade dos viciados em esporte....
![]() |
Acho que vou dormir na sala uns 3 meses por causa desta imagem, mas.... :-) |
Treino de Transição (Ciclismo)
O dia prometia... Sábado de carnaval, manhã tranquila de céu claro, pessoal viciado animado, USP cheia, tudo certo para um treino bem feito. O mais importante, amigos ao lado, alegria e disposição.
O treino programado para hoje era:
Bike: 10' giro leve zr + 40km 53x19 zm + Run: 8km (4km zm + 2km ze + 1km zt + 1km zr)
Sem muita novidade no treino de transição, que é o padrão no sábado... Giro de bike de 40 km e depois corrida com 8 km sendo que 3 deles bem fortes. Não foi bbbbeeeemmmm isso que fiz, mas foi bem próximo.
Acordei cedinho, cheguei na USP as 6:00 da manhã e só havia o carro de suporte da Run & Fun e alguns poucos ciclistas pedalando. Um pessoal forte da A.Giglioli e vi alguns da Trilopez. Outros não consegui identificar.
Tirei a bike do carro, tomei os suplementos, coloquei água na caramanhola, preparei o Garmin Edge e fui aquecer. Já na primeira volta percebi que o marcador de batimentos cardíacos não estava funcionando e comecei a xingar esta porcaria... Ai lembrei que estava sem a fita frequencímetro no peito. Fui até o carro, coloquei a fita e tudo voltou a funcionar :-)
Parei para dizer bom dia ao Marcelo da Tutto Bikes, a Lu Porto que estava chegando, treinador Sales, Denise, e Vera... Mas eles estavam em processo de preparação da bike, e voltei à rotatória da Reitoria para pedalar.
No início do aquecimento vi a galera da A.Giglioli passando por mim, mas não fiz muita questão de acompanhá-los porque eu estava esquentando as pernas. Alguns poucos minutos depois eles passaram de novo, então resolvi pegar a roda deles e aquecer mais forte, mas foi apenas 15 minutos e parei para as instruções dos treinadores.
Hoje muitos atletas da Run & Fun estavam treinando, na sua maioria ciclistas e triatletas, poucos corredores (se considerar o número de atletas desta categoria). Os professores dividiram a turma em ciclistas, que iriam fazer subida, e triatletas que iriam pedalar mais ritmado no "plano" e fazer transição.
Saímos um grupo relativamente pequeno, umas 10 pessoas. Do Ironman, apenas eu e o Caio Magano. O treinador Sales foi com nosso grupo puxando papo com todo mundo.
Como o treino era apenas de ritmo constante e sem estímulo de força, fiquei ao lado do pelotão pegando vento na cara, apenas para fazer um pouco mais de força que o restante do pessoal e melhorar um pouco minha força.
Foi bom, porque fiquei de fofoca com a Lu Porto, Vera e Denise... Também conversei com o Leandro Capucho e com um cara novo que tem uma Caloi Strada idêntica a minha.
De resto, sem muita novidade... Me preocupava mais com as curvas e desvio de pista do pelotão porque tinha que me acomodar entre eles para fazer estas viradas, fiz possivelmente 90% do treino sem pegar vácuo (roda), senti bastante confortável com a velocidade e o treino foi muito tranquilo.
O pessoal parou com 30 quilômetros rodados, eu ainda tinha um pouco mais para girar sozinho, resolvi esticar até completar 50 km rodados (10 km de aquecimento + 40 km de giro) e fechar o treino.
A velocidade e cadência de pedaladas foi "constante" (claro que houve variação, mas apenas nas subidas e descidas). Um único pico de velocidade foi próximo aos 43 km quando eu e o Luiz Vergueiro descemos a rua que sai na avenida da Portaria e colocamos velocidade para dar uma escapada, mas foi apenas alguns metros.
De resto, muito sossego e sem nenhum incidente, mesmo com muitos carros, ciclistas e corredores na cidade universitária.
O treino teve 51 quilômetros de
distância percorridos em 1 hora e 32 minutos, com velocidade média de 33 km/h e
cadência de pedaladas de 79 rpm.
Ao terminar o treino, o pessoal estava reunido e tiramos uma foto com a galera toda.... Tinha muita gente...
Pré-Treino: Multi-Vitamínico, Vitamina
D, Assault, BCAA e Bisnaguinhas
Pós-Treino: Nada
Treino de Transição (Corrida)
Parei na Run & Fun, deixei a bike no carro (senão eu esqueço de novo na USP), tirei toda a parafernália do ciclismo, coloquei todas as frescuras da corrida (viseira, tênis, novo frequencímetro, gel, etc.) e me preparei para sair.
Tomei um Gel Gu de chocolate, muito gostoso diga-se de passagem. Tomei também bastante água e Gatorade, porque o calor já estava dando o sinal da graça.
Como eu pedalei um pouco mais e não havia mais ninguém conhecido na Run & Fun, saí para correr sozinho. E foi ótimo, porque pude colocar meu pace e encaixar minha velocidade após as pernas entenderem que não estava mais de bike e agora tinha que correr.
Para mim, esta transição dos músculos utilizados leve entre 1 a 2 quilômetros, então não adianta fazer tanta força no começo porque não rende.
Já havia me programado inicialmente em fazer um treino mais longo do que estava na planilha. Os tiros de 2 km em ZE e 1 km em ZT são mais importantes do que o volume, mas resolvi que ia fazer subida hoje para ganhar mais força.
Saí tranquilo acertando a respiração, correndo "gostoso" e sem forçar. Passei pela Portaria, avenida da Raia Olímpica, beijo a Mandi que estava treinando, segui para o cavalo e decidi subir. A subida do cavalo foi boa, com média de 4:50 min/km sem muito sofrimento.
Já sai da rotatória, pegando a rua do Matão, ciente que ia encarar a biologia. É engraçado, muitos corredores vão até a rotatória ao "pé" da Biologia e voltam, nitidamente se poupando da subida puxada. Hoje até que havia muitos subindo, foi bom ter companhia lá. Eu não encarava a Biologia há alguns meses, e percebi que não mudou nada, continua íngreme e muito difícil de subir (risos).
Na parte mais íngreme da subida o pace caiu para 6:00 min/km, o que não é de todo mal, mas já fiz a Biologia a 5:xx min/km baixo... Tudo bem, hoje não era para fazer força.
Terminei a subida, voltei pela rua paralela, cai de novo na FEA e completei a volta de 9 km.
Parei na Run & Fun, tomei mais água, Gatorade e um novo Gel Gu, joguei um pouco de conversa fora e vi que o treinador Ricardo Ricci estava de roupa de aluno (e não uniforme de treinador). Perguntei se ele ia sair para correr e a qual pace. Ele estava fazendo 22 km, ainda faltavam mais 14 km e iria a pace de 4:45 min/km. Pedi uma carona para ele e saímos para correr juntos.
Bom, nem preciso dizer que a segunda volta foi muito mais rápida correndo com o Ricardinho. Ele também não controla tão bem o pace (como eu não controlo), mas fomos numa velocidade boa e conversando. O Ricardinho é muito gente boa, divertido e corre muito. Vai fazer a Maratona de Porto Alegre no meio do ano e está todo empolgado.
Fizemos o trajeto básico de volta padrão + Cavalo. Ao passar pela avenida da Raia Olímpica parei para dar mais um beijo gostoso na Mandi (é a melhor parte do treino), tive que puxar um pouco na velocidade para alcançar o Ricardinho e voltamos a correr juntos.
Na subida do Cavalo pegamos uma água (sem parar para descansar) no posto da Run & Fun, encaramos a subida e o pace foi ainda mais forte do que da primeira vez. Só que não dei a volta na rotatória, fiquei esperando o Ricardo completar a rotatória e seguimos juntos na rua do Matão.
Terminado a rotatória do pé da Biologia, voltamos a FEA, depois reitoria e retornamos a Run & Fun. O Ricardo, depois da hidratação, foi abrir mais uma volta e eu fechei o treino de corrida com 2 Cavalos e 1 Biologia na caderneta.
Legal ver que na segunda volta (depois do 9 km) o pace foi bem mais agressivo, não constante como queríamos, mas próximo ao objetivo de 4:45 min/km. Alguma variação devido as subidas da USP, mas bem controlado.
É assustador ver a diferença de altimetria da Biologia no gráfico acima, não? Ver a linha verde de pace caindo e a azul de cadência ficando constante.... Ou seja, fazendo mais força para correr menos...
Não gosto de subidas, derruba minha resistência e moral, mas preciso melhorar e aprender a treinar subidas, dá muito mais força.
O treino teria 2 km em ZE e 1 km em ZT, mas acho que fiz uma troca boa...
O treino teve 17 quilômetros de distância percorridos em 1 hora e 21 minutos, com um pace médio de 4:47 min/km e cadência de passos de 178 ppm.
Pré-Treino: Gel Gu e Gatorade
Meio-Treino: Gel Gu e Gatorade
Pós-Treino: Endurox R4 e Gatorade
Hoje revi alguns amigos da Ericsson correndo, o Tom Zé, a Célia (quase certeza que era ela) e a Ester... Bons amigos que me acompanharam no início dos treinos de corrida.
Revi muitos sumidos do Triathlon, encontrei o Marcelo da Tutto Bikes que está montando minha BMC TimeMachine SLR01 e conversei com o pessoal de sempre
Mas a novidade e a alegria do dia foi ver no Endomondo / Strava / Garmin o seguinte treino:
Parabéns Mandi.... Muito orgulhoso de você... <3
Contatos:
Para quem desejar seguir meu blog
através de atualizações pelo facebook ou me acompanhar nos sites de esportes,
seguem os links:
Página no
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Meu-Primeiro-Ironman/663774663710545
Garmin Connect: http://connect.garmin.com/modern/profile/Daniel_Abib
Endomondo: https://www.endomondo.com/profile/4252212
E-mail: daniel.abib@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário